TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Sistemática De impor e expor

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

A Primeira República foi caracterizada pela agricultura de exportação. Verifique as afirmações abaixo e assinale a(s) correta(s):

I. O café ocupava o posto mais importante na pauta de exportação brasileira.

II. A borracha foi o segundo produto de exportação.

III. O açúcar ocupava o segundo posto na pauta de exportação.

IV. A indústria de alimentação foi a que mais cresceu nas primeiras décadas.

V. O Brasil deixou de pagar a dívida externa na segunda década da República.

Dentre as alternativas acima:

Resposta Selecionada: a.

Somente I, II, IV e V são verdadeiras.

Respostas: a.

Somente I, II, IV e V são verdadeiras.

b.

Somente I, II e III são verdadeiras.

c.

Somente IV e V são verdadeiras.

d.

São todas verdadeiras.

e.

São todas falsas.

Feedback da resposta: Resposta: A.

Comentário: na Primeira República, o café ocupava o posto mais importante na pauta de exportação brasileira, seguido pela borracha, quando se iniciou a produção de pneus de borracha para bicicletas e, depois, com o surgimento do automóvel. A indústria de alimentação foi a que mais cresceu nas primeiras décadas. Entre 1898 e 1911, o Brasil não pagou a dívida externa. O açúcar foi superado pela borracha, ficando em terceiro lugar na pauta de exportações brasileiras, o que torna a afirmação “III” incorreta e justifica como correta a alternativa A.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

A afirmação “as barreiras comerciais são destituídas para o trânsito de bens, mas cada país signatário tem autonomia sobre sua política comercial” define:

Resposta Selecionada: a.

uma área de livre comércio.

Respostas: a.

uma área de livre comércio.

b.

uma área de preferência tarifária.

c.

uma união aduaneira.

d.

um mercado comum.

e.

uma união econômica e monetária.

Feedback da resposta: Resposta: A.

Comentário: dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordou em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa. A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição de uma união aduaneira. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma política comercial comum (por exemplo, uma tarifa externa comum), adotada por todos os países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área. As áreas de livre comércio são criadas por meio de Acordos de Livre Comércio (ALCs) entre dois ou mais Estados.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

A zona ou área de preferência tarifária visa:

Resposta Selecionada: e.

à redução de tarifas alfandegárias entre os signatários para todos ou para grupos de produtos.

Respostas: a.

à eliminação das barreiras comerciais para o trânsito de bens, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias, entre os países-membros.

b.

ao intercâmbio livre, que se restringe à circulação de bens dentro do bloco, além de os países-membros abrirem mercados internos e regulamentarem o seu comércio de bens com nações externas.

c.

ao processo de integração econômica, garantindo a livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção.

d.

à existência de uma moeda única, de uma política monetária inteiramente unificada e à livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção.

e.

à redução de tarifas alfandegárias entre os signatários para todos ou para grupos de produtos.

Feedback da resposta: Resposta: E.

Comentário: a resposta correta é a alternativa E. A zona ou área de preferência tarifária visa à redução de tarifas alfandegárias entre os signatários para todos ou para grupos de produtos. A união aduaneira visa ao intercâmbio livre e restringe-se à circulação de bens dentro do bloco, além de os países-membros abrirem mercados internos e regulamentarem o seu comércio de bens com nações externas; o mercado comum é o processo de integração econômica que garante a livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção; a zona ou área de livre comércio visa à eliminação das barreiras comerciais para o trânsito de bens, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias entre os países-membros; e a existência de uma moeda única e de uma política monetária inteiramente unificada, a livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção, são visados pela União Econômica e Monetária.

• Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com