TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECEBIMENTO DE MATERIAIS E ESCOLHA DE FORNECEDORES

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

RECEBIMENTO DE MATERIAIS E

ESCOLHA DE FORNECEDORES

ARAUCÁRIA, 14 DE SETEMBRO DE 2015

ANDRÉ LUIZ PINHEIRO VIALLI

FRANCYANE BARBARA DE CAMPOS VIANA

LETICIA DE OLIVEIRA LAIA

RECEBIMENTO DE MATERIAIS E ESCOLHA DE FORNECEDORES

Trabalho de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Educacional de Araucária, sob orientação do Prof. Marcelo Loenert.

ARAUCÁRIA

2015

Resumo

A gestão da cadeia de suprimentos é um processo de grande importância para todas as organizações, pois é através dela que são supridas as necessidades da empresa para que esta consiga atingir o seu produto final. Esse processo envolve desde a área de compras até mesmo a área de marketing, sendo assim um “material” importante para o funcionamento de qualquer organização.

Planejamento estratégico é necessário para definir os rumos que a empresa deve seguir para atingir seus objetivos finais. O planejamento estratégico auxilia os gestores na tomada de decisão com base em históricos anteriores dos resultados que a organização vem dando.

Toda empresa necessita de uma previsão de vendas para que não haja produção em excesso e nem em quantidade inferior a procura, pois se não há venda o suficiente haverá grande número de produto parado em estoque e consequentemente perda de recursos em caixa. Após estipulada a quantidade a ser produzida, se inicia o procedimento de compras, em busca do produto de melhor qualidade que tenha um preço em conta, iniciando também a busca pelo melhor fornecedor, que ofereça um preço competitivo e um produto de qualidade, o que gerará uma parceria comercial de confiança e credibilidade no mercado para ambos.

A escolha de fornecedores vem se tornando cada vez mais importante para as empresas e isso tem relação com o total de receita das empresas, com a aquisição de produtos de outros países que são viabilizados pela globalização a preços competitivos e a crescente velocidade na mudança da tecnologia, acompanhada por uma redução do ciclo de vida dos produtos. Existem três tipos de requisitos que auxiliam na seleção de fornecedores, que são: qualidade, serviço e preço.

Depois de feito o pedido de compras, vem a fase de recebimento de materiais. Esta atividade é responsável desde a parte da recepção dos automóveis de entrega até a entrada dos materiais no estoque. É a fase intermediária da área compras e pagamento do fornecedor. A fase de recebimento de materiais requer que seja feita a conferencia dos materiais físicos com o que consta na nota fiscal e se está no pedido de compras.


  1. A Cadeia de Suprimentos

De acordo Ricardo Carmelito com gerenciamento da cadeia de suprimentos originou-se os conceitos de logística e de logística integrada. A primeira integração parcial que originou o conceito de logística integrada foi a de dois grandes subsistemas: o de materiais e o de distribuição física, atribuindo-o o planejamento e a gestão de fluxos físicos e informacionais. A partir daí o ponto chave que auxiliou na evolução desse novo conceito foi a questão do relacionamento entre os diversos agentes da cadeia de suprimentos, primeiramente o estreitamento de relacionamento empresa-cliente, até mesmo por conta da origem da logística como gestão de distribuição física, e em segundo lugar o estreitamento no relacionamento fornecedor-empresa. Essa integração interna e externa de atividades que inclui uma série de processos que interligam fornecedores aos clientes finais originou o atual conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos. (Carmelito, 2008)

Segundo Ronald H. Ballou, a logística/cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transporte. Controle de estoque, etc...) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual a matéria-prima vai sendo convertida em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor. Uma vez que as fontes de matéria-prima, fábrica e ponto de venda em geral não tem a mesma localização e o canal representa uma sequência de etapas de produção, as atividades na logística podem ser repedidas várias vezes até um produto chegar ao mercado. (Ballou, 2006)

A cadeia de suprimentos e de suma importância como mencionado por Ballou, ela envolve várias atividades funcionais como transporte e controle de estoque, sem uma cadeia de suprimentos eficiente não seria possível a entrega do seu produto final em um tempo curto como seu cliente muitas vezes necessita. Se a logística não funcionar de maneira eficaz, a mesma poderá acabar com a imagem de uma empresa, pois não entregará seu produto ao cliente no tempo desejado, ocasionando ao cliente certo desconforto e insatisfação.

A gestão da cadeia de suprimentos e a gestão de atividades são as gestões que transformam as matérias-primas em produtos intermediários e posteriormente em produtos finais, e que entregam esses produtos finais aos clientes. Para a maior parte das empresas, a gestão da cadeia de suprimentos requer a alteração de uma rede de instalações de manufatura e de distribuição que estão frequentemente espalhados pelo mundo. As atividades da cadeia de suprimentos envolvem de compras, manufatura, logística, distribuição e transporte até o marketing. Frequentemente, diferentes empresas são proprietárias de diferentes conexões na cadeia de suprimentos.

Segundo Anderson de Faria Cunha, Juliana Aparecida Gomes e Lara Rodrigues Silvério, cadeia de Suprimentos é o conjunto de materiais necessários para o funcionamento de uma empresa comercial ou fabricante. A cadeia de suprimentos envolve todos os níveis de fornecimento do produto desde a matéria-prima bruta até a entrega do produto no seu destino final, além do fluxo reverso de materiais para reciclagem, descarte e devoluções.

Os suprimentos podem ser classificados como:

  • Matérias-primas necessárias para fabricação de um produto;
  • Equipamentos ou peças de composição de um produto;
  • Peças de reposição de equipamentos;
  • Os produtos de um comércio/serviço;
  • Mix de produtos de um varejista;
  • Materiais de apoio da produção;
  • Informação;
  • Mão de Obra;
  • Alimentos;
  • Material para reciclagem;
  • Materiais não-produtivos;
  1. Fluxograma

[pic 1]

Figura 1. Fluxograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (334.8 Kb)   docx (201.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com