TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO

Por:   •  6/6/2016  •  Artigo  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM PROCESSOS EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Luciano da Silva

Jefferson Dutra

RESUMO

Os recursos hídricos vêm sofrendo graves consequências devido à falta de controle sobre fatores que provocam a sua poluição. E, as indústrias, por serem umas das grandes responsáveis, têm modificado seus processos para o controle do descarte de seus resíduos a fim de reduzir os impactos causados ao meio ambiente, produzindo despejos com a qualidade necessária a cumprir os princípios exigidos pela legislação. Por isso, este trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos de controle no descarte dos efluentes líquidos de umas indústrias de bebidas, a fim de verificar sua eficiência e estudar as técnicas de controle utilizadas pela empresa. Tendo em sua etapa final uma estação de tratamento de efluentes, através do método de tratamento de lodos ativados. Para sua análise foram utilizadas algumas técnicas de análises através de testes de DBO, DQO, eficiência, temperatura, PH e outras variáveis necessárias para garantir a qualidade de qualquer despejo. Foi verificados que todos os parâmetros analisados estão dentro do que estabelece a resolução do CONAMA e através dados coletados, foram obtidas eficiências que variaram de 80 a 95%, confirmando a boa qualidade dos despejos resultantes desse processo industrial.

INTRODUÇÃO

A questão ambiental possui um lugar de destaque nos debates nacionais e internacional isso ocorre, pois os problemas ambientais são considerados preocupações essenciais no processo de gestão, conduzindo as empresas a buscarem novas formas para melhor se relacionar com meio ambiente e com a sociedade.

Como a destruições dos recursos naturais, o aquecimento global à emissão de gases poluentes, a extinção de espécies e flora, entre outras, vêm agravando-se a uma velocidade preocupante. Esses problemas acontecem, muitas vezes, em face ao desenvolvimento, pois as empresas necessitam retirar do meio ambiente, recursos capazes de tornar possível a produção de seus bens e serviços para atender às necessidades dos consumidores e ao mesmo tempo lança resíduos frutos de sua produção no meio ambiente.

Para que a implementação de um Sistema de tratamento de efluentes seja possível, é necessário que a empresa prepare os colaboradores para que estes mudem suas atitudes e visão sobre a preservação do meio ambiente; promova um método de aprendizagem organizacional; e estabeleça uma meta de desenvolvimento da organização, priorizando pelo desenvolvimento ambiental.

Este artigo propõe-se a analisar a instalação de caixa separadora de água e óleo em boxes de lavagens de veículos em uma indústria de bebidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com