TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: O PAPEL ESSENCIAL DA CONSULTORIA EMPRESARIAL

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.619 Palavras (23 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 23

Recrutamento e seleção: O papel essencial da consultoria empresarial

Fernanda Ramos**

Resumo: recrutamento e seleção de pessoas são processos realizados para encontrar talentos humanos, com o intuito de crescimento, profissionalização e humanização da organização. Este artigo visa descrever todos os conceitos se aprofundando no entendimento de como funciona o recrutamento e a seleção, compreender as duas formas de recrutamento e quais suas vantagens e desvantagens, saber qual o papel do gestor de pessoas neste processo e seu impacto sobre o ambiente de trabalho, de como a gestão de pessoas é responsável por manter as pessoas satisfeitas, incentivando e as motivando em busca de resultados. O objetivo deste artigo é mostrar como a consultoria empresarial é uma solução aos problemas de rotatividade de funcionários, que através de um olhar de fora da empresa, uma análise e a troca de conhecimentos é além de benefícios para a organização, é uma forma de equilíbrio e força competitiva. Diagnosticando quais as maneiras mais eficientes para entrevistar o candidato, como escolher o perfil adequado e principalmente em menos tempo. Utilizamos para compreender com maior clareza sobre assunto a ajuda do consultor empresarial Júlio Domingos, que participou de uma entrevista elaborada com perguntas sobre o processo de recrutamento e seleção de pessoas e perfis adequados para cada função. Os principais resultados foram demonstrar as empresas os benefícios da contratação de uma consultoria.

Palavras-chave: Recrutamento e seleção. Gestão de Pessoas. Consultoria Empresarial.

Abstract: recruitment and selection of people are processes performed to find human talents, with the purpose of growth, professionalization and humanization of the organization. This article aims to describe all the concepts by going deeper into the understanding of how recruitment and selection works, to understand the two forms of recruitment and their advantages and disadvantages, to know the role of the people manager in this process and its impact on the environment. work, how people's management is responsible for keeping people satisfied, encouraging and motivating them for results. The objective of this article is to show how business consulting is a solution to the problems of employee turnover, that through an outside look of the company, an analysis and the exchange of knowledge is beyond benefits for the organization, it is a way of balance and competitive strength. Diagnosing the most efficient ways to interview the candidate, how to choose the right profile and especially in less time. We used to understand with greater clarity on the subject the help of business consultant Júlio Domingos, who participated in an interview elaborated with questions about the process of recruiting and selecting people and profiles appropriate to each function. The main results were to demonstrate to the companies the benefits of hiring a consulting firm.

Keywords: Recruitment and selection. People management.Business consulting.

1INTRODUÇÃO

Este artigo visa identificar todos os pontos do processo de recrutamento e seleção, como também quais os caminhos a percorrer, quais as dificuldades e como escolher a pessoa certa para fazer parte do time organizacional, sobretudo, o mais importante, como o serviço de consultoria empresarial pode auxiliar a empresa neste momento de admissão e agregação de pessoas, identificando e explicando sobre os dois tipos de recrutamento, recrutamento externo e o recrutamento interno. Com base no estudo, é essencial demonstrar e constatar a importância da contribuição de profissionais capazes e hábeis para o departamento de gestão de pessoas ou administração recursos humanos na empresa.

Será citado neste artigo, qual a valia da gestão de pessoas ou administração de recursos humanos na contratação de pessoal, os benefícios de investirem nesta área, possuindo gestores bem capacitados e principalmente humanos e de que forma a organização se beneficia em possuir este profissional, buscando compreender qual o objetivo principal do gestor de pessoas e quem está apito a assumir esta função.

O papel da consultoria empresarial no recrutamento e seleção de pessoas será demonstrado, apontado o seu conceito principal, mostrando qual seu objetivo, de que forma seus conhecimentos são agregados aos gestores e qual a valia de contratar seus serviços na organização. Para ajudar a compreender de forma clara e trazer os reais benefícios da consultoria, o artigo trará o consultor empresarial Júlio Domingos que através de uma entrevista elencou de forma ele auxilia as empresas no recrutamento de pessoas e qual seu ponto de vista sobre os perfis dos candidatos.

A proposta deste estudo é abrir novas portas ao crescimento da organização e auxiliá-las a trazerem para suas empresas pessoas que acompanhem sua cultura organizacional e busquem resultados, para competir no mercado externo, o artigo também procura esclarecer o olhar estratégico do consultor empresaria e a gestão de pessoas, contribuindo com as organizações na preparação da dinâmica de empresa e mercado optando pela ajuda das consultorias, atraindo candidatos potencialmente preparadores para assumir os cargos, bem como ajudar os próprios candidatos que estão em busca de uma vaga de trabalho informando a eles o outro lado, o lado da organização e de que modo é feito o recrutamento e a seleção.

A relevância do artigo terá como foco a consultoria empresarial no processo de contratação de pessoas através do recrutamento e seleção de pessoas, auxiliando os gestores de pessoas a encontrar bons perfis, bem como incentivar a empresa a buscar por reforço.

Este artigo é divido em quatro partes, a primeira parte é apresentada na base teórica todos os temas abordados, principalmente seus conceitos e características, explicando a importância da gestão de pessoas, em maior foco a consultoria empresarial, abordando o processo do recrutamento e seleção de pessoas. Os temas foram construídos a partir de pesquisas feitas em livros, materiais bibliográficos, artigos, vídeos explicativos sobre os temas. Na parte seguinte é apontado o método utilizado para formulação deste artigo como as técnicas de coleta e analise de dados, como também de que forma a entrevista com o consultor foi elaborada. Na terceira parte são mostrados os principais resultados encontrados na pesquisa deste artigo, por fim, nas considerações finais foi contextualizado o tema descrito na base teórica e indicado o objetivo alcançado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com