TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSO HUMANO

Por:   •  20/3/2016  •  Artigo  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

1 JUSTIFICATIVA

A escolha da temática deu-se através da ferramenta gráfico radar 10M realizado na empresa Centauro, pois os aspectos dos pontos a melhorar e pontos fracos, expostos, foi identificado que a mão de obra é a área mais abalada da organização.

A mão-de-obra de uma organização tem um papel importante nas finanças da mesma, sem uma mão-de-obra qualificada a organização não terá bons resultados.

Dentro do setor de mão-de-obra, encontra-se vários subsetores, no qual o recrutamento e seleção é uma área crítica.

Diante da informação obtida, o setor de Recurso Humanos no qual é responsável pelo recrutamento e seleção dos colaboradores.

     Inteirar-se os benefícios para a organização, no qual será a melhoria do sistema de gestão focado nas informações adequadas e precisas, repassadas para os funcionários, de forma clara e correta, tornando-se assim um recrutamento e seleção adequado com o perfil da empresa.

A viabilidade de planejamento deste projeto é possível, pois a empresa utiliza-se de várias tecnologias para realizar seus processos diários, tais como, e-mails, servidores de bancos de dados, sistema sispac e o coprod.

         Segundo Fonseca, (2009, p. 85), A justificativa envolve dois aspectos. O primeiro, de ordem teórica, quando é feita uma reflexão crítica sobre o tema em questão e, o segundo, é de ordem pessoal, e que envolvem o interesse e a finalidade da pesquisa para o pesquisador.

        

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

         

           A empresa Centauro, vem enfrentando alguns problemas na área de recursos humanos e foram identificados algumas situações de conflitos, tais como recrutamento e seleção.

         Segundo Fonseca (2008 p. 81), É a formulação da problemática que será explorada a partir da delimitação do tema. Devem ser formulados alguns problemas, questionamentos, duvidas que o trabalho se proporá a resolver.

          Portanto conforme citado, o autor nos mostra que o objetivo é formulação da problemática, no qual deve ser explorada, o pesquisador vai sempre em busca de uma resposta ao problema formulado.

          Tais situações podem vir a diminuir a imagem da empresa no mercado ou mesmo acarretara prejuízos para a mesma, como por exemplo: a falta e a divergência de informações, na realizações de seus processos internos, o que poderá levar o seu serviço ao esmorecimento e diminuição de sua eficiência, portanto com a baixa qualidade dos seus serviços pode vir a perder seus clientes.

As possíveis soluções cabíveis para o problema em questão são na melhoria do recrutamento e seleção  com práticas mais simples e clara.

Diante do exposto, o problema é : como melhorar o recrutamento e seleção da empresa Centauro?

3 OBJETIVOS DO PROJETO

Mediante as informações coletadas, no qual foi identificado o ponto fraco na área de Mão de obra, a equipe irá depositar todos os esforços em busca de uma resposta viável que venha acabar com o problema encontrado na organização, buscando informações nos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação.

          Segundo Costa (2007, p. 209), “Objetivos são valores quantitativos ou qualitativos a serem mantidos em dado período”.

3.1 OBJETIVO GERAL

      Tem-se como o objetivo geral da empresa: Propor melhoria no processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores da empresa Centauro, utilizando melhorias ferramentas adequadas para tal necessidade.

 

.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

           Identificar como ocorre o procedimento de recrutamento e seleção dos colaboradores;

Verificar quais as principais dificuldades na hora da aplicação dos processos implantados;

Propor melhorias nos procedimentos de qualificação da mão de obra contratada.

         

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Costa, (2007, p. 226), a fundamentação teórica está dividida em duas etapas: A primeira trata dos aspectos pedagógicos considerados relevantes a elaboração do sistema. A segunda trata do referencial teórico, relacionado aos aspectos tecnológicos também considerados importante na elaboração.

Na fundamentação teórica estão sendo abordados os conceitos de alguns autores, dando ênfase ao processo de recrutamento e seleção de pessoas, pois é necessária uma melhor compreensão dos conceitos para a obtenção de um processo eficaz e visando aumentar a eficiência e o desempenho de pessoal.

       

        De acordo com Chiavenato (2006,p.166) “A obrigação faz com que o recrutamento seja de uso  para recursos humanos das organizações. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização”.

           

O Recrutamento e seleção de pessoal como sendo um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.    

4.1 Recursos Humanos

O nascimento da Administração de recursos Humanos deve-se à entrada de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas à gestão de pessoal, que segundo  Gil (1994, p. 38), Começa-se a falar em Administração de Recursos Humanos na década de 60, quando essa expressão passou a substituir as utilizadas no âmbito das organizações: Administração de Pessoal e Relações Industriais.

De acordo com Chiavenato (2010, p. 42):

Na industrialização neoclássica surgem os departamentos de recursos humanos que substituem os antigos departamentos relações industriais. Além das tarefas operacionais e burocráticas, os chamados DRH desenvolvem funções operacionais e táticas, como órgãos prestadores de serviço especializados. Cuidam do recrutamento e seleção, treinamento avaliação, remuneração, higiene, e segurança do trabalho e relações trabalhistas e sindicais com variadas doses de centralização monopólio dessas atividades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com