TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSO HUMANOS ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Empresa Companhia do Papel. e os procedimentos de recrutamento de novos integrantes da empresa.

A Empresa Companhia do Papel é uma empresa que trabalha com a produtos reciclados, produzindo todos os tipos de papelaria.

A Empresa tem como missãooferecer produtos de base florestal renovável, celulose e papel, destacando-se globalmente pelo desenvolvimento de soluções inovadoras e contínua busca da excelência e sustentabilidade em nossas operações. E como visão estar entre as maiores e mais rentáveis empresas de base florestal do mundo e ser reconhecida pelas práticas de respeito às pessoas e ao meio ambiente.

O quadro de trabalhadores está voltado para gerência, setor de recursos humanos, linha de produção, serviços gerais, contratos por um tempo determinado de um ano, com a possibilidade de renovação dependendo do desempenho do funcionário.

Com a ampliação no mercado de trabalho, a empresa está mais ampla na sociedade ampliando seu espaço físico e dessa forma ampliando seu quadro funciona. Dessa forma a empresa está recrutando 05 (cinco) auxiliares de serviço gerais, com um processo de recrutamento bem rigoroso, por se tratar de uma empresa séria e bastante conhecida ela sua qualidade nos serviços.

2.1 – DESCRIÇÃO DO CARGO

O cargo para o processo de recrutamento será para Auxiliar de Serviços Gerais com cinco vagas oferecidas.

O perfil do candidato será com a escolaridade mínima de ensino fundamental no mínimo 6º ano, que será comprovado a partir do certificado de conclusão ou declaração expedida ela instituição escolar devidamente reconhecida pelo MEC.

Exige-se que o candidato a vaga comprove experiência mínima de 06 (seis) meses podendo esta ser comprovada na CTPS e ou declaração com reconhecimento em cartório com a assinatura de duas testemunhas.

O cargo de auxiliar de serviços gerais terá como contribuições na empresa conforme apresentado abaixo:

- Limpar e arrumar as dependências da empresa;

- Recolher o lixo de cada setor e depositandoos de acordo com as determinações definidas;

- Preparar o café de cada setor;

- Lavar copos, xícaras e cafeteiras, coadores e demais utensílios de cozinha;

- Verificar a existência de material de limpeza e alimentação e outros itens relacionados com seu trabalho, comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso;

Exige-se que o futuro possua competências técnicas, com qualificação e experiência comprovada na área de no mínimo seis meses; e como competências comportamentais: pontualidade, dinâmico, ativo, boa comunicação, boa vontade, disposição para desafios, simpatia e empatia.

A Empresa Companhia do Papel por ser bastante conhecida pelo seu atendimento, prioriza uma boa apresentação e conduta de seus funcionários, independente de setor e função. Por esta razão busca-se um funcionário que adeque-se a postura da empresa.

2.2 – TIPO E TÉCNICA DE RECRUTAMENTO

O gestor de recursos humanos deverá ser muito criterioso em todas as etapas de seleção.

Será trabalhado o Recrutamento Externo, onde se buscará funcionários que ainda não pertencem ao quadro funcional da empresa, podendo este ser parente ou conhecido dos funcionários que se apresentam o perfil exigido para o cargo.

O setor de recursos humanos será responsável por receber todos os currículos que devem ser enviados impressos ou por via e-mail do setor de recrutamento.

O curriculum vitae dos candidatos deverá constar de forma obrigatória de uma foto recente do candidato ecarta de apresentação.

Segundo Chiavenato (2000, p. 212), “funciona com candidatos vindos de fora. Havendo uma vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos”. O recrutamento externo apresenta algumas vantagens para a empresa, dentre elas a possibilidade de atrair profissionais com novos ideais e experiências, bem como enriquecer os recursos humanos da organização.

As técnicas de recrutamento serão baseados em técnicas de baixo custo e de alto impacto, possibilitando a atenção dos interessados; através de anúncios na portaria da empresa, anúncios em jornais, revistas e redes sociais através do blog e da página do facebook da empresa, onde poderá ser compartilhadas por outras pessoas.;

2.3 – TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Com a exigência criteriosas para a contratação de novos funcionários, a empresa disponibilizará de uma equipe formada três gestores de recursos humanos, que utilizarão das seguintes técnicas para a seleção: seleção de currículos, aplicação de uma prova de conhecimentos gerais e entrevistas, onde esta última será decisiva para a contratação final.

Os currículos recebidos pelo setor de recursos humanos será avaliado e os melhores perfis serão selecionados conforme experiência e qualificação profissional.

Após a seleção de currículos, os candidatos serão contactados e convocados ara a próxima fase de seleção, a prova de conhecimentos gerais.

Através da prova de conhecimentos gerais, o candidato será avaliado na área de língua portuguesa, matemática e atualidade, onde o gestor de recursos humanos verificará o nível de conhecimento do candidato.

A prova de língua portuguesa terá cinco questões, dentre as quais, três questões com respostas livre, onde o candidato deverá expor sua resposta de forma arbitrária, onde o gestor de rh verificará a linguagem.

A aplicação da prova de conhecimentos gerais será de caráter eliminatório, onde os candidatos deverão acertar no mínimo cinquenta por cento das questões, e os que mais de destacarem serão convocados ara a etapa final de seleção, a entrevista.

A próxima fase será a de entrevista que é uma das técnicas mais utilizadas pelos empregadores. Embora seja subjetiva e imprecisa, a entrevista pessoal é a que mais influencia na seleção final de candidatos. Dessler (2003, p.114) diz que “seria bastante incomum um gerente não entrevistar um possível futuro funcionário; a entrevista é uma ferramenta gerencial indispensável”

A sua duração de cada entrevista será de no mínimo 15 minutos e no máximo 30 minutos onde buscará conhecer o perfil do candidato e a capacidade para ocupar o cargo. Serão lançadas algumas perguntas sobre as experiências, qualificação e como este candidato, caso for admitido como procurará contribuir com a empresa.

Após a entrevista o Gestor de Recursos Humanos analisará todo o processo de recrutamento e escolheráos cinco candidatos que mais se encaixarem no perfil do quadro funcional da empresa e do cargo oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com