TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.807 Palavras (44 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD

SALA DE CULTURA

RODRIGO BLESSON

 RA 1600333028

CURSO: LETRAS

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTACAO DE UMA SALA DE CULTURA , DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp –Polo Mace sob a orientação do (a) professor (a)-tutor (a) à distância Ma. Josy Araujo.

CAMPO GRANDE/MS

ABRIL/2016

SUMÁRIO

Introdução___________________________________________________________5

Etapa 1 – relatório parcial _____________________________________________6-7

Considerações finais___________________________________________________8

Politica de Admissão___________________________________________________8

Política de desligamento________________________________________________11

Plano de recompensa e remuneração estratégica____________________________12

Politica de segurança no trabalho_________________________________________20

Referências____________________________________________________________30


INTRODUÇÃO

Etapa 1

INTRODUÇÃO

  Este trabalho tem como objetivo  implantar o setor de Recursos Humanos na empresa  ASR ENGENHARIA. Através de ferramentas de gestão, realizamos uma pesquisa entre os colaboradores e relatamos os aspectos favoráveis e desfavoráveis encontrados no ambiente organizacional, visando assim sua melhoria.
          Este levantamento de dados foi realizado a partir de questionário e foram avaliados dados quantitativos e qualitativos, a fim de examinar as causas dos problemas percebidos. O diagnóstico propicia conhecer os problemas e elaborar um programa de reorganização e medidas estratégicas para solução.
        A Pesquisa de Clima Organizacional, enquanto ferramenta de gestão da Área de Recursos Humanos, mede o grau de satisfação dos colaboradores sobre os diferentes aspectos da realidade da organização: como o modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional, relacionamento, identificação com a empresa, benefícios, salários e outros.

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL
1 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa escolhida para o desenvolvimento deste projeto é a empresa ASR ENGENHARIA,

que atua no segmento  de infraestrutura urbana; que trabalha com projetos e execução de drenagem urbana, rede de esgotamento sanitário, estações elevatórias, e sistemas de tratamento.

  A empresa está localizada na Rua  Magalhães, 0678, Bairro; Juína Cidade de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, e é constituída como sociedade de participação de capital  limitada, com razão social de: ASR ENGENHARIA.

 ASR ENGENHARIA foi fundada há 3 anos e era conduzida por sócios e um número pequeno de colaboradores. Nestes três anos o negócio tem obtido sucesso, está em fase de expansão e conta hoje com um quadro de 23 colaboradores, divididos nos departamentos de engenharia Sendo, 10 Engenheiros, 01 administrativo, 01 assistente administrativo, 01 auxiliar administrativo, 4 almoxarifado., 01 gerente, 01 telefonista, 01 comprador,01 técnico em informática, 02 serviços gerais.

 Realizamos uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores da empresa para avaliarmos a estrutura e orientarmos as adequações pertinentes ao setor de RH.
        Perguntamos aos colaboradores, sobre a eficiência e transparência da comunicação interna, sobre as instalações físicas da empresa e sobre a cooperação entre as equipes e obtivemos retorno positivo na avaliação.
        Porém, ao abordarmos os assuntos de valorização profissional, incentivos, salários e benefícios, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho obtivemos respostas negativas, sendo que assim, direcionaremos as soluções para estes pontos.

  1. Valorização Profissional: A empresa não oferece ao colaborador oportunidades de crescimento profissional. O recrutamento e seleção são feitos para cada área específica sendo que não existe plano de carreira. Assim, raramente o colaborador é promovido dentro da empresa. A comunicação é vertical, de cima para baixo, no que restringi a relação entre o gestor e colaborador. Mesmo havendo transparência e eficiência na comunicação, esta se refere somente as obrigações, as ideias que partem dos colaboradores dificilmente são acolhidas já que este não tem oportunidade de se manifestar. Também não existe nenhum tipo de incentivo para as metas propostas pela empresa.
        • Sugerimos que seja criado um plano de carreira;
        • sugestões e pesquisas de satisfação periódicas entre os colaboradores;.
        • Definição de metas individuais.
  2. Salários e Benefícios: Os salários pagos

Aos colaboradores são limitados ao piso salarial de cada categoria. O desempenho do colaborador não tem influência sobre o salário que recebe. A empresa não oferece nenhum benéfico adicional ao salário.
        • Sugerimos a implantação do Programa de Participação de lucros e rendimentos (PLR);

        • Ticket refeição/alimentação;
        • Plano de avaliação de desempenho;
        • Plano de saúde.

        • Plano odontológico
        • Gratificação de função.


  3. Treinamento e Desenvolvimento: Não existe plano de treinamento para o colaborador. O aprendizado do colaborador iniciante vem do próprio colega de função. O autodesenvolvimento não é incentivado. Não existe treinamento de atualização dentro da função. Não são feitas reuniões de avaliação de necessidades dentro de cada função.
        • Sugerimos a criação de POPs (Procedimento Operacional Padrão);
        • Participação do colaborador em palestras motivacionais;
        • Cursos de atualizações para as distintas funções;
        • Reuniões de avaliações de necessidades.
  4. Qualidade de vida no trabalho: Mesmo com um ambiente confortável agradável e envolvente para os clientes, no que diz respeito ao colaborador, a empresa não tem o mesmo desempenho verificado. Não existe plano de saúde, não são promovidas confraternizações, não são avaliadas condições físicas e psicológicas.
        Sugerimos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.9 Kb)   pdf (446.1 Kb)   docx (644.5 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com