TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ADELMAR ROSADO – FAR [pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

IARA CRISTINE CARVALHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA EMPRESA IMOBILIÁRIA ROCHA FILHO COM O TEMA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

TERESINA – PI

2016.1

RESUMO[pic 2]

Este relatório tem como objetivo analisar a importância do desenvolvimento da administração de recursos humanos na empresa Imobiliária Rocha Filho, que tem como principal característica tratar-se de uma empresa familiar, de maneira a proporcionar conforto aos clientes. É sabido que, independentemente do ramo em que atue, a organização enfrenta crescente competitividade, forçando-a a buscar por alternativas que a destaque das demais. Para isso, a organização precisa de funcionários comprometidos e capacitados para execução de suas atividades com excelência, garantindo, também, qualidade no atendimento aos seus clientes. Através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, pretende-se verificar o nível de desenvolvimento do setor de recursos humanos, identificar ações de desenvolvimento de pessoas junto aos colaboradores e descrever os benefícios que esse desenvolvimento de pessoas dentro da organização pode ocasionar.

PALAVRAS-CHAVE: Capacitados. Competitividade. Desenvolvimento.

        

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO        3

1.1 A EMPRESA        3

1.2 PROBLEMÁTICA        3

1.3 OBJETIVOS        3

1.3.1 Objetivo Geral        3

1.3.1 Objetivos Específicos        4

1.4 RELEVÂNCIA DO TEMA        4

1.5 JUSTIFICATIVA        4

2. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS        5

2.1 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS        5

2.2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: OBJETIVOS E FUNÇÕES        6

2.3 DESENVOLVER PESSOAS        7

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        8

4. PLANO DE AÇÃO        9

5. RESULTADOS OBTIDOS        10

REFERÊNCIAS        11

        

  1. INTRODUÇÃO

“Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma expressiva constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, a vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nela trabalham” (IDALBERTO CHIAVENATO. 2010).

Dessa forma, entende-se que, independentemente do investimento em equipamentos sofisticados tecnologicamente, o que garante diferencial competitivo é o pessoal, os colaboradores, sua capacidade de desenvolver atividades e atender bem ao cliente.  

1.1 A EMPRESA

A Imobiliária Rocha Filho encontra-se desde 1998 no mercado imobiliário, tratando de administração e locação de imóveis, tendo como prioridade, garantia total do aluguel como água, energia, IPTU e conservação do imóvel, independentemente de pagamento do locatário. Com atendimento personalizado, vem sempre desenvolvendo série de ações e reestruturações para enfrentar mudanças no mercado imobiliário, focando na equipe especializada. A empresa conta com duas unidades para melhor atender o público: a matriz localizada na rua Álvaro Mendes, nº 1947, Centro/Norte e filial na avenida Dom Severino, º1273/1, Fátima.

1.2 PROBLEMÁTICA

Ao perceber o crescimento constante da concorrência, independente do ramo de atividade, é possível observar a importância de ações focadas no diferencial, que pode ser a qualidade no atendimento de forma geral, em decorrência de um órgão de recursos humanos bem estruturado, e bem desenvolvido. Nesse contexto, questiona-se: quais as ferramentas que a empresa pode utilizar para desenvolver seus colaboradores de modo a melhorar seu atendimento ao público e execução de suas atividades de forma efetiva?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo geral

Analisar a importância da administração de recursos humanos para desenvolvimento de pessoal dentro da organização.

 

1.3.2 Objetivos Específicos

  • Verificar o nível de desenvolvimento do setor de recursos humanos;
  • Identificar ações de desenvolvimento de pessoas junto aos colaboradores; e,
  • Descrever os benefícios que esse desenvolvimento de pessoas dentro da organização pode ocasionar.

1.4 RELEVÂNCIA DO TEMA

A relevância do tema do presente estudo pode ser comprovada pela necessidade de melhorar o desenvolvimento de pessoal, em todos os setores da organização, não apenas em atendimento ao cliente, através das ações utilizadas pela administração de recursos humanos.

1.5 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema justifica-se pela importância do desenvolvimento de pessoas na organização, pelo setor de administração de recursos humanos, a fim de melhorar processos, procedimentos, principalmente nos serviços prestados pela empresa, ao público imobiliário, de modo a possibilitar melhoria no desenvolvimento da empresa em seu ramo de atividade, assim como interesse pessoal pelo tema.

  1. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
  1.  CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Há vários títulos para a área responsável em gerir pessoas: Administração de Recursos Humanos (ARH), gestão de recursos humanos e ainda Gestão de Pessoas, ou só “RH”. Porém todas elas se reúnem na associação de métodos, políticas, técnicas, práticas e habilidades com finalidade de recrutar, selecionar, administrar e nortear os colaboradores de uma organização nos objetivos e metas da mesma, ainda com objetivo de gerir o comportamento interno e melhorar o potencial do capital humano. Mas suas responsabilidades vão além. Recursos humanos também lida com estratégias, relações sindicais e de trabalho, técnicas além de recrutamento e seleção, como treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remunerações, expandindo ainda para área de socialização e psíquica quando trabalha as expectativas em relação ao trabalho, atitudes, participação e motivação, comunicação, liderança, conflitos, qualificação, poder, influência, produtividade,  envolvendo-se também em qualidade de vida, cultura organizacional, práticas de desenvolvimento de pessoal, comprometimento dos níveis gerenciais, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com