TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Por:   •  9/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

EFEITO DO CONFLITO

Quais são os efeitos construtivos e destrutivos dos conflitos?

Efeitos negativos ou destrutivos do conflito

- A atenção é desviada do real objetivo e o foco passa a ser o objetivo dos envolvidos, quando é necessária a mobilização de esforços para sua solução;

- O grupo de “perdedores” não consegue visualizar novas perspectivas ou qualquer aspecto positivo na empresa onde trabalham e ainda interferem na socialização de novos colaboradores;

- Influenciam na percepção de uma imagem distorcida a respeito dos envolvidos, como ganhadores, perdedores, culpados ou inimigos.

Os efeitos benéficos ou construtivos dos conflitos podem ser descritos como:

- A socialização de pessoas, pois favorecem o envolvimento em favor de determinada causa;

- Pelo fato de podermos detectar várias situações de conflito e, a cada uma delas ter um “vencedor” diferente, se equilibra o poder, tão disputado nas organizações;

- Promove a união de colaboradores para “vencer” um determinado conflito, com o objetivo de garantir poder de forma construtiva, ou seja, superando metas e progredindo.



Pesquise em sua organização ou fora dela, exemplos de lideranças (líderes) que participaram ativamente em uma resolução de conflito, qual foi o efeito?

Na verdade, posso mencionar uma experiência própria, no período em que fui gestora de equipes de vendas.

A área de vendas é conflituosa por natureza, pois vários fatores entram em disputa como: vaidade, reconhecimento, disputa, poder e, principalmente, retorno financeiro.  

As pessoas são diferentes, têm formação e valores distintos, então se torna necessária muita flexibilidade para garantir que o grupo conviva em harmonia. Acredito que um líder, antes de tudo, precisa saber ouvir, entender as necessidades de cada indivíduo e do grupo, fazendo com que cada um possa ser valorizado pela atividade em que se destaque, ou seja, aquela que desenvolva de forma mais eficiente, como a comunicação, a organização, ou a burocracia, por exemplo.

Desta forma, promovendo a união pelo complemento de habilidades e conscientizando de que cada um, dentro do seu perfil e à sua maneira, é necessário para o bom funcionamento do grupo, todos serão beneficiados.

A gestão de conflitos se faz através da comunicação de objetivos, do diálogo, para que a união aconteça de uma forma positiva e se obtenha o crescimento do grupo.


Fontes de Consulta:

http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Entrevista/4048/conflitos-lados-positivos-e-negativos.html

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/conflitos-nas-organizacoes/23111/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com