TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

        

Este trabalho apresenta o desenvolvimento dos Recursos Humanos na sociedade, sua relevância e importância perante as organizações e seus principais métodos de aplicação para eficácia e eficiência no processo de reeducação das organizações.

Os recursos humanos, de acordo fatores históricos explícitos neste trabalho, ainda hoje vêm sendo um grande desafio para as organizações de um modo geral, devido pensar ainda de modo arcaico, aonde o lucro vem em primeiro lugar.

Vivemos numa sociedade, onde todos participam de organizações, sejam elas formais ou informais. Sendo de suma importância para a formação cultural e intelectual da humanidade.

Segundo Chiavenato (1994, p. 135) para uma organização fluir bem, são necessários requisitos da administração: planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho, utilizando os recursos disponíveis para alcançar os objetivos da organização.

2. HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Com a segunda guerra mundial e revolução industrial teve-se uma carência de mão de obra, onde as organizações tiveram que aperfeiçoar a mão-de-obra existente e através de desenvolvimento de processos de formação como métodos organizados de recrutamento e seleção.

A experiência Hawtorne, entra como marco na história, derrubando os Tayloristas. Nas pesquisas Hawtorne ficaram evidenciadas que as relações humanas tanto entre si como com os elementos ambientais, tinham significativa influência na produtividade. Desde então as organizações, vêm cada vez mais fornecendo subsídios para o desenvolvimento da administração de Recursos Humanos.

3. DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Hoje, todos os autores da área organizacional apontam para a necessidade de se criar clima de trabalho que permita a realização plena do ser humano, como pessoa. A administração de recursos humanos possui dinamismo contínuo, como um organismo vivo, tentando manter a organização suprida das pessoas certas, nas posições corretas, na hora certa.

3.1 PLANEJAMENTO

O planejamento de recursos humanos tem quatro aspectos básicos: necessidades futuras, que se refere à quantidade e qualificação de pessoal; equilíbrio futuro refere-se a ter equilíbrio de quantidade que se tem hoje para o que se terá no futuro e o que precisará incrementar; recrutamento ou dispensa de pessoas; desenvolvimento de pessoas refere-se à qualificação de mão-de-obra existente.

4. RECRUTAMENTO DE RH

O recrutamento consiste em selecionar pessoas, a depender da necessidade da empresa, seja ela geral ou específica. A seleção geral é para cargos de execução que não exijam grande especialização, já a específica exige-se.

4.1. FONTES DE RH

Consiste no conjunto de pessoas disponíveis no mercado a ocuparem funções produtivas dentro das organizações. Hoje as empresas atraem as pessoas, divulgando sua boa reputação em oferecer melhores condições de trabalho, com isto, conseguem as melhores mãos-de-obra, pois podem escolher.

4.2. TREINAMENTO E DESENVOLIMENTO DE RH

Para Stoner (1995, p. 286), treinamento de RH é um “processo destinado a manter ou melhorar o desempenho no trabalho” e desenvolvimento de RH “um processo destinado a desenvolver as habilidades necessárias para futuras atividades de trabalho”. Já para Toledo (1987, p.121) treinamento é qualquer atividade que vise à qualificação, formação e aperfeiçoamento de pessoal.

Geralmente, as pessoas que já estão nos cargos, oferecem resistência às mudanças sendo necessário um trabalho de conscientização inerente à mudança implantada, também como a valorização do profissional.

Os métodos utilizados para detectar a necessidade do treinamento são: avaliação de desempenho; analise de requisitos do trabalho; analise organizacional e pesquisa de RH.

5. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RH

Na avaliação de desempenho é comparada aos padrões de desempenho ou aos objetivos estabelecidos para tanto. A atividade de avaliação implica as seguintes fases: observação do comportamento a medir; medição do comportamento; comunicação do resultado de forma a motivar o trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com