TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO LEVAR RESPONDIDO E NO MÁXIMO COM SEIS LINHAS CADA RESPOSTA

1)O que é mercado de trabalho, mercado de recursos humanos, bem como principal distinção entre ambos?

O mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). 

2)Qual a importância de psicologia do trabalho nas organizações?

A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações.

3)Faça um breve comentário a respeito do que é: administração tradicional, científica e moderna?

Administração tradicional no Brasil nasce com a Revolução Industrial e com o início do capitalismo na virada do séc. XIX, logo após o término da escravidão. Em razão disso, surge um ambiente de exploração do trabalho por causa do sistema capitalista iniciante.

Administração cientifica cujo objetivo fundamental era proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo.

Adm moderna aceita as contribuiçoes Científicas da fase anterior, mas rejeita o estilo autocrático da chefia Que impossibilita as lideranças e impede a participação dos subordinados.

 4)Conceitue competência na perspectiva de Picarelli (2002, p. 219)

Competência é o conjunto de características percebidas nas pessoas que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes que levam a um desempenho superior.

5) Conforme Filomeno (1997). Explique o que é aptidão, habilidade e interesse.

A aptidão, pode-se dizer que é uma característica ou recurso inato, diz respeito principalmente às características ou atributos físicos, fisiológicos, mentais ou intelectuais, de personalidade, temperamento ou caráter. Já o conceito de habilidade está mais relacionado com a maneira de executar tarefas, aplicar conhecimentos, de agir, de pensar". A habilidade favorece a aplicação da competência e da aptidão.

6)Quantos e quais são os tipos de recrutamento?

São três tipos, internos, externos e mistos.

7)O que você compreende por seleção?

A seleção de pessoal consiste em técnicas utilizadas pelo psicólogo para selecionar as pessoas apropriadas para determinados cargos, conhecendo as habilidades necessárias de cada cargo ele buscará encontrar pessoas capacitadas, ou seja, que tenham as mesmas habilidades exigidas para o cargo.

8)Qual a principal distinção entre recrutamento e seleção?

O recrutamento e seleção embora constituam um processo contínuo são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função, enquanto seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com