TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS COM ÊNFASE NO RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO DE PESSOAS.

Por:   •  13/10/2018  •  Artigo  •  5.908 Palavras (24 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADES INTEGRADAS [pic 1]

GRADUAÇÃO EM BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

RECURSOS HUMANOS COM ÊNFASE NO RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO DE PESSOAS.

VIANA - MA

2018

 FACULDADES INTEGRADAS[pic 2]

GRADUAÇÃO EM BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

EDINÊZ FIGUEREDO SERRA DINIZ

JAKELINE CUTRIM DE ARAUJO

RECURSOS HUMANOS COM ÊNFASE NO RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO DE PESSOAS.

Artigo apresentado para obtenção de notado Curso Bacharel em Administração da Faculdade Centro de Ensino Superior de Bacabeira, orientado pelo professor Mes. Denio de Jesus Dourado.

VIANA - MA

2018

CESBA – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BACABEIRA[pic 3]

GRADUAÇÃO EM BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO 

EDINÊZ FIGUEREDO SERRA DINIZ

JAKELINE CUTRIM DE ARAUJO

RECURSOS HUMANOS COM ÊNFASE NO RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO DE PESSOAS.

APROVAÇÃO  _______/_______/________

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

(Orientador)

_________________________________________________

1º Examinador

__________________________________________________

2º Examinador

RECURSOS HUMANOS COM ÊNFASE NO RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO DE PESSOAS.

EDINÊZ FIGUEREDO SERRA DINIZ 1

JAKELINE CUTRIM DE ARAUJO2

RESUMO

O presente artigo faz pontuações a respeito de recrutamento de pessoas enfatizando a entrevista como processo de seleção. O processo de recrutamento e seleção visa disponibilizar as organizações, colaboradores que venham contribuir com o desenvolvimento e a produção e que tenham credibilidade nos objetivos e propostas organizacionais. Por isso, o processo de seleção é fundamental e deve ser criterioso nos procedimentos e um deles é a entrevista, que possui vantagens e desvantagens na sua aplicabilidade. Assim, este artigo tem como objetivo discutir o instrumento entrevista nos processos de seleção de pessoas, não com o intuito de esgotar o assunto, mas de pontuar alguns aspectos que sirva de atenção àqueles que a utilizam nos processo de seleção.

Palavras-chave – Recrutamento, seleção, entrevista, recursos humanos

  1. INTRODUÇÃO

O ambiente contemporâneo no qual as organizações se inserem tem se caracterizado pela crescente competitividade e por constantes mudanças. Isso está afetando a forma como diversas empresas vêm sendo administradas. O objetivo das diversas ferramentas de gestão que têm surgido é buscar melhores soluções e estratégias de negócios que sejam capazes de prever as demandas do ambiente, agindo proativamente.

Nesse panorama, destaca-se a ênfase no capital humano. As pessoas são consideradas não só viabilizadoras do negócio e da organização, mas também fonte de criação de valor e de vantagem competitiva, à medida que contribuem para o alcance dos resultados empresariais. Isso ocorre porque, no âmbito coorporativo, o valor é materializado na contribuição que cada um traz para as organizações quando coloca suas competências a serviço da produtividade (RUZZARIN; AMARAL; SIMIONOVSCHI, 2006). Pode-se dizer que, diante deste contexto, gerir pessoas garantindo seu comprometimento, desenvolvimento e alinhamento na busca de melhores resultados para a empresa tem se tornado um desafio, principalmente para os profissionais de recursos humanos (RH).

A caracterização de um mercado de trabalho repleto de transformações e a configuração de novas formas de trabalho reafirmam os desafios e os obstáculos com que os especialistas em RH se deparam, agora, ao buscarem profissionais talentosos para comporem as organizações. Essa tarefa se torna mais difícil se não houver um bom planejamento de RH, modelos de gestão de pessoas adequados e processos seletivos estruturados com as melhores técnicas.

Diante da necessidade de cooperação das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais, compatibilizar tais objetivos com as expectativas de seus funcionários é fundamental. De grande importância, também, é que seja buscado o desenvolvimento de modelos de gestão de pessoas adequados aos novos desafios enfrentados (FERREIRA et al, 2009). Segundo Dutra (2006), o grande desafio da gestão de pessoas é gerar e sustentar o comprometimento dos colaboradores para com a organização, a fim de garantir a entrega de bons resultados. Isso, no entanto, só é possível se as pessoas perceberem que sua relação com a organização lhes agrega valor. Torna-se imprescindível, portanto, desenvolver ferramentas que permitam ao funcionário seu desenvolvimento próprio para entregar o que lhe é demandado, seja pela organização ou pelo ambiente de trabalho. Através do presente trabalho, observaremos a importância da necessidade de recrutar e selecionar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

  1. BREVE HISTÓRICO DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E OS RECURSOS HUMANOS.

Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.

Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu no início do século XX. Seu primeiro nome foi Relações Industriais devido às relações, empregador versus empregado e, de lá para cá, foi sendo uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir (CHIAVENATO, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com