TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIME CONTABIL

Por:   •  23/10/2015  •  Dissertação  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Contabilidade Pública

Professora:  VANUSA BATISTA PEREIRA

Data: 13/05/2015

Turma: Polo Comodoro - MT

Discente: –

FÓRUM AVALIATIVO – REFERENTE ÀS UNIDADES 3 E 4

1) De acordo com Haddad e Mota (2012, p. 64) é comum encontrarmos na doutrina contábil a interpretação do artigo 35 da Lei Federal nº 4.320/1964, de que na área pública o regime é um regime misto, ou seja, de competência para a despesa e de caixa para a receita. Vejamos:

Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

I – as receitas nele arrecadadas;

II – as despesas nele legalmente empenhadas.

O artigo refere-se ao Regime Orçamentário ou ao Regime Contábil? Por quê? Explique esses dois regimes deixando claro em que situação cada um deles é utilizado.

        

        A contabilidade aplicada ao Setor Publica, assim como qualquer outro ramo da ciência contábil, obedece aos princípios fundamentais de contabilidade, aplica-se tanto para receita quanto para as despesas. O artigo em pauta refere-se ao Regime Orçamentário e não ao regime contábil.

- REGIME CONTÁBIL - é um procedimento ou técnica adotado para a realização dos registros dos fatos aplicados à ciência contábil, estabelecendo as diretrizes para classificação das variações ou alterações patrimoniais, significa o regime de competência ou de caixa conforme definido nas Normas de Contabilidade do Setor Público pelo Regime de Competência e Regime de Caixa, onde devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

- REGIME ORÇAMENTÁRIO - O reconhecimento da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/64 e decorre do enfoque orçamentário dessa lei, tendo por objetivo evitar que a execução da despesa orçamentária ultrapasse a arrecadação efetiva. E é no sentido de todas as despesas autorizadas pelo poder legislativo que sejam registradas dentro do exercício e determina o reconhecimento da receita sob a ótica de caixa, e no que se refere à despesa pertencem ao exercício financeiro, às despesas nele legalmente empenhadas.

2) De acordo com Haddad e Mota (2012, p. 79), na Contabilidade Empresarial, as contas são empregadas no registro dos atos e fatos sem qualquer preocupação com a sua natureza financeira, sendo levantado um balancete que agrupa todas as contas representativas dos elementos patrimoniais e das contas de resultado. Na área publica, os recursos financeiros são tratados com muita importância, havendo necessidade de se justificar a segregação das contas, assim como de se levantar as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Para que isso aconteça, faz-se necessário o registro em cinco Subsistemas de Contas a saber: Subsistema Orçamentário, Subsistema Financeiro, Subsistema Patrimonial, Subsistema de Custos e Subsistema de Compensação. Com base no material disponibilizado no ambiente ou indicado para estudos, ou mesmo através de pesquisas (indique a fonte consultada), fale sobre cada um desses cinco subsistemas.

Em 2008 foram publicadas as Normas Brasileiras Técnicas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Publico (NBC T 16), que tiveram como data de validade inicial dia 1º  de janeiro de 2009, que antes existiam 4 ( QUATRO ) SUBSISTEMAS (patrimonial, financeiro, orçamentário, compensação). Então a partir de janeiro de 2009 passaram a existir 5( CINCO ) SUBSISTEMAS ( patrimonial, financeiro, orçamentário, compensação e de custos).Porém novas alterações foram feitas e a partir de 1º de janeiro de 2010, onde  foi suprimido O SUBSISTEMA FNANEIRO, pela STN, portaria 664/2010. Ficando apenas 4 (QUATRO) SUBSISTEMAS (Orçamentário, Patrimonial, Custo e Compensação).

SUBSISTEMA ORÇAMENTARIO – São registrados, processados e evidenciados os atos e fatos relativos à execução orçamentária dos planejamentos estabelecidos na lei; O Plano Plurianual (PPA), a Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO), e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde são registradas as movimentações orçamentárias, suas aprovações e suas alterações posteriores. Suas fontes são: Orçamentos e suas alterações, o caixa e atos administrativos; tratam também da previsão da receita, fixação das despesas, abertura de creditos adicionais, movimentação de credito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com