TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REI DOS TECIDOS

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 9

EMPRESA REI DOS TECIDOS


INTRODUÇÃO

Iremos falar da empresa REI DOS TECIDOS aonde tivemos a satisfação de conversar com o Sr. Manoel Otávio Delanni Coordenador de Gestão de Recursos Humanos que descreveu o sistema organizacional da empresa e percebemos um pouco da gama estrutural que possui

Dados da empresa

Nome: Rei dos Tecidos

Local: Valparaíso I de Goiás

Ramo: Vendas de Tecidos em Geral

Um pouco sobre a história da empresa

O grupo Rei dos Tecidos há 10 anos, se destaca com líder no mercado oferecendo preços competitivos, por estar entre um dos maiores atacadistas de aviamento e de tecidos do Centro-Oeste. São milhares de itens nos segmentos de aviamento de tecidos, que supre todas as necessidades de seus clientes, a empresa com sua equipe de venda externa e interna atende os clientes neste segmento, bem como as indústrias de confecção e todo Brasil e principalmente no Centro Oeste, oferecendo uma diversidade de produtos.

Rei dos Tecidos iniciou suas atividades para confecção passando agregar em seguida tecidos e malha no seu leque de produtos, com produtos nacionais, focou muito no varejo expandindo seu nome e qualidade nos seus serviços.


DESENVOLVIMENTO

Sua estrutura

Segundo Manoel Otávio o Coordenador de Gestão de Recursos Humanos da empresa, o setor de RH vem ganhando espaço e mostrando que nos dias de hoje é um grande diferencial no resultado de pessoa, contando com seus 350 funcionários somados em toda a rede, vem capacitando para enfrentar as mudanças ambientais e situacionais, o grande desafio de atrair e manter talentos esta em identificar a pessoa certa para o lugar certo diz Otávio.

Portanto a empresa vem recrutando por meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização por meio de processo de seleção adota-se de três meios de recrutamento:

  • Recrutamento Interno;
  • Recrutamento Externo;
  • Recrutamento Misto.

Logo, as empresas vêm contabilizando as demandas e carências, abrangendo todos os níveis e área organizacionais, colocando as características de forma adequada dentro da realidade da empresa, por meio do planejamento Pessoal.  

Treinamento

O levantamento de necessidade de treinamento é o processo realizado para a elaboração de programas e ações de treinamento, através de reuniões com os principais gestores e feitos em diferentes níveis de analise segue eles:

  1. Nível da análise da organização total (corporativamente) todo o Sistema Organizacional.
  2. Nível da análise da área de RH que é através das ferramentas demonstradas (avaliação de desempenho, pesquisa de clima).

Existe um calendário anual para os planos de programas de planejamento que é aplicado mensalmente, bimestralmente e semestralmente, segundo Otávio é discutido as áreas que devem ter uma atenção maior, priorizando assim os treinos. Ter uma infraestrutura básica como sala de treinamento e pessoas capacitadas acompanhadas com ferramentas de multimídia.

Em média levamos dois meses para elaborar um programa preciso e sua duração dura aproximadamente 60 minutos a qual no final o funcionário e submetido a uma avaliação se entendeu aquilo que foi passado e ver se o investimento da empresa nele foi compensatório.

   É utilizado dentro da organização os treinamentos de liderança, motivação, autoestima, planejamento, técnicas em comunicação avançadas, vendas e todo treinamento é baseado na reflexão estimulada para avanço da atividade peculiar ao aprendizado.

 Jogos vivenciais

  A empresa apresenta dinâmica, sendo uma delas a do ‘’ mestre ‘’ que é a seguinte:

   Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos / mimicas. Tudo que o mestre dizer ou disser, todos deveram limitar. O adivinhador tem duas chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar. Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

  A empresa observa os resultados dos treinamentos técnicos e de desenvolvimento dos seus colaboradores. Sabendo que o bom resultado eles ficam mais capacitados tem um espirito critico mais aguçado, que aumenta suas probabilidades de diagnosticar problemas e sugerir aperfeiçoamentos.

  Há até uma nova norma, a ISO 10015, que fornece diretrizes para identificar e analisar as necessidades de treinamento, além do projetar, executar e avaliar os resultados.  

Segurança do Trabalho

A empresa está preocupada com seus funcionários e oferece os mais variados programas da área de segurança para tornar a empresa em um local de bem estar. Como toda empresa séria e estruturada, possui também o seu PPRA programa de prevenção de riscos ambientais o qual estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregados criando a preservação da saúde. Há, portanto avaliações periodicamente e controle de supostas ocorrências de riscos ambientais existentes no trabalho, temos preocupação também na preservação do meio ambiente, zelando e orientando todas as equipes para não haver desperdícios de material por se tratar de uma grande empresa têxtil, enfim a PPRA é parte integrante do conjunto de procedimentos. Não podemos deixar de lado PCMSO que é o programa de controle de exames médicos de saúde ocupacional.

Cada programa que desenvolvemos tem um direcionamento uma vez que cada setor existe sua especificidade, um planejamento estratégico é fundamental antes da implementação das ações de qualidade de vida no trabalho e para manter a saúde dos funcionários e um bom desempenho na sua atividade desenvolvemos programas de ginástica laboral todo mês assim evitamos um pouco mais de estresse no ambiente e abstinência.

Existe também o programa voltado para ergonomia outro aspecto que contribui para a saúde do trabalhador e consequentemente para desenvolver a qualidade de vida que é uma preocupação enorme no setor de vendas e também administrativo, por exemplo, resolvemos recentemente o problema das pausas na área de vendas elaboramos uma forma de ter mais pausas durante os turnos isso ajudou a ter menos desgastes físicos e psicológicos. Desse modo certifica-se que o estudo da ergonomia busca identificar situações em que o ambiente de trabalho posso prejudicar a saúde do trabalhador e verificar melhores formas de desenvolver sua atividade sem que possa causar danos a saúde. É analisado as condições diversas como luminosidade, temperatura, conforto no local de trabalho, ruído e também as posturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com