TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: ANÁLISE DE MERCADOS COMPETITIVOS E DETERMINAÇÃO DE PREÇOS E PODER DE MERCADO

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.036 Palavras (17 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 17


[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS

IFNMG - CAMPUS ARAÇUAÍ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CIBELLE DE SOUZA GONÇALVES

EDER RODRIGUES DE SOUZA

JOYCE JARDIM DOS SANTOS

PAULA ALVES RODRIGUES

THAÍSA ESTÊVES DE MIRANDA

 RELATÓRIO:

ANÁLISE DE MERCADOS COMPETITIVOS E DETERMINAÇÃO DE PREÇOS E PODER DE MERCADO

ARAÇUAÍ

MINAS GERAIS - BRASIL

2017

CIBELLE DE SOUZA GONÇALVES

EDER RODRIGUES DE SOUZA

JOYCE JARDIM DOS SANTOS

PAULA ALVES RODRIGUES

THAÍSA ESTÊVES DE MIRANDA

 RELATÓRIO:

ANÁLISE DE MERCADOS COMPETITIVOS E DETERMINAÇÃO DE PREÇOS E PODER DE MERCADO

Trabalho a ser apresentado no curso de Bacharelado em Administração 1° Período, como requisito para obtenção de nota da disciplina de Microeconomia.

Orientador: Franco Souza

ARAÇUAÍ

MINAS GERAIS - BRASIL

2017

Sumario

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

ANÁLISE DE MERCADOS COMPETITIVOS        3

DETERMINAÇÃO DE PREÇO COM PODER DE MERCADO        5

DESENVOLVIMENTO        7

ANÁLISE DE MERCADOS COMPETITIVOS        7

DETERMINAÇÃO COM PODER DE MERCADO        11

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIA        15


INTRODUÇÃO

 ANÁLISE DE MERCADOS COMPETITIVOS

 A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e o quanto a empresa tem de dados e informações sobre o mercado onde atua e o mercado em geral. Através disso nos permite ainda conhecer de perto o ambiente, os produto/serviço que é oferecido, conhecer a sua concorrência e o perfil dos seus consumidores; também é preciso saber identificar quais segmentos do mercado é seu propósito; este segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade etc) e outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto

Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente qualitativo, mas também quantitativo. Um produto alem de ser necessário a qualidade, é preciso ter um apanhado de idéia para chegar o mais próximo possível de um produto agradável para quem o consume, ou pretende consumir.

Por este modo, um mercado competitivo, torna-se essencial o conhecimento a fundo das estratégias dos seus concorrentes para, assim, ganhar vantagem competitiva. Sabendo-se que cada empresa possui a sua estratégia de acordo com suas necessidades e possibilidades; conhecendo a concorrência e suas estratégias, entendi-se que uma empresa pode traçar sua própria estratégia competitiva e prever como seus oponentes reagirão a sua estratégia. Conclui-se que a competitividade é uma tradução particular da idéia de eficácia, que se aplica particularmente às empresas. A organização mais eficaz é aquela que conseguir reunir as habilidades necessárias para transformar um grande número de pessoas em seus clientes, obtendo lucro e sobrevivendo num ambiente em que outras empresas estão perseguindo esses mesmos objetivos.

É uma ferramenta essencial para trabalhar com a grande competitividade do mercado das organizações, pois estas organizações devem sempre buscar métodos para se sobressair no mercado em meio a tanta concorrência e dessa forma alcançar o tão almejado sucesso empresarial. “A análise do ambiente fornece informação sobre a situação atual da empresa no que diz respeito ao ambiente de marketing, ao mercado-alvo e aos objetivos e desempenho atuais da empresa”. (PRIDE; FERRELL, 2001, p. 33)..

Segundo Porter (1985), “a vantagem que uma empresa possui em relação aos seus concorrentes denomina-se vantagem competitiva, onde a empresa prioriza maior valor aos clientes do que os seus concorrentes, obtendo assim maior destaque no mercado”. Porter cria uma ferramenta que auxilia as empresas a analisar competitividade entre elas com o intuito de fazer da empresa a de maior vantagem competitiva no mercado, assim para utilizar esta ferramenta é necessário estudar algumas características, que ficou conhecida por 5 características de Porter, são elas a rivalidade entre as empresas existentes, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores, concorrente potencial, e ameaça de produtos e serviços substitutos.

 O poder conjunto exercido por essas cinco forças competitivas determina a possibilidade das empresas obterem taxas de retorno sobre seus investimentos que sejam superiores ao custo do capital empregado. Estas cinco forças competitivas determinam a rentabilidade da empresa porque influenciam os preços, os custos e o investimento necessário. Para enfrentar os concorrentes é crucial adotar uma posição de custos mais baixos do que os da concorrência, sem perder a qualidade, a empresa precisa busca ser única no mercado, oferecendo algo único ao segmento, criando novos produtos/serviços para conquistar os clientes para que eles considerem os produtos únicos do mercado, possui como objetivo atingir um público-alvo determinado, ou atingir todos os públicos de forma agradável.

Os fatores estruturais, segundo Coutinho e Ferraz (1994), são aqueles que não podem ser inteiramente controlados pela empresa, e que caracterizam o ambiente competitivo no qual está se insere, fazendo parte desse grupo as características do mercado dos consumidores, a configuração do setor no qual a empresa atua e o próprio nível de concorrência. Esta característica do mercado dos consumidores pode ser observada principalmente em relação às oportunidades de acesso aos mercados.

Por fim, pode-se avaliar a concorrência, no que tange aos seus aspectos estruturais, conforme as regras que definem as condutas e estratégias empresariais, assim também como as relações com os consumidores, meio ambiente e competidores. Bem como os sistemas legal, fiscal e tributário, representam importantes condicionantes estruturais da competitividade. A análise sobre a competitividade de mercado implica na verificação das variáveis que definem os ambientes organizacional, institucional, tecnológico e competitivo, além das estratégias das empresas, procurando construir a estrutura de governança em que o setor se apóia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com