TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS PRÁTICAS GERENCIAIS SEGUNDO O MODELO DO GESPÚBLICA (2016)

Por:   •  17/11/2016  •  Dissertação  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO G DO NORTE

SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Modalidade a distância

[pic 2]

[pic 3]

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Profª. Matilde Medeiros de Araújo, Dra.

Tutora: Maíra Medeiros de Araújo, M. Sc.

RELATÓRIO DAS PRÁTICAS GERENCIAIS,

SEGUNDO O MODELO DO GESPÚBLICA (2016)

Nome do aluno (a): José Audair da Silva

Organização estudada: Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte

CRITÉRIO 1 - GOVERNANÇA

Este critério aborda a governança pública, examinando o exercício da liderança pela alta administração e a atuação da alta administração na condução da análise do desempenho do órgão/entidade

1-Como a alta direção promove a reflexão sobre o papel da organização dentro da estrutura da Administração Pública, na esfera a qual pertence?

PRÁTICAS DE GESTÃO: O modelo de gestão segue os parâmetros descritos no modelo de Gestão Pública Brasileiro fazendo uma reflexão sobre seu papel em consonância com o pensamento sistêmico de gerenciar levando em conta as múltiplas relações de interdependência entre as unidades internas de uma organização e entre a organização e outras organizações de seu ambiente externo e o aproveitamento. Visto que essa reflexão dar prioridade ao que é regido na instituição quanto a minimizar custos, qualificar o gasto público, reduzir tempo, gerar conhecimento e aumentar a capacidade da organização de agregar valor à sociedade. Como determina o Art. 9º da Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sem sugestões, pois o papel dessa organização já atende o modelo de Gestão pública Brasileiro.   

2- Como o processo decisório está estruturado para assegurar a tomada de decisão em conformidade com as competências do órgão, as diretrizes de governo e o interesse público?

PRÁTICAS DE GESTÃO: O processo decisório é moldado em uma estrutura onde a gestão racionaliza sua atuação e dar o máximo de qualidade assegurando a tomada de decisões, visto que tem por fator de referência o estado futuro desejado pela organização, o qual é expresso em suas estratégias, como define a Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sem sugestões, pois o papel dessa organização já atende o modelo de Gestão pública Brasileiro.   

3- Como a alta Administração promove a mobilização e responsabilização da força de trabalho com vistas a melhorar a eficiência e o atingimento das metas estratégicas?

PRÁTICAS DE GESTÃO: A mobilização e responsabilização da força de trabalho são promovidas através dos artigos definidos na Lei Complementar nº 230, os quais são definidos visando maior eficiência da organização com o objetivo de atingir as metas estratégicas do Corpo de Bombeiros Militares do rio Grande do Norte.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sem sugestões, pois o papel dessa organização já atende o modelo de Gestão pública Brasileiro.   

4- Como a alta direção monitora a estratégia e o desempenho institucional com foco no atendimento dos objetivos governamentais?

PRÁTICAS DE GESTÃO: Com relatórios, mas que não apresentam uma maior definição periódica nas apresentações.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sugere-se que esses relatórios sejam apresentados periodicamente, pois a realização de ciclos periódicos de avaliação permite medir e descrever a evolução dos resultados alcançados pela organização. Que os quais gerem dados históricos comparativos que permitirão a análise do grau de evolução dos esforços da organização e o redirecionamento sistemático das ações de melhoria, visando a excelência da sua gestão.

5- Como a alta direção promove o comportamento ético na organização?

PRÁTICAS DE GESTÃO: Pelas normas estabelecidas na Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002.

E o decreto Nº 16.038, de 2 de maio de 2002.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Ao longo de nossos estudos percebemos que a organização necessita frequentemente de uma medição desses parâmetros, o comportamento ético na organização, sugere-se que a organização realize medições que devem ser coerentes com o ciclo da prática de gestão medida, adequada para apoiar as análises críticas e a tomada de ações corretivas e de melhoria.

CRITÉRIO 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS

Este critério aborda a implementação de processos que contribuem diretamente para a formulação de uma estratégia consistente, coerente e alinhada aos objetivos de governo.

1 – Como a organização define e dissemina a sua missão, visão, objetivos e as diretrizes entre os membros da sua força de trabalho?

PRÁTICAS DE GESTÃO: A Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002, define e dissemina a sua missão, visão, objetivos e as diretrizes entre os membros da sua força de trabalho, onde estabelece entendimentos e expectativas que descrevem como todos os profissionais da organização devem se comportar e sobre os quais todas as relações e decisões organizacionais estão baseadas.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sem sugestões, pois a organização já atende o modelo de Gestão pública Brasileiro.   

2 – Como a organização elabora o seu planejamento estratégico? Como são analisados os ambientes interno e externo?

PRÁTICAS DE GESTÃO: Planejamento estratégico contempla metas de implementação e de melhoria do próprio sistema de planejamento estratégico da organização avaliada, descrito no planejamento geral conforme a Lei Complementar nº 230. Na elaboração do Planejamento estratégico os ambientes interno e externo são analisados para identificar riscos e oportunidades, considerando as necessidades da organização.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sem sugestões, a organização já atende o modelo de Gestão pública Brasileiro.   

3 – Como as estratégias são desdobradas em planos de ação de curto e longo prazo e como são definidos os indicadores de desempenho?

PRÁTICAS DE GESTÃO: Na Lei Complementar nº 442, 2010, estabelece as estratégias onde o padrão de trabalho é estabelecido utilizando como critérios as necessidades das partes interessadas, as estratégias, os requisitos legais, o nível de desempenho de concorrentes, as informações comparativas pertinentes, as normas nacionais. E estabelece os princípios que se mostrem indispensáveis à realização do governo, no melhor proveito dos cidadãos, da sociedade e da coisa pública. O que pressupõe identificar, classificar, quantificar, analisar e tratar os riscos políticos, jurídicos, financeiros, operativos, sociais, humanos, ambientais, dentre outros possíveis na sua área de atuação.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Sem sugestões, a organização já atende o modelo de Gestão pública Brasileiro.   

4- Na definição das metas e indicadores,são consideradas as informações comparativas com outras organizações?

PRÁTICAS DE GESTÃO: São consideradas as informações comparativas com outras organizações. Nas quais se contemplam metas de implementação e de melhoria do próprio sistema de planejamento estratégico da organização avaliada.

SUGESTÕES DE MELHORIAS: Não há sugestão, a comparação enriquece o trabalho oferecido pela organização.

CRITÉRIO 3 – CIDADÃO-USUÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com