TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO 2

Por:   •  8/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ESTAGIO 2

1.REVISÃO LITERÁRIA

Devido a grande competitividade nos dias de hoje, as empresas precisam analisar cada vez mais o ambiente a sua volta para conseguir alguma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, para isso temos a ferramenta de análise SWOT.

Sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças do ambiente externo da empresa com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva, relaciona as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização. (CHUIAVENATO E SAPIRO, 2003)

A análise SWOT é importante para qualquer organização com relação a conhecer o potencial e as ameaças que estão dentro e fora do ambiente da organização. Esta análise é de suma importância no planejamento da empresa auxiliando e colaborando com as decisões a serem tomada pelas organizações. (KOTLER; KELLER, 2007).

1.1 FORÇAS

Elementos e características do seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.

1.2 FRAQUEZAS

Características e elementos do seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.

1.3 OPORTUNIDADES

Sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade.

1.4 AMEAÇAS

Todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio.

2.MATRIZ SWOT

As organizações públicas, conforme Dias (1998), podem ser consideradas como sistemas dinâmicos, extremamente complexos, interdependentes e inter-relacionados coerentemente, envolvendo informações e seus fluxos, estruturas organizacionais. Elas cumprem seu objetivo de prestar serviços para a sociedade, buscando uma maior eficiência da máquina pública e um melhor atendimento para a população. O estudo de caso demonstra que a aplicação da análise SWOT é de grande relevância para a elaboração de planos e orçamentos públicos e torna claro que muitas vezes as variáveis que se apresentam como ameaças ou fraquezas podem ser perfeitamente transformadas em forças ou oportunidades que levarão ao atingimento dos objetivos com otimização de tempo e recursos.

Forças

- Empresa Estatal protegida por lei.

- Única Empresa no setor, não possui concorrentes.

- Parceria com empresas privadas para realização de vistorias e serviços de remarcações

Fraquezas

- Limitações legais que impedem maior agilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com