TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  11/6/2017  •  Abstract  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  2.602 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

OBSERVAÇÃO

Professor (a) Orientador (a) Maria do Carmo Leamari

Dados do (a) Aluno (a):

Nome:  Lucy Angélica Gasparini              RA 3413438

Endereço: Rua Alameda do Chalé n 242, Arraias- Marataízes Fone: (28) 99978-8178

E-mail:

Semestre/Módulo: V           Campus/Polo: Marataízes 1037

Dados da Instituição Concedente:

Nome: EMEI Professor Marcelo Gomes Moreira

Endereço: Rua Cajueiro s/n, bairro Cidade Nova-Marataízes Fone:

E-mail:

Área de atuação: ( X  )Educação Infantil       (   )Ensino Fundamental

Supervisor (a) do Estágio: Greycy Almeida Quites

Total de horas realizadas 40 h

Turma/classe/ano  Pré I C Faixa etária dos alunos 4 a 5 anos

Prof.ª da(s) classe(s) Dejanira Soares Machado

Modalidade observação, o (a) estagiário (a) deverá desenvolver uma atitude reflexiva que associe a teoria à prática. Deve buscar subsídios nos diversos campos do conhecimento (disciplina) estudados.

1. Para melhor entender o processo educativo, inicie seu estágio fazendo um levantamento da realidade local, relatando abaixo sobre a comunidade onde a escola está inserida. Quando a escola foi fundada? A comunidade participou da fundação da escola? Como? Qual é a origem do nome dado à escola? Em que região está localizada a escola? Qual é o perfil socioeconômico dos alunos? Quais são as principais atividades econômicas do bairro?

EMEI Marcelo Gomes Moreira está situado a Rua Cajueiro s/n, bairro Cidade Nova, Marataízes. A escola foi fundada no ano de 2006, passando por 2 prédios alugados não tendo capacidade de receber muitas crianças por motivo de pouco espaço. Atendia de 10 a 12 alunos por sala. A comunidade não participou da fundação da escola. O nome foi uma homenagem a um professor desta instituição que foi assassinado.  Está localizada a meio a comércios como: farmácias, lojas, padarias, shopping, supermercados. Atende 140 alunos por dia, de vários bairros com mistura de classe social, sendo filhos de micro empresários e baixa renda. Nossa cidade é litorânea e temos o mar como fonte de renda

2, Descreva os aspectos gerais observados da Sala de Aula. Acesso fácil? Estado geral de conservação do mobiliário e equipamentos (carteiras, lousa, chão, janelas, pintura, cortinas, etc.); Salubridade (ventilação natural/artificial; iluminação natural/artificial; janelas: número, tipo, tamanho; possui infiltrações, etc.); Lousa (localização: visível de qualquer ponto da sala, tamanho, qualidade); Sala ambiente (se for o caso, especificar para que tipo de aula/módulo/disciplina); outros...

É de fácil acesso tanto na entrada da escola, que possui rampa, como na sala de aula, a escola é ampla, com 4 salas grandes, sala de videoteca, banheiros, cozinhas, refeitórios e quadra de esportes, que atende tanto os alunos como também a comunidade. Para fins administrativos conta com uma sala de diretoria e uma sala de professores.

 A escola é nova e está bem conservada, cada sala tem 2  janelas grandes, com bastante iluminação natural, não possui infiltrações, as paredes estão limpas e pintadas. A lousa é nova e grande e é visível de qualquer lugar da sala, a escola tem bastante ventilação

3. Descreva os aspectos gerais relativos aos recursos materiais utilizados na escola. Como são apresentadas as atividades (folhas impressas, de acordo com um livro didático, por instrução, por negociação, etc.?); Como se dá o acesso ao material (facilidades, dificuldades: burocracia falta de verba, má vontade, tempo de antecedência para a solicitação, tipo de solicitação?).

        Folhas impressas. Acesso fácil ao material didático através de ofício com uma certa antecedência

4. O conhecimento dos recursos humanos (pessoal) que compõem a escola levará o estagiário a conhecer a equipe que está mobilizada para que se efetive o processo ensino-aprendizagem. Descreva os aspectos gerais referentes a observações do professor? Primeira fase ou atitude do professor ao entrar na sala (observar gestos, tom de voz, postura, etc...); Linguagem (difícil, fácil, precisa, frases com períodos muito longos etc.); Tom de voz, dicção (fácil entendimento pelos alunos, correção ao falar, expressões utilizadas, etc.); Dinâmica do trabalho (ativa, monótona, etc.); Em situações de atividade em grupo: Professor atende a todas as solicitações de ajuda?  Reajusta sua aproximação conforme o aluno; Tipo de participação que permite ao aluno; Tipo de participação que permite ao aluno fora das atividades em grupo.

        No início da aula juntamente com a professora fazem uma oração, cantam músicas, tudo em tom moderado com linguagem de fácil entendimento. A professora conduz a aula com organização e promove atividades que favorecem o aprendizado, busca formas diferenciadas de ensinar promovendo o lúdico e tornando o ensino prazeroso. Dá bastante liberdade para que todos possam tirara suas duvidas, é muito receptiva.

5. Ainda referente aos recursos humanos, descreva os aspectos gerais observados do comportamento dos alunos. (Idade, número, distribuição por sexo; Obrigatoriedade do uso de uniforme; Postura; Atividades ou trabalhos em grupo: comportamento, divisão do trabalho, formação do grupo (espontâneo, determinado, de que forma?)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com