TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAR LETRANDO: Um desafio permanente

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.164 Palavras (17 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 17

ALFABETIZAR LETRANDO: Um desafio permanente,

Alusai Gonçalves Rodrigues Rossi/alusaigrrossi@hotmail.com.br

RESUMO

Este artigo objetiva compreender os desafios que se colocam para os primeiros anos da educação fundamental em conciliar os dois processos – alfabetização e letramento – na expectativa de demonstrar que apesar dos desafios é possível alfabetizar letrando, é possível assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético e condições de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. Portanto esta pesquisa busca analisar as práticas de alfabetização em nossas escolas, através de fontes bibliográficas e pesquisas de estudiosos que tem discutido a alfabetização na perspectiva do letramento.

Palavras chaves: Alfabetização; Letramento; Desafios.

1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, a alfabetização escolar tem sido alvo constante de controvérsias metodológicas e teóricas, exigindo dos educadores um ritmo intenso de capacitação, que pressupõe uma mudança no quadro da educação brasileira. Em nosso país predominou, durante décadas, o questionamento acerca da eficácia dos métodos de alfabetização.

O domínio do entendimento do que é alfabetizar era o mesmo que investir no ensino da codificação e decodificação de letras, palavras, frases-textos do tipo vovó viu a uva. Essa noção de alfabetização acabou na década 1980, quando alguns estudos sinalizaram para a construção do processo de alfabetização como algo bem mais complexo do que a mera (de) codificação da escrita, pois a aprendizagem dessa modalidade da língua obedece a fases distintas (FERREIRA; TEBEROSKY, 1985).

Segundo Soares (2004), alfabetizar é a ação de ensinar a ler e escrever. Percebe-se que, nessa afirmação, o processo de letramento é um conjunto de estratégias e ações infinitas.

No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se confundem. A discussão do letramento aparece envolto no conceito de alfabetização, o que tem levado a uma inadequada e imprópria síntese dos dois procedimentos. Atualmente é difícil distinguir alfabetização de letramento, conceitos normalmente confundidos pelos professores alfabetizadores, afinal até bem pouco tempo o termo letramento era totalmente desconhecido.

A alfabetização e o letramento, são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo. É isso que a alfabetização e o letramento fazem, além de demonstrar os signos e símbolos, faz com que compreendamos o mundo em que vivemos. Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos podem ser vistos como simultâneos, entendendo que no conceito de alfabetização estaria compreendido o de letramento e vice-versa. 

Para Freire (1980 e 1984), alfabetizar é desenvolvimento da consciência crítica, que é um dos instrumentos primordiais para a emancipação do homem; enfatiza a necessidade de o educador libertar-se, definitivamente, das práticas pedagógicas ultrapassadas e alienadoras e descobrir a importância da busca do conhecimento diário.

Tem sido muito acentuado os desafios da educação, sendo que os números e a realidade revelam, claramente, que não tem sido fácil superá-los. Acreditamos que há necessidade de um esforço conjunto, envolvendo profissionais de formações distintas, mas complementares, que possam colaborar para a elaboração de novas propostas educacionais, que melhor se ajustem ao perfil da população a ser educada Zorzi apud SCOZ et, al, (2003, p 166).

Discutir sobre alfabetização e letramento é premissa para educadores das séries iniciais, sabendo que nesse período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e precisa voltar-se também para os símbolos produzidos pela sociedade como: slogan, placas, rótulos, etc., pois a leitura e escrita são ações sociais, cujos papéis são significativos em nossa sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização e letramento e a contribuição destes a aquisição da leitura e da escrita dos alunos levou-nos a discutir os desafios de alfabetizar letrando e as concepções de alfabetização e letramento.

É necessário "diferenciar com cuidado as crianças com dificuldades de aprendizagem das crianças com dificuldades escolares". Para elas essas últimas revelam a incompetência da instituição educacional no desempenho de seu papel social e não podem ser consideradas como problemas dos alunos. PARENTE e RENÑA- Scoz (1987 op. cit. Sisto 2008)

Saliento as ideias de Paulo Freire (2001) o qual dizia que aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la

Lúria (1988) afirma que a escrita da criança começa muito antes da primeira vez que o professor coloca um lápis em sua mão. A incapacidade da criança em associar a escrita com a leitura pode ser o resultado da não valorização daquilo que ela sabia e praticava antes de chegar ao processo de alfabetização. Sabe-se que muitos pais alfabetizam seus filhos em casa, não utilizando a metodologia da escola, mas metodologias empíricas e aproveitam meios simples e eficazes.

Segundo Soares (2003, p.20), “só recentemente passamos a enfrentar esta nova realidade social em que não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também fazer uso do ler e escrever, saber responder ás exigências da leitura e escrita que a sociedade faz continuamente”.

Fica clara a afirmação de que alfabetização e letramento são processos diferentes, especificidades diferentes, porém complementares, essenciais. O desafio que se coloca hoje para os professores é como alfabetizar letrando? Como conciliar esses dois processos, de modo a assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético/ortográfico e a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.

A missão de alfabetizar letrando exige um trabalho árduo por parte dos professores e de toda a equipe escolar. Embora nossos alunos leiam razoavelmente bem, percebe-se que sentem dificuldades para interpretar textos diversos. Não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar, trata-se de alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com