TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL – PROBLEMA nº1

Por:   •  18/10/2018  •  Monografia  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO FINAL   –   PROBLEMA nº1          Data: 02/10/2018

GRUPO 01

Nome

Papel

RA

Antonio Innocente

Membro

16245789

Elizabeth Almeida

Líder

16025132

Gabriel Grota

Membro

16126179

Gabriela Finotello

Membro

16037798

Guilherme Porto

Redator

15231434

Nathalia Oliveira

Porta Voz

16267916

  1. Introdução, Tópicos de Pesquisa e Plano de Estudo

Desenvolvimento de um projeto piloto em uma empresa que esta implementando o Seis Sigma

  1. Conceitos Relevantes

Das perguntas respondidas, o grupo selecionou as seguintes questões que se enquadram nesta situação problema: 1, 2, 3,4 e 5.

 

  1. Solução

A fim de dar início ao projeto piloto requisitado pelo sócio proprietário utilizaremos o DMAIC. Sendo a primeira fase, a de definição, será de suma importância pois redigiremos a carta de projeto (ANEXO 1) documentado o problema, a meta a ser atingida, diretrizes da equipe e seus membros, os clientes envolvidos, o que eles precisam, quais as restrições do projeto e os desafios que serão enfrentados. A carta do projeto, conterá todas as informações resumidamente para que esta possa ser revista e atualizada com a equipe de liderança. 

Inicialmente então identificaremos os processos centrais da organização, mapeando os mesmo através dos limites funcionais, e também identificaremos os processos de suporte  que são aqueles que fornecem recursos ou capacidades chave que permitem que os processos centrais se desenvolvam, para isso podemos utilizar algumas perguntas chaves como:

  • Quais são as atividades através das quais produzimos valor para nossos clientes e como poderíamos descrever/nomear esses processos de melhor maneira?
  • Quais são as saídas críticas primárias de cada processo que podemos usar para avaliar seu desempenho/capacidade?

Depois de feito isso determinaremos as atividades principais que formam cada processo central, utilizando como modelo o SIPOC, já que esse diagrama oferece uma visão rápida e ampla do fluxo de trabalho, por meio dos elementos: Fornecedor, entrada, processo, saída e cliente. Nos dois primeiros elementos é necessário verificar onde o processo começa, para isso precisamos identificar que materiais, informações ou produtos chaves são fornecidos ao processo, quais desses são absolutamente essenciais, se são consumidos durante o processo ou passados adiante ao cliente e quem fornece essas entradas.Para que o elemento P (Processo) tenha uma melhor utilização é possível utilizar um diagrama de blocos, com cada caixa representando atividades principais ou subprocessos. 

Depois de identificar os processos centrais identificaremos as exigências para os processos, coletando dados sobre o cliente (o que vimos que não foi feito pela clínica e que é de suma importância para entender e desenvolver a estratégia `voz do cliente` e consequentemente alcançar o seis sigma), depois desenvolveremos padrões de desempenho e declarações de exigência, e por último iremos analisar e priorizar as necessidades, avaliando a estratégia por negócio. Para concluir a primeira etapa é importante ressaltar que se trata de um esforço contínuo, e que será necessário utilizar um amplo arranjo de métodos, mesclando ferramentas tradicionais (observação direta como entrevistas e pesquisas de mercado) e ferramentas da nova geração (incluindo avaliar indiretamente as necessidades do cliente pelo seu comportamento versus o que ele diz). Então analisando esses dados a será desenvolvido novos processos para lidar com essas informações, para que possam ser aplicadas a decisões melhoradas e respostas mais eficazes a mudanças e oportunidades. Para identificar as necessidades específicas dos clientes e importante diferenciar as exigências de saída (aquelas que são atributos do produto/serviço final a ser entregue) e as exigências de serviço (diretrizes de como o cliente deve ser tratado durante a execução do processo em si). Sendo também de suma importância se elabore uma declaração de requisitos, que e uma breve porém completa descrição do padrão de desempenho estabelecido, que deverá:

  • Estabelecer uma ligação com uma saída, descrever um único critério ou fator de desempenho, utilizar fatores mensuráveis, possibilitar o estabelecimento de níveis de desempenho aceitáveis, ser detalhada mas concisa e ser validada pela voz do cliente.  

Os passos para elaborar essa declaração são: Identificar a saída ou a situação de serviços, identificar os clientes ou segmentos de clientes, verificar os dados disponíveis sobre as necessidades e reclamações dos clientes, elaborar uma minuta da declaração de requisitos, validar os requisitos (visando também distribuir e comunicar a mesma para assegurar que todos estejam conscientes das expectativas e da medição), e refinar e finalizar a declaração.

E afim de testar essa declaração serão feitos alguns questionamentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com