TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL – SITUAÇÃO PROBLEMA X

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RELATÓRIO FINAL – SITUAÇÃO PROBLEMA X

Grupo: 02

Nome

RA

Papel

  1. Definição do problema

Como a Gestão por Competência pode gerar conflitos internos na organização?

  1. Conceitos Relevantes

Gramigna (2007), gestão por competência tende a ativar a vontade do colaborador no desenvolvimento técnico e do comportamento, usando essa estratégia para conclusão de objetivos. Os seus benefícios vão de tornar o ambiente mais colaborativo, incentivo profissional, valorização e aumento da produtividade.

Competência é tudo aquilo que torna o colaborador apto para exercer tal função que lhe foi designada, gerando vantagem competitiva para o negócio, se estruturando em três eixos sendo eles: conhecimento; habilidade: atitude. Desta forma, as competências são divididas em três partes: Competências organizacionais; Competências técnicas Competências comportamentais.

As organizacionais atuam como um diferencial competitivo para a empresa, pois seu objetivo é ligado ao desempenho. As técnicas são aquelas adquiridas por uma educação de um colaborador, formal ou informal. São treinamentos, cursos, palestras. As comportamentais são parte da motivação, em que a empresa deve colaborar com o colaborador, ajudando-o e assim ele colocando em prática com sucesso seu objetivo.

Para Robbins (2005), conflitos consiste em um processo que se inicia entre duas partes, e uma delas percebe que a outra lhe afeta de certa forma. Ainda para o autor , existem três formas de interpretar o conflito , sendo elas a visão tradicional que enfatiza o conflito como parte de um princípio de que todo conflito é ruim, desta maneira, o mesmo pode ser visado com uma difusão resultante de alguma falha de comunicação dentro da organização, bem como a falta de confiança entre os colaboradores e o fracasso dos executivos em atender as necessidades de seus funcionários; Visão de Relações Humanas salienta que conflito é uma ocorrência natural presente entre os grupos de indivíduos e nas organizações, que por sua vez pode acarretar a consequências benéficas, o desempenho do grupo; Visão Interacionista mantendo constantemente uma curta porcentagem conflito para que desta maneira o grupo continue autocrático e criativo. (Robbins 2005)

Robbins (2005), enfatiza que o conflito abrange estágios dentre eles; a Oposição e Incompatibilidade que consiste na presença das condições que criam oportunidades para o seu surgimento ; Comunicação representando as forças opostas que surgem das dificuldades de erros de compreensão e do “ruído” dos canais de comunicação, diferentes conotações das palavras, trocas insuficiente de informações, servem de obstáculos, dando altas condições para que o conflito aconteça; Intenções, cognição, personalização , comportamento e consequências também fazem parte dos estágios do conflito.

Os conflitos tendem a ter resultados negativos tanto como positivos, mas claramente dependendo de vários fatores, tais como os efeitos positivos que consistem em despertar sentimentos, fazendo com que as vezes busquem efeitos mais eficazes para organização e os negativos que provocam consequências indesejáveis para o colaborador, causando frustrações e momentos de tensão afetando o desempenho dos indivíduos. (Chiavenato 2004)

Desta maneira, administradores deveriam interpretar os conflitos como um ponto que pode ser benéfico para sua empresa, ouvindo e planejando uma estratégia diferente para cada caso diferente, para que assim seja realizada a solução de cada situação da melhor forma.

A comunicação organizacional é a que ocorre dentro das empresas, e é altamente necessária para que haja equilíbrio, organização e integração entre os setores, como marketing e recursos humanos, que exercem atividades de comunicação. A comunicação interna acontece pela administração e adesão do gestor, que deve estar focado e priorizar a produtividade, melhorias, bem-estar e comunicar-se com seu público alvo.

Vale salientar que a comunicação interna se propõe a favorecer o desenvolvimento e manutenção de um clima produtivo, através da motivação dos colaboradores, proporcionando assim o cumprimento de metas da estratégia organizacional. Ela pode ser definida como um processo comunicativo pelo qual se cria, desenvolve a instituição.

Um grupo se caracteriza quando há duas ou mais pessoas e que possuem um determinado objetivo ou características em comum, interdependentes e interativos, buscando o mesmo objetivo. Sendo eles formam ou informais. Formais são aqueles que possuem características dentro da estrutura organizacional. Já as informais são aquelas que não possuem estrutura formal, ou seja, foram criados naturalmente dentro do ambiente de trabalho, que veio através de uma resposta a necessidade de interação social dos individuas a ela associados.

Dentro do contexto da organização pode-se ter ainda a criação de grupos sendo eles: de comando, de tarefa, de interesse e de amizade.

No caso estudado abordamos dois destes grupos, o primeiro grupo de tarefas, onde são formados a base de atingir um objetivo desejável e por assim completar a tarefa o qual foi atribuída, porém este grupo não possui restrições hierárquicas, ou seja, ele pode ultrapassar os níveis superiores.

O segundo grupo estudado é o grupo de interesses, é basicamente formado por um grupo de pessoas que por sua vez tem os mesmos interesses em comum de acordo com um determinada área, setor, meta ou objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com