TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DA ORGNIZAÇÃO E DO SETOR DE ATUÇÃO

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Pamela Fernandes

RELATÓRIO PARCIAL DA ORGNIZAÇÃO E DO SETOR DE ATUÇÃO

E

RELATÓRIO PARCIAL SOBRE O OBJETO DE INTERVENÇÃO

Belo Horizonto

2021


1. Diagnóstico Empresarial

2. Identificação do Setor de Atuação da Empresa

2.1. Organograma do Setor

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

Faço parte do setor financeiro e de marketing:

[pic 16]


2.2. Identificação de Atividades Desenvolvidas

O meu papel na empresa é organizar as finanças de modo geral, ter o controle de contas a pagar; fazer fechamento de caixa, conferir recebimentos de cartão; etc. Além disso, fico responsável pela área do marketing. Sou eu que controlo as redes sociais da empresa como Instagram e Facebook. Faço o cronograma de postagens semanais, desenvolvo tamplates de divulgação da loja e atuo como modelo para mostrar as peças que são vendas na loja. Ademais, faço o atendimento dos clientes que nos procuram através do WhatsApp e Direct.

[pic 17]

        


3. Levantamento de Necessidades

A quarentena intermitente e a incerteza de abertura do comércio acabou por atrapalhar um pouco a de vestuário, já que, tal seguimento não é considerado bem essencial. Mas este fato motivou a Janaina Modas a correr atrás de inovações. Hoje, a empresa deixou de ter contato com os clientes apenas pela loja física e possuem contato com eles no ambiente digital, além de estar presente nas redes sociais.

3.1. Descrição da Necessidade Identificada

O maior desafio, no entanto, é fazer a gestão em digital e ter conhecimento das ferramentas corretas, porque na Janaina Modas há apenas um colaborador que cuida da presença da organização na internet, pois a empresa ainda não gera um faturamento significativo para terceirizar um profissional especializado na área.

Atualmente a empresa trabalha com três plataformas digitais o Instagram, Facebook e no WhatsApp Business. Porém não de uma forma tão abrangente e elaborado, pois nas mídias sociais a empresa optou por atrair mais o público feminino, na qual, fizeram pesquisas e viram que para o seguimento da loja o público feminino está mais antenado as redes sociais. Fato este que restringe muito o público virtual e pode ser um impasse para a empresa em relação ao crescimento nas mídias já que a loja física trabalha com outros tipos de público além do feminino.

A loja basicamente usa o marketing para mostrar as novidades que chegam na loja e fazer contato com o cliente caso queira que mande foto de produtos específicos ou alguma informação a mais. Não fazem muito o uso de vendas online por não trabalhar de maneira estruturada a parte de vendas online da empresa. Dessa forma, trata-se de um marketing digital bem escasso e que necessita de melhorias.

A loja não apresenta site de vendas e parcerias. Faz o atendimento dos clientes via mensagem de texto pelo WhatsApp ou Direct, pois tem a preferência pelo atendimento direto.  

3.2. Apresentação da Importância da Necessidade Identificada

Atualmente, a presença digital é tão importante quanto a presença física para o cliente. A forma como a empresa se posiciona nas mídias sociais, site ou mesmo blog influencia na imagem que a marca passa para o consumidor final. Além disso, estar presente na redes sociais possibilita fidelizar e atrair cada vez mais clientes.

Outros ponto importante da necessidade da Janaina Modas dedicar mais nas mídias sociais são os inúmeros benefícios que podem gerar para o crescimento da empresa, como:

  • Permitir uma comunicação mais rápida com o público-alvo;
  • Dar maior visibilidade para a loja;
  • Aumentar nas vendas e lucratividade;
  • Trair mais clientes

Uma empresa que não tem visibilidade permanece estagnada no mesmo lugar. Atualmente, há um maior necessidade do consumidor conhecer a empresa e saber o que é ofertado sem precisar estar de fato no ambiente físico.


4. REFERENCIAL TEÓRICO  

Sair da zona de conforto é uma ação importante para o crescimento de qualquer empresa. Se tempos atrás ter um perfil no Instagram ou em um site, usar um e-mail corporativo e outras ferramentas e estratégias de marketing digital, poderiam ser consideradas grandes diferenciais no mercado, hoje, essas são apenas a base para o que está acontecendo.

4.1. Marketing Digital e a Internet

A evolução da internet trouxe novas vertentes e possibilidades ao próprio Marketing Digital. Isso porque hoje em dia, com o universo interativo e repleto de informações vivido na web, o consumidor deixou de ser passivo e passou a ser altamente crítico, se relacionado apenas com marcas que demonstram autoridade e credibilidade no mercado. Para Torres, Cláudio (2009, p. 61):

A internet se tornou um ambiente que afeta um marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa seja na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Para isso é preciso investir no conteúdo, isto é, conquistar clientes e gerar confiança por meio do valor da informação relevante.

Ao longo dos anos a internet foi se aperfeiçoando e sofrendo rápidas transformações, tornando-se um diferencial de invenção Além disso, ela possibilita às pessoas interagirem e expressar suas opiniões, fato este, que o marketing tradicional não abria espaços, sendo produzido de forma coletiva, o cliente era apenas mais um em meio aos outros.

“Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação especialmente a internet, o marketing interativo evolui para o marketing eletrônico ou e-marketing, também conhecido como marketing digital, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos – por exemplo, a internet -, em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida.” (LIMEIRA, 2010. p. 10, Grifo do autor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (917.2 Kb)   docx (782.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com