TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

Curso de Tecnologia em Processos gerenciais

POLO: UNIA 

ACADÊMICO: GEANE JOSE DOS SANTOS – RA: 6002805326

TUTOR A DISTÂNCIA: LUCIANO QUEVEDO

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

SANTO ANDRÉ - SP

ABRIL, 2017


ACADÊMICO: GEANE JOSE DOS SANTOS – RA: 6002805326

TUTOR A DISTÂNCIA: LUCIANO QUEVEDO

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 PROCESSOS GERENCIAIS do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

SANTO ANDRÉ - SP

ABRIL, 2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        6

2.        PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO        7

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        8

3.1        PONTOS FORTES        8

3.2        PONTOS FRACOS        8

3.3        OPORTUNIDADES        9

3.4        AMEAÇAS        9

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXO I        11


INTRODUÇÃO

Caro Tutor Luciano,

A análise desenvolvida para o PROINTER/2017 (Faculdade Anhanguera) foi realizada no campus Santo André/SP, a Realização da entrevista foi efetuada com a Empresa TATHY CESTAS E CHOCOLATES, que atua há 5 anos no Ramo Alimentício localizada na rua Miguel Calmon nº 16A, vila Guarani, Santo André- SP, tendo o objetivo analisar melhorias continuas para a empresa, visto que é um setor muito competitivo no mercado atual.

Com a participação da Gerente Tatiane Conceição Santos, aprendendo como aproveitar a crise financeira para alavancar nas vendas de chocolate. Priorizando a qualidade, criatividade e o melhor preço da região.

Essa empresa vai te deixar com água na boca!

Boa leitura.


RELATÓRIO DA ENTREVISTA

      SHOUR, Robert H. Ética empresarial.4. ED. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Em uma de suas citações afirma que a reputação de uma empresa é construída e mantida por suas condutas no ambiente interno e externo é notável que o empreendedor entrevistado se preocupa com sua reputação quando deixa claro a importância de entregar para seu cliente o que foi proposto, visando em melhorias no produto sem alterar a qualidade do produto.

      Considerando que o pais vive uma onda muito boa de desenvolvimento e crescimento, embora boa parte da economia mundial não esteja boa, as oportunidades sempre estão surgindo, basta o empreendedor ter o seu “radar” ligado e apurado ás favorabilidades na abertura de novos negócios. (José Carlos Assis Dornelas, 4ºedição2008).

      Assim como Dornelas afirmou é possível notar que a empreendedora aproveitou em vários momentos de sua vida as oportunidades que o mercado lhe oferecia, um destes momentos cruciais foi quando perdeu seu emprego como Cuidadora de Idosos e passou a empreender a empresa no ramo alimentício, outra  vez a empreendedora se surpreende quando após um período de altas vendas de chocolate suas vendas caem desastrosamente, e a mesma utiliza recursos próprios para alavancar nas vendas, usando sua criatividade e elaborando produtos caseiros não disponibilizados ainda no mercado mas com ótima aceitação pelo clientes e retoma suas vendas.

 

  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Um olhar crítico de um empreendedor é enxergar longe, estar preparado para cair e levantar, tomar decisões no momento certo, buscar ferramentas certas.

Preocupar-se em ser ético respeitando o espaço do outro, ser ambicioso, ter vontade de crescer, inovar, acompanhar o mercado, não ter medo de crescer, liderar com criatividade, preservando valores e princípios morais. Acredito que hoje muitas empresas são abertas e fechadas rapidamente por falta de instrução de seus empreendedores, mal preparados para a crise ou para o pico de vendas, os empreendedores buscam lucro, mas não buscam conhecimento, onde acabam ficando desnivelado com relação a concorrência. Vejo que o difícil hoje não é abrir uma empresa, mas sim mantê-la em árduo funcionamento, não se pode pensar sozinho, crescer sozinho, ter medo de compartilhar experiências, é preciso olhar para frente, não buscar apenas soluções chamadas como “tapa-buraco”, mas se planejar, organizar, se preparar para o positivo e o negativo. Observamos que a ética é baseada em uma cultura, temos que estar atento ao tipo de cultura que estamos criando dentro da empresa, isso pode construir uma reputação em dias, ou destruir uma reputação de anos.


  1. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

Este artigo mostra a importância da analise SWOT (Stengnts, Weaknesses, Opportunities e Theats) no planejamento estratégico nas organizações, auxiliando os administradores a tomarem decisões mais coerentes. As técnicas como a de conhecer o seu inimigo, existentes desde os primórdios da humanidade, tem se mantido como uma das principais técnicas estratégicas para se alcançar o sucesso até nos dias atuais, a competitividade como fator impulsor da vitalidade das organizações, pois, as estimulam a ter planejamento. A análise SWOT, trata dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças nas empresas, afim de que a empresa tenha percepção da sua realidade diante do mercado que está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (655 Kb)   docx (488.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com