TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Comercial

POLO: Taboão da Serra - SP

ACADÊMICO: AMANDA CARVALHO GOES – RA: 7793793292

TUTOR A DISTÂNCIA: GISELE MOURA CASTRO 

CLAUDINEI SARCHESI

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

AMANDA CARVALHO GOES – EMBU DAS ARTES - SP]

05/2017


ACADÊMICO: AMANDA CARVALHO GOES – RA: 7793793292

TUTOR A DISTÂNCIA: CLAUDINEI SARCHESI

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Comercial do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

AMANDA CARVALHO GOES – EMBU DAS ARTES - SP]

05/2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        4

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        5

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1        PONTOS FRACOS        6

3.2        PONTOS FRACOS        6

3.3        OPORTUNIDADES        6

3.4        AMEAÇAS        6

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

ANEXO I        9


INTRODUÇÃO

Sabemos que ser um empreendedor não é uma tarefa fácil. Muitos acham que abrir uma empresa é fácil e realmente é.

O que muitos não sabem é como é difícil se manter no mercado, e driblar os obstáculos que irão aparecer ao longo se sua caminhada.

O empreendedor deve estar atendo as mudanças de cenários, ter uma visão de futuro para que não acabe se tornando obsoleto.

É uma tarefa difícil se manter com a concorrência, impostos entre outros desafios que aparecem no dia a dia. O verdadeiro empreendedor persistente e  que não desiste jamais, pois acredita em sua capacidade, e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais. Não fica esperando a cair do céu a oportunidade . Ele tem olhos para o futuro, sendo capaz de investir todo seu tempo na realização de seus sonhos.buscando sua identidade  e sua independência.

Sendo assim, vamos fazer uma abordagem sobre o tema empreendedorismo, apresenta a idealização pela visão de um empreendedor apresentando conceitos e mostrando como podemos aproveitar as oportunidades.

 

  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Como muitos empreendedores, o entrevistado levando em consideração ao sonho que surgiu durante o tempo de colégio, viu a oportunidade em uma informação que lhe foi solicitada e usando as habilidades que tinha, ele teve visão de futuro, criatividade, determinação e foco, ele iniciou seu sonho, seu projeto para alcançar sua independência.

De acordo com o empreendedor, ele queria ser um diferencial no ramo da fotografia, sempre visando dar aquilo que seu cliente buscava, alem da satisfação em atender suas necessidades. Com isso, Segundo definição de Barreto (1998) “empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada”, assim Barretos enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos.

Outra definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe que “empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE (2009) o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades.

Segundo os conceitos apresentados, ele soube aproveitar a oportunidade que apareceu e com as habilidades que já possuía montou inicialmente seu empreendimento na informalidade e 3 anos depois, após se estabelecer no mercado conseguiu abrir a empresa saindo assim da informalidade.


  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo oferece a quem vai empreender a ideia de auto realização. A realização de um sonho, a conquista da liberdade, pois você deixa de ter um patrão para se tornar seu próprio chefe, onde você é quem toma as decisões e faz seus horários.

Porém, ser dono de seu próprio negócio, ser responsável pelas escolhas deve saber administrar o tempo. Pois o lucro da empresa depende do empreendedor. Desta forma, segundo Dornelas (2008) “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, e antecipa os fatos e tem uma visão futura da organização”, já para Chiavenato (2004), “o empreendedor é uma pessoa que inicia e opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades  e inovando continuamente”.

Para a pessoa que deseja ser um empreendedor, utiliza uma ideia, transforma e coloca-la em prática, fazendo assim sua realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com