TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia Em Processos Gerenciais

POLO: CAPELA DO ALTO

ACADÊMICO: Rozicleide dos Santos Marques– RA: 5265379816

TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende

Antônio Joao Ferreira

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Capela do Alto – São Paulo

Maio de 2017


ACADÊMICO: Rozicleide dos Santos Marques – RA: 5265379816

TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

Capela do Alto – São Paulo

Maio de 2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        4

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        5

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1        PONTOS FORTES        6

3.2        PONTOS FRACOS        7

3.3        OPORTUNIDADES        7

3.4        AMEAÇAS        8

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

ANEXO I        10


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com a contribuição de um empreendedor que atua na área do varejo a muitos anos que respondendo ao nosso questionário pode dividir com a gente sua experiência  nos fazendo entender vários pontos do empreendedorismo.

O termo empreendedor vem da frança e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.

Quando se fala em empreendedorismo esta se falando de desenvolvimento de competências e habilidades. Significa realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é crucial para o crescimento de um país estimulando o conhecimento constante, parte financeira e tecnológica e mudando a vida da população trazendo qualidade de vida. Para possibilidade de sucesso de um empreendedor não basta ter apenas dom, é muito arriscado, deve se haver planejamento contando com a criatividade que trás produtos diferenciados se destacando perante a concorrência.

  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

A entrevista feita com empreendedor foi de grande valia, nos fazendo aprender com a experiência do próximo de uma forma geral. Da para perceber que não há uma fórmula para o sucesso e sim perseverança, muito trabalho e dedicação. No caso dele se sobressaiu à vocação para o ramo do comercio e deu certo. Hoje, no mercado há bastante tempo, e com sucesso fruto de muito trabalho, tem conseguido driblar a oscilação do ramo.

A administração é um dom, mas com conhecimentos adquiridos como estudos, fica muito mais fácil de progredir, faz se necessário planejamento, acompanhamento com profissionais da área do empreendimento, para que haja o mínimo de erros possíveis.

Fazer um planejamento é muito útil, bem melhor do que apenas arriscar. Conhecer o ramo que vai atuar, os concorrentes, os valores que vão ser gastos para suprir a necessidade dos seus clientes, a qualidade dos fornecedores o risco que corre. Afinal, todo negócio tem riscos e queremos esta o mais longe possível deles. O plano de negócios é de grande importância para conhecermos nossas forças e fraquezas e com isso nos antecipar com as estratégias para sair dos problemas. Para isso se tem o chamado SWOT para nos auxiliar e direcionar, que nada mais é que uma ferramenta estrutural da administração com a finalidade de analisar ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para melhorar seu desempenho no mercado. Onde constam, pontos fortes e fracos como localização, saber qual o público alvo a ser conquistado, ter um bom atendimento, um bom relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. Como também a falta de profissionais preparados, má localização, preços altos, mau atendimento, ameaças, oportunidades, entre outros.


  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

O crescimento da competitividade no mundo dos negócios cobra das empresas estratégias para os negócios como o empreendedorismo, estratégias que podem levar a empresa ao sucesso. O empreendedorismo busca oportunidades de negócios, onde há constantemente coisas inovadoras, com tecnologias cada vez mais avançadas fazendo aumentar assim a competitividade. De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar de forma incessante novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor.

 O empreendedorismo é algo antigo que vem se inovando a cada minuto. No Brasil começou a se desenvolver na década de 90 e só vem crescendo. O empreendedor é um empresário que possui perseverança, tem energia, fixa metas e faz de tudo para alcançá-las. É inovador e criativo e principalmente conhece e gosta do que faz. Ele deve ter visão e perceber as oportunidades. Suas atitudes no empreendedorismo devem esta voltada para um todo, atitudes estas que são primordiais para um objetivo bem sucedido. Conforme SEBRAE (2007), hoje os empreendedores já não são vistos apenas como provedores de mercadorias desinteressantes e que são movidos unicamente por lucro em curto prazo. Na verdade eles assumem risco que são necessários para empresa. São quem geram empregos, que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. O empreendedor tem a capacidade de enxergar objetivos claramente e elaborar planos para atingi-los em prazo pré-estabelecido, tendo a capacidade de identificar oportunidades nos locais mais improváveis. Ele corre risco mesmo sabendo as chances de darem erradas suas apostas, sabe elaborar projeto e colocar em prática. O empreendedor é papel importante na empresa. Sabemos a importância do empreendedorismo como estratégia de negócios, é importante no desenvolvimento e crescimento para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com