TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

POLO: São Bernardo

ACADÊMICO: Maria Helena de Freitas – RA: 2600737578

TUTOR A DISTÂNCIA: Luciano Quevedo

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

São Bernardo do Campo - SP

04/2017


ACADÊMICO: Maria Helena de Freitas – RA: 2600737578

TUTOR A DISTÂNCIA: Luciano Quevedo

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Financeira do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

São Bernardo do Campo - SP

04/2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        5

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        6

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1        PONTOS FORTES        7

3.2        PONTOS FRACOS        7

3.3        OPORTUNIDADES        7

3.4        AMEAÇAS        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        9

ANEXO I        10


INTRODUÇÃO

Existem muitos livros e artigos que falam sobre o empreendedorismo, segundo Dolabela (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”. E hoje em dia ele está muito associado à criação de novas empresas, gerando novas oportunidades de trabalho, essencial para desenvolvimento econômico do mundo.

Com a geração de novos empregos, a população começa a ter mais renda, com isso começa a injetar mais dinheiro no comércio, que por sua vez, gera mais empregos e assim o dinheiro começa a circular e a economia do país começa a crescer.

Para Dolabela “(...) não há outra saída para qualquer nação que queira desenvolver-se, a não ser através do espírito empreendedor de seus cidadãos.”

Uma ação leva a outra: Empreender, gerar empregos, aumentar renda, aumento do consumo de produtos e serviços, geração de novos empregos.

   Esse trabalho procura mostrar a importância do empreendedorismo na geração de economias para o país. Através da entrevista com o empreendedor Sr. Douglas Silveira, que conta como começou o seu próprio negócio, quando resolveu usar seu conhecimento e sua força de vontade para se tornar um empreendedor no ramo de automóveis. Ao ficar desempregado viu ali a chance de mudar de vida, conseguir sua liberdade profissional, pessoal e financeira.


  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Na entrevista com o empreendedor Sr. Douglas Silveira, ele diz que com a experiência e capital adquirido durante anos de trabalho com vendas de automóveis (em concessionárias), viu em certo momento a possibilidade de montar sua própria empresa, e hoje é proprietário de uma multimarca em SBC, e já busca empreender em novo ramo de negócio.  Para Maria Inês Felippe – Mestra em Criatividade e Inovação Aplicada, “A profissão empreendedor não é fruto do nascimento ou herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. É própria de uma sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual”.

Em outro momento ele também diz que através do contato com pessoas, na academia que freqüenta há alguns anos, percebeu a preocupação que muitos tinham, não só em fazer exercícios, mas, que gostariam de ter uma alimentação mais saudável e que fosse algo fácil e rápido de preparar. Ele resolveu conhecer o que existia no mercado que pudesse ajudar essas pessoas a se alimentar melhor, e decidiu abrir um “Espaço Vida Saudável” em Santo André, e já pensa em vender franquias de sua empresa.

Segundo o pensador Joseph Schumpeter (1950) “Empreendedor é a pessoa capaz de converter uma nova idéia ou invenção em uma inovação de sucesso”.

Ele fala na entrevista que como empreendedor é necessário muita dedicação, muitas horas de trabalho e estar sempre à frente de seus negócios, administrando, controlando e se aperfeiçoando. Isso tem muito a ver com o que disse Idalberto Chiavenato “O empreendedor não deve apenas saber criar o seu empreendimento. Deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administra, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio.”                    

  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

 Empreendedorismo - Empreender – Empreendedor (entrepreneur) – Vem do francês, significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

Schumpeter (1999) “Empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações.”

Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com