TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PIM II - GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  12/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 8

                                [pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

PIRAPORA/2020

Nº.

NOME

RA

01

MARALINE BEATRIZ DE ÁVILA LOPES

2077282

02

03

04

05

06

Estudo de caso da Empresa RAOS Drograria e Perfumaria Eirelli

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), apresentado como exigência parcial para conclusão do 2º Bimestre do Curso Superior de Gestão Financeira, Universidade paulista - UNIP, Polo Pirapora/MG.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento e fundamentação teórica com base em estudos relativos às disciplinas ofertadas no bimestre.

Por meio de um estudo de caso, serão abordados os principais aspectos micro e macroeconômicos da empresa escolhida, RAOS Drogaria e Perfumaria Eirelli, inscrita sob o CNPJ:24.958.011/0001-47, assim como sua gestão de recursos materiais e patrimoniais e as técnicas de matemática utilizadas.

A análise de dados se dará mediante a coleta de dados secundários para fomentar o estudo relacionado ao Estudo de Caso. Além disso, será realizada uma abordagem sobre o ambiente de mercado em que a empresa esta inserida em nível de desenvolvimento econômico, com ênfase na relação demanda e oferta, condições de infraestrutura, aspectos como inflação e de câmbio na sua região, analisando suas principais implicações para a gestão de seus negócios.

Os processos de gestão de recursos materiais e patrimoniais terão ênfase para a gestão de estoques devido ao seu grau de importância e, consequente, interferência no desempenho de setores como o financeiro, vendas e administrativo.

Posteriormente, serão apresentadas as principais técnicas de matemática aplicada utilizadas pela empresa que é objeto deste estudo.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A empresa RAOS Drogaria e Perfumaria Eirelli é uma grande rede varejista de produtos farmacêuticos localizadas no interior do Estado de Minas Gerais, mais conhecida como Rede de Drogarias Cristina, com mais de 30 anos de atuação. Possuem 16 unidades, distribuídas em 08 cidades, que apresentam infraestrutura moderna e informatizada, oferecendo medicamentos de alta qualidade e produtos de higiene, limpeza e outras opções para conveniência.

Sua matriz opera na cidade de Pirapora/MG, onde existem 03 unidades que atendem uma população de 56.428 habitantes, PIB per capta de R$32.391,70, segundo dados do IBGE 2017/2019. 

Mesmo havendo uma forte concorrência no mercado, a RAOS tem se sobressaído devido a sua eficiência na entrega a domicílio, variedade de produtos, política de valorização do consumidor, horários estendidos e responsabilidade social. Somente no município de Pirapora há 20 concorrentes diretos de uma média total de 130 distribuídos nas cidades onde está instalada.

Para a microeconomia, seu valor é extremamente significativo empregando mais de 400 colaboradores. Por ser a maior e mais atuante rede de drogarias na região, a RAOS Drogaria e Perfumaria Eirelli tem alto poder de negociação com os fornecedores, comprando mais barato que a concorrência e, consequentemente, vendendo mais barato ao consumidor final.

A RAOS Drogaria e Perfumaria Eirelli utiliza-se de marketing de relacionamentos e sociais com foco na família e também no fortalecimento do conceito de empoderamento feminino, objetivando realçar a variedade da beleza feminina. Neste caso são promovidos cursos de maquiagem, cuidados com os cabelos, modelagem de sobrancelha, cuidados com a pele e análise capilar.

Há um trabalho dedicado à saúde das comunidades nas quais está inserida, promovendo importantes campanhas de prevenção de doenças que envolvem ações como medição de glicose, aferição de pressão arterial, além de muitas outras iniciativas para promover a saúde.

Na macroeconomia, com a economia globalizada gerando grandes transformações no setor farmacêutico a tendência tem sido as constantes fusões e aquisições das empresas deste ramo que a cada dia mais vem buscando alianças para conquistar maior vantagem competitiva e atingir maiores mercados. Conforme Rocha (2001). Seguindo essa linha a empresa RAOS, buscou recentemente conquistar vantagem competitiva através da ampliação de seu portfólio de produtos de marca própria, como Sveda, Flock Baby e Borg. Aderindo a parcerias com fornecedores de escalas nacionais e grupos de associados (ASSIFARMA) que vem gerando maior eficiência nas atividades de distribuição e marketing, ampliando sua participação no mercado.

De acordo com o IMS (2006), a indústria farmacêutica é composta por mais de dez mil empresas, sendo que somente as oito maiores empresas contribuem com cerca de 40% do faturamento mundial. Segundo Relatório de Análise Setorial da Gazeta Mercantil (2002), apenas cem dessas empresas são responsáveis por cerca de 90% de todos os produtos farmacêuticos produzidos e destinados ao consumo humano, atendendo cerca de 50% do mercado mundial, o que pode tornar o mercado mais competitivo, necessitando que as indústrias busquem desenvolver novas estratégias de parcerias com distribuidores e varejistas, como é o caso da RAOS.  

Minas Gerais é o Estado onde a indústria farmacêutica mais cresce no Brasil, segundo apontamento do IBGE, na última Pesquisa Industrial Anual, divulgada em 2018. Os fabricantes de produtos farmacêuticos e farmoquímicos localizados em Minas Gerais tiveram uma receita líquida de R$ 3,18 bilhões, um crescimento de 15,44% em relação ao ano anterior. O crescimento supera todas as unidades da federação pesquisadas, incluindo São Paulo, maior produtor nacional

Para a RAOS, a combinação de tendências globais com o contexto local torna a audaciosa expectativa realizável. O aumento na expectativa de vida, maior preocupação da população com a saúde, crescimento do mercado de genéricos e avanços da biotecnologia impulsionam o crescimento do setor globalmente. Estudos da consultoria Delloitte (Global Life Sciences Outlook) estimam que o gasto total com medicamentos no mundo atingirá 1,2 trilhões de dólares em 2024. A cifra traduz uma taxa de crescimento anual esperada de 6,4%, que é 06 vezes superior ao crescimento verificado entre 2011 e 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (237 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com