TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DE PODER NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Andreia Maria Pedro Salgado, Administração II – Aula 07 – Poder nas Organizações, Youtube, 24 de mar. de 2017.

RELAÇÃO DE PODER NAS ORGANIZAÇÕES

WESLEY FELIPE GOIS GIACOMINI

RGA: 2019.1405.011-8

Poder é a capacidade de alguém ou alguma coisa influenciar outra, isto é, a capacidade de mudar as atitudes ou comportamentos dos indivíduos ou grupos. O poder é composto pela força (refere-se ao uso ou ameaça de coerção física, e essa, pode ser instrumentalizada por meio de arma.),  autoridade formal (poder baseado na compreensão de que determinada pessoa ou grupo tem o direito de exercer influência em virtude de sua posição na organização, Exemplo: o chefe) e a influência ( habilidade para afetar as decisões e ações de outros, mesmo não possuindo autoridade ou força para assim proceder), o poder está muito ligado a capacidade de influenciar a liderança. É influente um indivíduo que consegue modificar o comportamento dos outros sem ocupar um cargo público ou privado, e sem utilizar nenhuma forma de coerção física.

Os diferentes tipos de autoridade são a autoridade burocrática ou racional-legal que são baseada no cargo ou posição formalmente instituída, é a autoridade investida no cargo que o indivíduo ocupa; a autoridade tradicional que é baseada na crença, normas e tradições sagradas e que as pessoas obedecem em virtude da tradição, sem necessidade de legislação; e a autoridade carismática que é baseada nas qualidades pessoais excepcionais do indivíduo (líder), a obediência dá-se em função do carisma (imagem de notável sabedoria, invencibilidade ou santidade).Na prática os três tipos de autoridade são pouco comuns, e de modo geral aparecem combinados.

Quando se fala de poder é preciso falar de dominação, a dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente a existência de um quadro administrativo nem á de uma associação; porém certamente – pelo menos em todos os casos normais – a existência de um dos dois.

A dominação aparece muito nas estruturas hierárquicas principalmente as mais tradicionais que exercem o poder de cima para baixo (uma estrutura piramidal), essa dominação é legitimada pelo cargo. Poder e controle estão ligados na organização, o funcionamento da organização está condicionado ao conjunto de relações de poder, e na tentativa de reduzir as tensões destas forças são desenvolvidos mecanismos de controle. O controle organizacional é um controle instrumental, que lhe permite intervir sobre seu entorno como ator coletivo.

As fontes de poder são, poder da recompensa, o influenciador tem a capacidade de recompensar o influenciado; poder coercitivo, lado negativo do poder da recompensa, baseado na punição; poder legitimo, influenciado reconhece que o influenciador tem o direito legal de exercer a influência; poder da competência, crença de que o influenciador tem o conhecimento especifico ou competência relevante que o influenciado não tem; poder da referência, o influenciado deseja ser parecido ou se identificar com o influenciador. O poder do líder envolve, além da manutenção da subordinação do grupo, a tomada de decisões cotidianas, a característica mais importante da liderança não está na influência, mas como se influencia os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com