TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA A PROCURA DA FELICIDADE

Por:   •  16/11/2021  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

A PROCURA DA FELICIDADE

MUCCINO, Gabriele – A Procura da Felicidade – The Pursuit Of Happyness – EUA – 2006 – Drama – 1h57min.

Por Antônio Carlos de Oliveira - Aluno do Curso de Administração – ADN0102, da UNINORTE – Laureate International Universities – Manaus/AM.

O filme “A Procura da Felicidade”, ambientado nos anos 80 (oitenta) tem a proposta superior de demonstrar que com foco, determinação, coragem, senso de responsabilidade e trabalho é possível, a todo ser humano vencer suas dificuldades e limitações.

Baseado em fatos, da vida real do cidadão americano Chris Gardner (Will Smitt), um promissor corretor da bolsa de valores americana daquela década, que depois de findo o seu curto período 6 (seis) meses de estágio não remunerado, consegue um emprego como corretor e, dessa experiência chega ao topo da cadeia capitalista do mercado financeiro americano, quando abre sua própria corretora.

Mas para justificar os adjetivos listados no primeiro parágrafo desta resenha é necessário esclarecer que o drama não é tão simplista, quanto pode parecer, segundo o que fora exposto no segundo parágrafo. Isto porque, em meio ao tempo focal da narrativa (vide tempo sugerido no segundo parágrafo), o protagonista, ao lado de seu filho vivenciam experiências que justificam a defesa dos adjetivos apresentados.

Chris Gardner e seu filho, durante a crise financeira americana dos anos 80, calcada na má gestão do dinheiro público, que revelou elevado nível de desemprego no país à época, em meio ao processo de separação conjugal, e depois de despejados de sua casa são forçados a viver em situação de quase mendicância, hora dormindo em abrigos, hora em banheiros e transportes públicos e comendo do pouco que as vendas que ele realizava lhes poderia oferecer.

A falta de perspectiva financeira, considerando que seu último negócio ( venda de aparelhos de densidade óssea) não vinha prosperando induz Chris Gardner a embarcar numa busca por espaço e dignidade na sociedade. E já quase desvalido de todas as suas economias e perspectivas compromete seus últimos recursos em uma formação para o ramo de corretor.

Neste ponto, o filme é motivacional por excelência e destaca a valorização da educação como meio e processo de se alcançar planos e objetivos intangíveis. Tanto que Chris Gardner não deixa de conduzir seu filho todos os dias para a escola-creche e, ele próprio se lança neste desafio de estudar.

Na narração é possível destacar também a experiências do protagonista frente às situações de preconceito muito evidentes naquela sociedade, e por que não dizer muito real e atual como todo, e desnecessário ser dito aqui. Basta um olhar crítico para a situação econômica mundial, que muito protagonistas como o do filme resenhado serão revelados à nossa obscura visão.

É preciso perseverar e não desistir ao primeiro obstáculo. Esta pode e deve ser a mensagem a ser gravada em nossa memória após assistir ao filme, que nos revela o quanto podemos promover por nós e por aqueles pelos quais somos responsáveis.

ANEXO

REFERÊNCIAS:

• MUCCINO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com