TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO I DO LIVRO GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  2/9/2021  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO I DO LIVRO GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

1. Dados sobre o autor:

Nascido em Viradouro, interior de São Paulo no ano de 1936, Idalberto Chiavenato é um conceituado auto brasileiro, graduado em filosofia, direito e pedagogia, tendo especialização em psicologia educacional e com doutorado em administração pela City University of Los Angeles-CA. Autor da qual as obras se estruturam na área de administração de empresas e de recursos humanos, sendo estas conhecidas nacionalmente e internacionalmente. Dentre suas várias obras tem-se: A Administração de Recursos Humanos, Introdução à Teoria geral da Administração, Gestão de Vendas e Gestão Financeiras.

2. Dados sobre a obra:

Introdução

O capítulo primeiro da obra de Chiavenato tem como título Introdução à Moderna Gestão de Pessoas, e seu objetivo é introduzir a importância da gestão de pessoas nas organizações. Ao longo do capítulo é apresentado o conceito de gestão de pessoas; os objetivos de gestão de pessoas; os processos da gestão de pessoas estrutura do órgão de gestão de pessoas; gestão de pessoas como função na linha e função de staff. Chiavenato (2000, p.8), cita, que os objetivos da gestão de pessoas constituem o principal ativo da organização. Surgindo a necessidade de tornar as organizações mais conscientes com seus funcionários, pois sem eles o meio organizacional não flui.

Resumo

O capítulo inicia-se trazendo o caso da companhia Brasil Cosmopolita, onde sua diretora Márcia Guerreiro tinha por obstáculo mudar o Departamento de Recurso Humanos (DRH), que era tradicional, basicamente tinha por objetivo mexer com burocracias tais como controle de ponto, assistência médica, refeitórios, medidas disciplinares, segurança industrial e entre outros, onde possa ter um componente estratégico para a empresa. Conforme a empresa foi entendendo a real necessidade de se criar um processo de gestão e atualização de dados, buscou a opinião de seus colaboradores e constatou que necessitaria terceirizar estas atividades, visando uma melhora na qualidade e um menor custo.

O objetivo da moderna gestão de pessoas é ter uma forma mais flexível e concentrada nas tratativas relacionadas ao departamento pessoal, concentrando as tomadas de decisões, para que elas sejam duradouras e interdependente. Trazendo para as empresas mais facilidade em tomadas de decisões buscando aperfeiçoar os seus processos. A divisão de coordenação das estruturas do departamento é essencial para que os processos se alinhem e acorram de forma adequada, para que não ocorra falhas nos processos e não afetam os demais.

Segundo Chiavenato, as organizações são como seres vivos, pois sem as pessoas uma empresa não pode ser constituída. O autor associa que dentro da gestão de pessoas uma organização só tem sucesso a partir do momento que seus colaboradores estão tendo sucesso, pois são os elementos básicos do sucesso empresarial. A partir disso, os colaboradores passam a ser um diferencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com