TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO "O MONGE E O EXECUTIVO"

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PRÁTICA I

Tarine Silvestre da Silva Luna

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO


"O MONGE E O EXECUTIVO"

Uma história sobre a essência da liderança

2015

Tarine Silvestre da Silva Luna

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO


"O MONGE E O EXECUTIVO"

Uma história sobre a essência da liderança

                                                                    Resenha crítica apresentada ao curso de

                                                                    administração da Universidade Salgado

                                                                    de Oliveira, como parte da avaliação da

                                                                    disciplina de Prática I.

Professor: Waldemir Oliveira Nunes

2015


SUMÁRIO

Introdução ------------------------------------------------------------------- 03

Apresentação da obra ---------------------------------------------------- 03

Capítulo 1 – As Definições ---------------------------------------------- 04

Capítulo 2 – O Velho Paradigma -------------------------------------- 05

Capítulo 3 – O Modelo --------------------------------------------------- 06

Capítulo 4 – O Verbo ----------------------------------------------------- 07

Capítulo 5 – O Ambiente ------------------------------------------------- 08

Capítulo 6 – A Escolha --------------------------------------------------- 09

Capítulo 7 – A Recompensa -------------------------------------------- 10

Conclusão -------------------------------------------------------------------- 11

Análise Crítica --------------------------------------------------------------- 11

Identificação do Autor ----------------------------------------------------- 12

Referência Bibliográfica -------------------------------------------------- 12

INTRODUÇÃO

          Esse livro fala sobre a verdadeira essência de ser líder. Compara os velhos e os novos paradigmas, explica como exercer a liderança utilizando-se do poder ou da autoridade, fala sobre os modelos históricos de liderança, compara amar e liderar no sentido prático, e a recompensa de nossas escolhas.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

          O livro ilustra a liderança servidora de modo que as pessoas entendam de forma clara e agradável os princípios fundamentais de como liderar pessoas, de como os verdadeiros líderes devem agir e pensar. Ele conta a história de John Daily, um executivo de sucesso que passando por uma crise referente a relacionamento interpessoal tanto em sua casa como pai e marido, quanto como chefe, em seu local trabalho. Ele aparentava ter uma boa vida, mas nem todas as coisas são como parecem ser. Para tentar melhorar, ele segue os conselhos de sua esposa e do seu pastor, e resolve participar de um retiro num mosteiro beneditino, porém o que mais incentiva John a ir para tal lugar é a possibilidade de encontra-se com Leonard Hoffman, um homem conceituado no mundo dos negócios, que possuía uma carreira brilhante antes de abandonar tudo e se tornar um integrante do mesmo mosteiro. John participa então de um seminário sobre liderança onde o monge Simeão é o próprio Hoffman e a partir deste encontro começa toda a explanação sobre o tema.

                                                                                                                                                  03

CAPÍTULO 1 – As Definições

          O monge Simeão discute com os alunos sobre liderança, explica que é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas. São as definições básicas de um líder. Um comentário muito importante de Simeão foi: “é importante tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria de ser tratado”. Ele deixa clara a diferença entre Liderança e Poder. Liderança de acordo com a definição formulada por Simeão e pelos participantes seria: “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadas visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Ou seja, a liderança em sua base não é o poder, não é forçar as pessoas a realizarem as suas vontades, e sim a autoridade, que é a capacidade de levar as pessoas a realizarem de boa vontade o que é desejado. A autoridade, diferente do poder, não tem preço nem pode ser dada ou tomada, pois a autoridade está ligada ao caráter que a pessoa demonstra e é percebida por outras pessoas. Liderança é executar as tarefas enquanto se constrói relacionamentos, que sejam frutos de relações saudáveis. Para que um negócio dê certo é necessário a confiança entre donos, executivos, funcionários, fornecedores e clientes. Pensamentos e emoções, ações e responsabilidades caminham juntas quando se busca uma maior qualidade nas relações.

04

CAPÍTULO 2 – O Velho Paradigma

          A discussão entre os participantes, inicialmente, fala sobre a importância de sermos bons ouvintes, e fica como reflexão que interromper as pessoas quando estão falando, pode demonstrar uma falta de interesse e desvalorização da opinião do outro. Em seguida, Simeão fala sobre paradigmas, que são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente, mas podem também ser perigosos se tomarmos como verdade absoluta sem aceitarmos possibilidades de mudanças. Para tanto, Simeão demonstra no estilo piramidal de administração, concebido como um velho paradigma, que precisa ser modificado para a melhoria dos processos de liderança, pois quem está sempre no topo da pirâmide é o chefe, e isso está errado. Os empregados são as pessoas mais próximas do cliente. Consequentemente no novo paradigma quem está no topo da pirâmide são os trabalhadores. Pois são eles que fazem manter um negócio, uma empresa, mantendo os clientes fieis com um bom atendimento. Agora pode ser citada a frase dita por Simeão: para liderar você deve servir, dar suporte para que os liderados façam o melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (304.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com