TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro: O Monge e o Executivo

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

Nome: _____________________________________________

Curso: ________________                 Data: ___/___/_______

1 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

HUNTER, J., A.  O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. 1° Ed. Editora Sextante, Rio de Janeiro: 2004.  144 páginas.

2 - APRESENTAÇÃO DO(A) AUTOR(A) DA OBRA

James C. Hunter nasceu em 1955 na cidade de Detroit nos Estados Unidos. Não há relatos sobre a sua formação acadêmica. Atualmente, é palestrante, professor e escritor. Consultor-Chefe há 20 anos da J. D. Hunter Associados, uma compania de consultoria e treinamento. O autor teve sujcesso de vendas e público, em seu livro o Monge e o Executivo, é considerado um dos melhores livros da literatura de negócios dos últimos anos.  Com os seus ensinamentos, tem criado uma nova cultura do que é verdadeiramente Liderança com a importância da espiritualidade e da humanização. Hunter é muito solicitado como palestrante na área de Liderança.

As suas principais obras são:

  • Como se tornar um líder servidor – princípios de liderança de O Monge e o Executivo.
  • O Monge e o Executivo: história sobre a essência da liderança.
  • La Clave de Paradoja

Além das obras, o autor apresenta dezenas de podcasts tratando de assuntos sobre a liderança e experiências da sua vida.

  1. 3 - RESUMO DA OBRA

O livro O Monge e o Executivo é formado por sete capítulos seguintes:

  • As Definições; o Velho Paradigma; O Modelo; O Verbo; O Ambiente; A Escolha; A Recompensa

O livro inicia contando a história de John Daily, um executivo rico, técnico voluntário do time de beisebol, casado com Rachel e pai de dois filhos. Desde o ínicio da sua vida, John tinha sonhos que dizia para procurar Simeão e ouvir as suas palavras, porém não compreendia o motivo daqueles sonhos.

Após um tempo, John começa a ter problemas na fábrica que trabalha, reclamações da sua esposa e a insubordinação dos seus filhos. A esposa Rachel recomenda pedir ajuda ao um pastor. Quando John encontrou o pastor, ele recomendou John participar do retiro num pequeno mosteiro. Uma das coisas que despertou se interesse foi conhecer Len Hoffman que era um dos frades do local. Ao chegar foi recepcionado pelo Pastor Peter, e ao perguntar pela programação, descobriu que Len Hoffman seria o responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: Simeão.

Neste trabalho será abordado o resumo dos ensinamentos de cada capítulo:

Capítulo 1: As Definições.

Neste capítulo, o autor retrata acerca do personagem chamado Simeão. É apresentado algumas informações sobre e ele e o modo como conheceu o personagem central da história. Posteriormente, Simeão inicia o seminário de liderança no monsteiro.

Em um momento do seminário, Simeão diz para que não tem todas as respostas, mas que juntos poderiam descobrir cada resposta que queriam.

Uma das respostas que queriam descobrir é a frase que mais me chamou atenção do livro: a importância de tratar os outros como gostaria de ser tratado.

  • A importância de saber ouvir os outros; a importância de desenvolver bons relacionamentos com o próximo; a importância de confiar nas pessoas.

Simeão continua discutindo informações para retratar sobre a liderança. Por exemplo:

  • O papel do líder é muito exigente; quando reunir duas ou mais pessoas é importante exercer a liderança; gerenciamos as coisas e lideramos as pessoas; a diferença entre poder e autoridade. O primeiro é forçar alguém fazer a sua vontade. O segundo é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade.

Capítulo 2: O Velho Paradigma

Neste capítulo é abordado a importância de identificar os seus paradigmas e como mudá-los para conseguir ter uma transformação na sua vida e começar a desenvolver um papel de líder.

Uma frase muito marcante do livro é: Se não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.

Então inicia-se com a definição de paradigma o qual são padrões comportamentais ou de visão, modelos ou mapas.

O líder diz sobre a importância de ultrapassar os nossos padrões e como isso pode ajudar a rever e desafiar os nossos velhos paradigmas. Se continuarmos com os mesmos padrões ficaríamos paralisados enquanto o mundo evolui.

O autor enfatiza que o progresso é importante para ultrapassar os velhos padrões desde que seja contínuo e tenha uma fundamentação, ou seja, que não ocorra alguma procrastinação.

É feito um resumo sobre o próximo passo para se tornar líder é a autorrealização, onde as encontram a excelência de um novo e mais fundamentado paradigma.

Por fim, mostra-se que o líder possui a responsabiidade de incentivação às pessoasao redor dela e dar condições fundamentas para elas se tornarem o melhor que podem ser e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Capítulo 3: O Modelo

O capítulo inicia-se com uma lição valiosa sobre a liderança. Os grandes líderes foram grandes servos. Uma das afirmações mais marcantes deste capítulo é o ensinamento de Simeão que diz: quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve primeiro seguir Jesus Cristo.

Jesus Cristo foi um dos maiores líderes desse mundo para Simeão. O personagem relata que Jesus nunca usou poder mesmo com toda influência que ele tinha. Nenhum dos seus seguidores foram forçados a seguir ele em suas missões e aceitar todos os seus ensinamentos.

Nesta parte, chegou-se à conclusão que é importante a opinião contrária. Esta nos ajuda a atingir o equilíbrio e olhar as coisas com uma outra visão. As coisas nem sempre são como parece ser e que sempre devemos olhar as coisas sem julgar de acordo com os nossos paradigmas.

Simeão relata uma lição muito importante para que tenha bons relacionamentos com as pessoas: não falar negativamente a respeito de quem não está presente.

Por último, diz-que as intenções somadas com ações produz vontade, pois a liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar as nossas intenções com nossas ações e escolher o nosso comportamento.

Capítulo 4: O Verbo

Neste capítulo descreve alguns amores incondicionais baseados no comportamento com os outros, comumente conhecido como Ágape. O personagem cita os pontos chaves para se alcançar esse amor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com