TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO SONHO GRANDE

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

ADIMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO

YASMIN DE OLIVEIRA FIGUEIREDO        

MATRÍCULA: 201810031

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO SONHO GRANDE

RIO DE JANEIRO

2020

YASMIN DE OLIVEIRA FIGUEIREDO - 201810031

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO SONHO GRANDE

Trabalho apresentado a

disciplina de Comércio Exterior

Faculdades Integradas Simonsen.

Orientador: Francisco José

RIO DE JANEIRO

2020

O livro sonho grande começa contando a história do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann e dos seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, que em menos de 40 anos criou um grande império milionário e comprou marcas mundialmente conhecidas, são elas: Heinz, Burger King e Budweiser. O trio também criou o Banco Garantia e comprou as lojas Americanas, comprou a cervejaria Brahma, que logo depois se tornou a maior cervejaria do mundo que é a AB InBev, criou a Fundação Estudar, Fundou também a GP Investimentos e a 3G Capital, além de outros grandes feitos.

A autora do livro por diversas vezes tentou entrevista o trio de ouro do empreendedorismo brasileiro, mesmo persistindo acabou não conseguindo, e então com muita pesquisa e dedicação criou o livro Sonho Grande. Ela entrevistou mais de 100 pessoas e uma delas foi Warren Buffet, que elogiou o amigo e sócio.

Desde o momento em que Paulo Lemann fundou seu primeiro negócio, o lema dele era contratar os famosos PSDs (Poor, pobre; Smart, inteligente; e Desire to get rich, desejo de enriquecer). As pessoas que eram contratadas eram preparadas para fazer o negócio acontecer. Os profissionais tinham o perfil buscado pelo trio de ouro, e era o perfil de jovens inteligentes e ambiciosos. O trabalho em primeiro lugar era bem valorizado pelo trio empreendedor.  

O banco garantia, adquirido no início como uma corretora de valores Garantia, foi comprado por Jorge Paulo Lemann na década de 1970 e depois acabou virando um banco, era um investimento que sempre valorizou profissionais Workagolics, que são pessoas que trabalham o dia inteiro. No banco Garantia, aqueles que sobreviviam eram sempre as pessoas que deixavam suas vidas pessoal de lado, para adquirir uma carreira de sucesso e um altíssimo crescimento. As duas grandes características do Banco Garantia para conseguir maiores talentos eram a meritocracia e o sistema de partnership, através da meritocracia todos cresciam e acabavam sendo promovidos de acordo com a sua contribuição na empresa, além de ganhar bônus que era bem altos. Já no sistema partnership significava que os melhores dos melhores tinha a opção de se tornar sócio da empresa. Para aquela época a prática de tal coisa era incomum no Brasil, mas Jorge Paulo Lemann, que estudou em Harvard, acabou entendendo que esse era um ótimo modelo para que a empresa começasse a evoluir.

Lemann sempre soube que quando alguém se sente o dono do negócio, a pessoa se torna totalmente motivada e comprometida, Lemann achava que recrutar pessoas certas era crucial para criar uma empresa grande, e ele sabia que não podia fazer isso, por isso ele tinha seus sócios, outros lemas dos empresários era treinar e manter excelentes resultados na empresa. Os diplomas e certificado nem sempre eram exigidos, basta a empresa conseguir treinar os funcionários e eles gerarem resultados.

A muito tempo atrás o banco Garantia, e o trio implacável dos empreendedores utilizavam o sistema 20-70-10, que foi adotado por Jack Welch, que era CEO da General Eletronic. O sistema funcionava da seguinte forma: todo ano a empresa concedia prêmios para os  20% melhores profissionais, 70% continuavam trabalhando e 10% piores eram demitidos, isso acabava fazendo com que os profissionais trabalhassem melhor,  e conseguia adquirir segurança, e aqueles que estavam indo mal se esforçasse mais para chegar em um nível alto. O banco era comandados pelos melhores e mais fortes líderes, e pessoas que sonhava grande, sabiam correr riscos e agir nos momentos certos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com