TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  2.702 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÍTICA

Título: IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

DE CARVALHO, Marly Monteiro; JUNIOR, Roque Rabechini. Perfil das competências em equipes de projetos. RAE eletrônica, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2003.

Claudia Regina Franceschetto

DE CARVALHO,  Marly Monteiro; JUNIOR, Roque Rabechini . Perfil das competências em equipes de projetos. RAE eletrônica. ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2003. 17 p. v.2.

Esta obra é de autoria de Roque Rabechini Junior, Engenheiro de Produção, Mestre em Administração pela FEA/USP. Doutorando pela Escola Politécnica da USP. E-mail: roquejr@usp.br. O autor tem interesses de pesquisa, Gerenciamento de Projetos. A segunda autora é Marly Monteiro de Carvalho, Professora Doutora da Escola Politécnica da USP. E-mail: marlymc@usp.br. Tem como interesses de pesquisa: Estratégia, Gestão de Projeto e Gestão da Qualidade.

Os autores destacam que para empresas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competência na formação da equipe é fundamental, por isso, o gerenciamento de projeto, é importante para a organização. É um trabalho eficaz, com baixo custo e com objetivos determinados. A importância dos projetos tem crescido ultimamente, o qual pode ser percebido pelo aumento de empresas, que adotam esta metodologia de gerenciamento. Na minha opinião, se a empresa busca inovar nos seus serviços é de extrema importância a realização de projetos, pois com ele é possível avaliar como está sendo aceito no mercado o desenvolvimento de trabalho da organização, aumentando sua vantagem competitiva perante os demais concorrentes.

De Carvalho e Junior, destacam ainda, que no novo cenário competitivo em que as mudanças tecnológicas estão em ritmo acelerado, as empresas precisam estar atentas e aprender a competir e gerar conhecimentos, para dar respostas eficazes e rápidas. Por isso a importância dos projetos, pois existem preocupações estratégicas de negócio nas empresas. Sendo que, para conseguir resultados cada vez mais significativos, é preciso investir no desenvolvimentos e competências do indivíduo e da organização. Ao definir elaborar um projeto, objetiva-se o alcance de um requisito especifico, que inclui custos, tempo e recursos, sendo assim todo projeto tem começo, meio e fim bem determinados. Sendo assim, ressalto, a importância de uma equipe preparada, comprometida com competências para que o resultado torna-se eficaz, pois uma equipe preparada torna o trabalho mais rentável, com objetivos claros e precisos, trazer resultados positivo para a organização.

No entanto, os autores destacam ainda, que o desenvolvimento das competências relacionadas ao projeto se faz importante e administrá-las se torna essencial para seu sucesso. Eles destacam, que são considerados três elementos importantes para competência essencial, sendo eles: o valor percebido pelo cliente, ou seja, habilidades que a empresa oferece ao cliente; A diferenciação frente aos concorrentes, a diferenciação única perante seus concorrentes; E a capacidade de expansão, a possibilidade de gerar novos produtos, com uma diferenciação competitiva. Ao observar o cenário das empresas, penso que está cada vez mais acirrada a concorrência em determinados ramos de atuação e que os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso, as empresas precisam ter inovação nos seus produtos e serviços, precisam desenvolver uma vantagem competitiva para atrair a atenção da sua clientela e dificultar a entrada de novos concorrentes.

De Carvalho e Junior, acreditam que competência essencial é uma fonte de vantagem competitiva para as empresas, no qual existem três diferentes níveis. O primeiro se refere a aquisição, desenvolvimento de habilidades ou tecnologias, o segundo visa resumir suas competências sendo que no terceiro, o objetivo é maximizar parte do produto essencial dentro da organização. No entanto existem as competências do indivíduo, que divide-se em três eixos: pessoal, formação educacional e a experiência profissional.  Sendo assim, observa-se que as competências são características que dão desempenho superior a um projeto.

Os autores ressaltam que é importante, no gerenciamento de projetos destacar três tipos de competências; as individuais, que são as competências e habilidades pessoal para solucionar problemas; as de equipe, é a aptidão para resolver problemas em conjunto; e, as da empresa, que é estrutura, o espaço que a organização disponibiliza para a realização do trabalho tanto individual como em equipes.

De Carvalho e Junior, destacam ainda que para gerenciar uma equipe de projeto, requer habilidade e competência. As equipes de projetos, geralmente são pessoas dinâmicas, e seus membros estão em constante mudança. Para se obter o grupo motivado o gestor precisa estar nesta direção.  Eles observam que para se obter bons resultados é necessário a elaboração de reuniões produtivas, com espaço apropriado para a realização do projeto divulgando os resultados do trabalho realizado, reconhecendo seus esforços. Neste sentido o desenvolvimento de equipes se faz necessário é um processo contínuo de gerenciamento, observando seu desempenho ao longo do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com