TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO A MENINA DO VALE: COMO O EMPREENDEDORISMO PODE MUDAR SUA VIDA

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 12

RESENHA DO LIVRO A MENINA DO VALE: COMO O EMPREENDEDORISMO PODE MUDAR SUA VIDA

                                                                        Dayane Silva Carvalho[1]

PESCE, B.;. A menina do vale: como o empreendedorismo pode mudar sua vida. 1ed. 2012. 84 p. Disponível em:< http://www.ameninadovale.com/volume1/> Acessado em:11 mar 2016.

Credenciais da autora

        Nascida e criada em São Paulo, Bel estudou em Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Após se formar, decidiu viver no Vale do Silício, Califórnia, onde se respira empreendedorismo. Chagando no destino que pretendia viver, liderou três times de engenheiros na companhia americana Ooyala e mais recentemente se juntou ao time fundador da Lemon. Em 2013, voltou a viver no Brasil. Bel é uma grande defensora de que todos os sonhos são atingíveis e de que a força está dentro de cada um de nós.  Bel recebeu diversos prêmios no MIT, na Microsoft e na Google, foi finalista de uma série de competições de planos de negócios e é uma Sandboxer e TED Fellow, dentre muitos outros reconhecimentos. Em Maio de 2012, Bel lançou um livro sobre como o empreendedorismo pode mudar vidas, A Menina do Vale, que agora já conta com mais de 2 milhões de downloads.

Resumo da obra

        A historia do livro a Menina do Vale da autora Bel Pesce é muito produtiva, com  suas experiências de vida e aprendizado no Vale do Silício, vivendo em uma grande jornada empreendedora. Compartilhando suas experiências com diversas pessoas e motivando cada uma delas, para nunca desistir de seus sonhos, com relação a sua preparação para o mercado. Este livro é dividido em 18 capítulos, trazendo consigo o sucesso de grandes empreendedores que começaram do zero e hoje deram a volta por cima, mostrando-o que são capazes de ir muito alem do que imaginam, pois seus sonhos persistiam de forma constante e motivadores, tornando possível empreender quando se tem humildade para aprender e confiança em si mesmo para se ir além.  Durante os últimos quatro anos, a autora mergulhou com tudo no mercado de  startups[2], diz o quanto  é fantástico aprender com cada projeto, com cada equipe, com cada sócio.  Já no primeiro capítulo do livro “Não se preocupe com a sua idade”, fala sobre a idade como interessante crença que criam sobre ser jovem e imaturo e se você é adulto, então já é muito tarde para se aventurar, no entanto, não acredite nessas generalizações. Na vida, encontraremos pessoas que tentarão usar vários argumentos para nos desencorajar.

        A autora comenta que o importante é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar as vidas das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem.  A autora também apresenta algumas pessoas que foram e são inspiração para o crescimento do empreendedorismo, como o Ray Croc , Ray Croc, um vendedor de mais de 50 anos de idade, Nessa época, ele vendia multimixers, onde um restaurante em San Bernadino,na Califórnia, encomendou 8 multimixers. Onde Ray decidiu visitar o restaurante e ver as operações com os seus próprios olhos, que ao chegar no estabelecimento viu a simplicidade do local, os pedidos eram feitos de dentro do carro e em questões de minutos recebiam a comida, o nome do restaurante era McDonald’s , depois de algumas propostas aos irmãos para ampliação daqueles estabelecimento, foi aceita, chegando a se encarregar para a expansão e tornando hoje uma das maiores redes de restaurantes do mundo de  fast-food, como também teve outros empresários como Roberto Marinho como presidente e fundador da Rede Globo, uma das maiores redes de TV do mundo e entre outros.

        No entanto, o trade empreendedor requer que você seja uma pessoa autoconfiante em si mesma e que busque sempre alcançar seus objetivos e sonhos, ate mesmo aqueles que se diz impossível, onde nada é impossível quando se tem força de vontade no que  realmente se quer, pois nem a idade a influencia na sua capacidade de pensar , criar e ir além do irrealizável, pois basta querer transformar seus sonhos em realidade.

        No segundo capitulo, “Descubra quem te inspira e por que”, descreve que ao longo da sua vida, ter a quem admirar, ajuda a se manter focado nas conquistas que realmente importam, mostrando horizontes muito amplos e fazendo com que você não limite as suas ambições. Tendo como foco importante para suas inspirações, algumas pessoas na qual a autora admira e leva consigo todo seu aprendizado, como o Steve Jobs, fundador da Apple, ele acreditava que coisas impossíveis eram possíveis e que no final, o impossível tornava-se possível. O Ayrton Senna o melhor piloto que poderia ser e o quanto trabalhou para isso.  Mais um exemplo admirável para a autora é o Sílvio Santos, empresário e apresentador. Para Bel Pesce, estas pessoas ajudaram a ver que pode e deve sonhar alto. E que ao entender a admiração nelas, acaba conhecendo-se muito melhor e entendendo o que realmente importa para ela. Em seguida, o capitulo “Leituras que valem à pena”, relata que construir uma empresa é como andar em uma montanha-russa: há muitos altos e baixos. Ter uma estrutura que o oriente e chame a atenção para as coisas certas pode ser extremamente valioso. O Startup, da Jessica Livingston  é uma coleção de entrevistas com empreendedores. Onde muitas empresas foram fundadas com um produto em mente que era completamente diferente do produto que acabou sendo construído, sendo bem similar com o Startup Brasil, do Pedro Melo que teve empreendedores de vários setores, não apenas empreendedores da área de tecnologia,  por exemplo, O Boticário, Buscapé, Turma da Mônica, Flytour, Cacau Show, Arizona, Agência Click, AGB Logística, Locaweb e Gran Sapore. O Four Steps To The Epiphany, criado por  Steve Blank onde explica o “desenvolvimento de clientes”, tal como a descoberta do clientes, validação do clientes, criação de clientes e a construção da empresa . com a Startup Enxuta (Lean Startup), de Eric Reis onde oferece uma metodologia para desenvolver o seu produto e evitar criar algo que ninguém quer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (751.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com