TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESOLUÇÃO - ECONOMIA

Por:   •  13/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

3)  (F)

      (F)

      (V)

      (V)

4. A) Um deslocamento da CPP “para fora” indica um aumento da capacidade produtiva da economia: pode-se agora produzir mais (de A ou de B, ou de ambos os bens) do que em qualquer ponto da CPP. Isso representa uma situação de crescimento econômico, decorrente de uma maior disponibilidade de fatores produtivos (há mais máquinas e fábricas, por exemplo), e/ou de inovações tecnológicas que permitem produzir mais com a mesma quantidade de fatores de produção.

B) Conclui-se que em qualquer ponto do eixo X, haverá um aumento de produção em relação ao eixo Y, tendo assim, uma indiferença entre os pontos.

5) Afirmações positivas referem-se a proposições objetivas que pressupõem a capacidade de se observar e mensurar o que se afirma, e não contém juízos de valor. Já as afirmações normativas, referem-se ao que deveria ser, contendo juízos de valor, sendo assim, subjetivos.

Exemplo afirmação positiva: é a constatação de que quando o preço de um serviço aumenta, a tendência é que se procure menos por esse serviço. E a previsão, então, é que se houver um aumento desse preço futuramente esse serviço será menos procurado.

Exemplo de afirmação normativa: O Banco Central deveria reduzir a quantidade de moeda emitida. Neste caso, envolve questões como valores, ética e política.

6) As externalidades (ou efeitos sobre  o exterior) são atividades que envolvem a imposição involuntária de custos ou de benefícios, isto é, que têm efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que estes tenham oportunidade de o impedir e sem que tenham a obrigação de  pagar ou o direito de ser indenizados.

Exemplo de externalidade negativa: uma fábrica que polui o ar, afetando a comunidade próxima.

Exemplo de externalidade positiva: organizações sociais e escolas e universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com