TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Tese: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

A gestão de pessoas e a responsabilidade social e ambiental são fatores fundamentais para o crescimento e a solidificação de qualquer empresa, principalmente se levarmos em consideração a ampla concorrência do mercado atual.

A gestão de pessoas é de extrema importância dentro de uma organização uma vez que está diretamente relacionada a fatores como desempenho e ambiente de trabalho, além de ser uma competência exigida pelo administrador de qualquer empresa, seja ela ou não de grande porte, possua ela ou não um setor exclusivo para lhe dar com esse importante indicador da sua empresa.

A responsabilidade social e ambiental por sua vez tem sido nos últimos anos alvo cada vez mais crescente das empresas, não apenas como foco na questão social e ambiental especificamente, mas também como forma de obtenção de lucros, uma vez que o respeito social e ambiental tem sido visto como formas de agregar valor aos produtos, através principalmente da obtenção do reconhecimento por parte do consumidor, preocupado e cada vez mais ciente dos benefícios que esse respeito pode levar ao seu meio de maneira geral.

É tendo em vista exatamente essa questão que o trabalho a seguir irá abordar uma pesquisa referente à empresa Arte Vídeo Locadora, localizada em Diamantina, Minas Gerais, visando com ela abordar na prática como essa empresa trabalha com essas questões, explorando com isso todos os processos da mesma referentes a esses temas tão importantes.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

A empresa Arte Vídeo Locadora LTDA, é uma empresa de locação de material áudio visual, games, funcionando desde o ano de 1994, no endereço Praça Largo Dom João, nº 21, bairro Largo Dom João, Diamantina-MG.

Em seus primeiros anos de funcionamento a empresa contava com fonte de renda apenas com a locação de material áudio visual dentre os quais os filmes sempre foram a sua grande fonte de renda. Com a modernização e expansão dos produtos do gênero e obtenção da liderança do mercado local, a empresa expandiu seus serviços, e atualmente conta com a locação de games, Blue Ray além de ter inserido em seu interior outras atividades, como Papelaria e Lan House.

Atualmente a empresa conta com cinco funcionários dos quais dois são também proprietários e administradores. A empresa tem como missão principal levar o entretenimento de qualidade aos seus clientes, proporcionando-lhes conforto e respeito no atendimento, contando inclusive com entrega em domicílio, existente desde 2009.

O respeito e ética são os grandes valores da empresa, dos quais todos os membros do corpo de empregados devem partilhar e utilizar dentro e fora do ambiente de trabalho, sendo referências de comportamento, se posicionando de maneira condizente com a posição e o respeito alcançado pela empresa nos quase vinte anos em que a mesma se consolidou como grande líder do mercado municipal.

Em relação à visão, a empresa se destaca pelo cuidado que tem no que se refere à inovação, investindo na constante melhoria de sua estrutura física, produtos e pessoal, que devem estar preparados para trabalhar e informar o consumidor das inovações presentes no setor. Dentre as ações que destacam essa visão inovadora e de liderança de mercado estão o pioneirismo da empresa no que se refere à entrega à domicílio, implantação do Blue Ray, jogos das mais diversas plataformas, além da expansão do modelo de negócios para Lan House e Papelaria, que além de ampliar as possibilidades de lucro para a empresa e mostra o respeito com seu cliente, uma vez que está sempre preocupada em levar a ele um serviço de qualidade.

2.2. ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

No que se refere à questão dos Recursos Humanos, o setor é composto pelos dois proprietários, um casal que foi responsável pela criação da empresa. O administrador principal, de nome Sérgio Miranda, é graduado em Administração e faz uso desse aprendizado, aplicando alguns métodos aprendidos na gerência da sua empresa. Sua esposa, Francisca Miranda, graduada em História, é responsável juntamente com o marido pelas decisões referentes à gestão de pessoal, controle financeiro e outras decisões estratégicas da empresa, mas de maneira geral ambos compõem o setor de RH da empresa e são responsáveis diretos pela avaliação, contratação e preparação dos funcionários.

O processo de recrutamento é realizado através de entrevistas, análise curricular, as indicações dos funcionários atuais também são levadas em conta no processo de contratação. Esse processo dá-se de maneira interna, sem nenhum tipo de veiculação referente à necessidade de contratação, primeiramente são solicitadas sugestões dos funcionários, como forma de obter respaldo dos mesmos referente a confiabilidade dos funcionários. Num segundo momento sendo feitas as indicações são analisados os currículos dos candidatos, mais voltada para informação, não tendo tanto peso em critério de classificação.

O critério de maior peso para a contratação é a entrevista, onde são analisados entre outras coisas a capacidade de articulação, desenvoltura e conhecimento do candidato. Como a atividade desenvolvida refere-se à filmes, seriados e games, é interessante que o candidato tenha interesse e conhecimento necessários para realização do trabalho. Caso esse conhecimento seja limitado, mas o candidato preencha os demais requisitos é dado a ele, assim que contratado, uma série de atividade e tarefas para aproximá-lo do tema, como revistas, e o material utilizado para locação, do qual o mesmo deve absorver o mais rapidamente possível, mantendo-se atualizado sempre.

Tendo passado por todos esses procedimentos é feito com o funcionário um período de testes de aproximadamente trinta dias, onde receberá todo o auxílio dos demais funcionários, sendo inclusive responsabilidade do funcionário que está saindo, auxiliá-lo (como a empresa já tem uma forma de atuação definida, só há contratações em virtudes de saídas de funcionários, como o quadro não excedendo os cinco elementos, salvo em raras exceções).

Em relação à descrição de cargos, apesar de todos os três funcionários restantes receberem a mesma remuneração, existe uma diferenciação das atividades dos mesmos, com os três responsáveis pelo revezamento de turnos no que se refere à locadora, Lan House, Papelaria e entrega de filmes. Como apenas um deles possui habilitação, o mesmo divide essa tarefa com os proprietários, que também exercem quando necessário as funções de atendimento ao cliente.

Dessa forma temos uma pequena divisão, que mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com