TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE MACROECONOMIA

Por:   •  3/10/2022  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a ação e influência de atores globais como as empresas, conglomerados e países na economia mundial. Além disso, para realizar suas análises, ela leva em consideração alguns indicadores econômicos globais como, nível de desemprego, o PNB (Produto Nacional Bruto), o PIB (Produto Interno Bruto), total de investimentos e gastos, entre outros. A Macroeconomia busca definir como as grandes decisões vão impactar na sociedade, na política de um país ou de um bloco econômico. Seu objeto de estudo serão as empresas, os países, os grupos econômicos e, desta maneira, avaliar a economia em dimensões regionais e nacionais, isso vai explicar grandes temas como o aumento/diminuição de exportação e importação, desemprego, demanda, investimentos, inflação, dentre outros.

O papel do governo é fundamental e consistiria em manter uma boa política monetária a fim de promover a estabilidade econômica. Igualmente, caberia ao governo evitar que se gaste mais recursos que o arrecadado, distribuir a riqueza de maneira a corrigir desigualdades e auxiliar as empresas a manter em marcha a economia. Dessa maneira, o Brasil possui uma macroeconomia que pode ser considerada influenciada e influenciadora, pois o cenário econômico varia bastante e no país, a mesma pode ser abordada historicamente em três etapas principais, a primeira inicia na década de 1930 a 1950, denominada de industrialização restringida, pois durante essa etapa o setor de bens e capital não era presente, ou seja, foi um momento de transição “primário executor” para a “dinâmica indústria”, isso deixa nítido a perspectiva de crescimento econômico mediante a uma influência da adição de indústrias na economia brasileira.

Na segunda etapa, que ocorreu de 1950 a 1963, foi responsável pela entrada da indústria de bens de consumo duráveis e dos bens de capital a ela acoplado, o que gerou grande presença de corporações multinacionais e uma produção de insumos básicos bem elevados por parte do Estado, além de ser responsável por criar um planejamento econômico. O que nesta etapa mostra que a macroeconomia é influenciadora para o governo. Para a terceira e última etapa que vai de 1964 a 1980 é marcado pelo , denominado, “Milagre econômico” período de maior taxa de crescimento econômico do Brasil, além disso, teve também nesse período, a implantação de setores industriais e de insumos básicos, devido a execução do segundo Plano Nacional de Desenvolvimento ( II PND ).

Estas três etapas mostram como a macroeconomia no Brasil pode ser moldada/moldadora, pois indicou a importância de um planejamento que pode ser de grande importância para a execução de planos, como no caso do II PND. No entanto, mostra também que no primeiro período devido a falta desse planejamento, apresenta um grande desequilíbrio no crescimento em virtude de problemas inflacionários e de balanços de pagamentos característico do final do ano de 1950.

Para mensurar se a macroeconomia de um país está bem ou mal, é utilizado uma série de índices como por exemplo:

• PIB - Produto Interno Bruto

• PNB - Produto Nacional Bruto

• SCN - Sistema de Cotas Nacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com