TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL X ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade - Origem da Produção: Revolução Industrial

[pic 1]

Quais foram os fatores demográficos e socioculturais que impulsionaram a RI? Como esses mesmos fatores podem influenciar a produção de bens e serviços em tempos atuais?

Ao estudarmos sobre a Revolução Industrial (RI), um momento marcado por uma série de transformações, são nítidos os fatores que fizeram despertar esse movimento, dentre eles fatores demográficos e socioculturais.

Ao se tratar de fatores demográficos, presencia-se na Inglaterra um forte êxodo rural, com o advento das máquinas e o aparecimento das indústrias. Muitas pessoas se deslocaram para as cidades e não estavam vivendo em condições muito favoráveis. Nos meados do século XIX a população urbana ultrapassou significativamente a rural.  

O período da RI foi marcado por um crescimento populacional explosivo, a população que até 1750 era de aproximadamente 760 milhões de habitantes passou para 1 bilhão em 1800. Uma grande parte das pessoas que viviam no meio rural (pequenos produtores) migra-se para as cidades, pois teriam que dar lugar para os grandes agricultores que estavam em busca da mecanização e expansão agrícola, e esses moradores expulsos do campo trabalhariam nas indústrias posteriormente.

Já em relação aos fatores socioculturais que foram impulsionadores da RI. Com o surgimento das indústrias e a expansão da população urbana, alterou-se significativamente a maneira de viver das pessoas, principalmente nos conglomerados urbanos que tinham fábricas, acarretando em um maior consumo dos habitantes. Além disso, é evidente nessa época, alterações nas formas em que os trabalhadores eram expostos as suas atividades.

Os camponeses que estavam se deslocando para as cidades para serem operários das fábricas estavam imersos em péssimas condições de trabalho e convívio social. Como consequência disso, essas pessoas trabalhavam em ambientes desconfortáveis e nocivos, salários baixíssimos e uma carga horária de trabalho abusiva.

Logo, todos esses fatores expostos acima, fizeram com que desencadeasse a RI e outros movimentos para que melhorassem as condições de vida das pessoas nas cidades, principalmente nos ambientes de trabalho (fábricas), onde se tinha muito stress e desemprego. Somente assim, seria possível deixar as áreas rurais e não sofrerem tanto com os impactos dos fatores demográficos e sociais na vida dos operários.  

Em tempos atuais, esses mesmos fatores podem influenciar a produção de bens e serviços, visto que é significativa a diminuição da mão de obra manual nas linhas de produção das indústrias. Já nas áreas rurais torna-se cada dia mais necessária a saída das pessoas para as cidades, porque existe um alto nível de substituição do homem pelas máquinas e tecnologias da indústria do agronegócio. Então hoje, tem sido um período marcado pela diminuição da participação do homem na produção.

Com isso, a regressão da mão de obra manual e a necessidade do deslocamento dos moradores das zonas rurais para as zonas urbanas leva consigo uma gama de fatores socioculturais que impactam nas vidas das pessoas. Podemos citar: mudanças na forma de viver, hábitos de consumo, desemprego, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com