TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH PROJETOS

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.616 Palavras (27 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM IV)

        


[pic 2]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIMIV)

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Orientador: ProfessoraElaine Araújo


RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar informações acerca da área de recursos humanosdo Banco Bradesco S.A. com foco nas disciplinas de suprimento de mão de obra, gerenciamento de pessoas e dinâmica das relações interpessoais. Em suprimento de mão de obra haverá uma visão sobre o processo de recrutamento e seleção da empresa; gerenciamento de pessoas abordará teorias motivacionais e como a empresa pode utilizar essas informações a fim de montar uma estratégia na área de recursos humanos para motivar seus colaboradores e, em dinâmica das relações interpessoais, será visto o papel fundamental que o líder exerce sobre os funcionários da empresa, o estilo de liderança que é adotado visando aperfeiçoar os processos de trabalho e contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores. Os dados foram conseguidos mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O Banco Bradesco S.A. está sediado na cidade de Osasco, São Paulo. Sua origem remonta ao ano de 1943, sendo que atualmente é consideradouma das maiores instituições bancárias do Brasil.

Palavras-chave: planejamento – pessoas – motivação – gestão - líderes

ABSTRACT

The objective of this work is to present information about the human resources area of BancoBradesco SA focused in the disciplines of supply of manpower , management of people and dynamics of interpersonal relationships . In supply of labor will be an insight into the process of recruitment and selection company , people management and motivational theories address how the company can use that information to build a strategy on human resources to motivate its employees and on dynamics of interpersonal relationships , will be seen the key role that the leader has on the employees of the company , the leadership style that is adopted aiming to improve work processes and contribute to the professional growth of employees . Data were obtained through literature and field research .BancoBradesco SA is headquartered in Osasco, São Paulo. Its origin dates back to the year 1943, and is currently considered one of the largest banking institutions in Brazil .

Key-words: planning - people - motivation - management - leaders


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO        

        O Banco Bradesco foi fundado em 10 de março de 1943 como um banco comercial sob o nome de "Banco Brasileiro de Descontos S.A.", na cidade de Marília, interior do estado de São Paulo.Foi fundado por Amador Aguiar, com o objetivo de ser um banco democrático, presente em todo o país, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social. Para tanto, atende a um público diversificado: imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, além do público tradicional das casas bancárias, formado por empresários e grandes proprietários de terras.

Em 1957, a matriz do Bradesco é transferida para um complexo denominado Cidade de Deus, bairro Vila Yara, na cidade de Osasco, estado de São Paulo.

Durante a década de 1960, o Bradesco investe em tecnologia, comprando computadores e maquinário de última geração para aperfeiçoar o atendimento ao cliente.

Na década de 1980, o Bradesco começa a expandir suas atividades para o estrangeiro, com agências bancárias em Nova Iorque, Caribe, e um escritório em Londres, Inglaterra. Neste período, o banco entra no mercado de previdência privada, de títulos de capitalização e de saúde. Também nesta década, o banco adquire os melhores computadores do mundo, lança o primeiro cartão magnético do país, implanta o conceito de operações em tempo real e o primeiro banco automático – o Bradesco Instantâneo Dia e Noite, no Aeroporto de Congonhas.

A década de 1990 é especial: o Bradesco se torna o 1° internet banking do Brasil e 5° do mundo.

No ano 2001, um marco histórico: o Bradesco estreia suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Assim, seus papéis passam a ser negociados em 3 moedas diferentes: real, euro e dólar.

Com mais de 44 mil pontos de atendimento, 55 milhões de clientes, sendo 24 milhões correntistas, o Bradesco é apontado como a 6° marca mais valiosa de banco do mundo em 2011, em levantamento feito pela consultoria Brand Finance em parceria com a revista inglesa The Banker (fonte: http://www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/nossa-historia.shtm Acesso em 25 nov. 2013 15h43min).

Em 2013, o Banco Bradesco completa 70 anos, sendo reconhecido como Melhor Banco Brasileiro na premiação EuromoneyAwards for Excellence, da revista Euromoney (fonte: http://www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/premios.shtm Acesso em 25 nov. 2013 15h45min).


2 - SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

2.1 - Planejamento do Recursos Humanos

O planejamento de recursos humanos deriva dos planos da organização visando satisfazer as necessidades de pessoal. Essas necessidades variam com as circunstâncias. A tomada de decisão em RH depende de a organização estar em declínio, em crescimento ou em posição estável. O primeiro passo do planejamento de Recursos Humanos é conhecer o futuro da organização. O administrador deve saber o direcionamento da empresa, seus negócios e o crescimento esperado. A partir daí verifica se o número e o tipo certo de pessoas estão disponíveis para evitar contratações desnecessárias. Paralelamente à implementação do plano estratégico são realizadas as atividades de recrutamento, treinamento e demissão de pessoas. A seguir os resultados são avaliados para determinar se as atividades de recursos humanos estão contribuindo para os planos da organização.
Planejar, recrutar selecionar pessoas é uma tarefa árdua da área onde todos os esforços devem ser concentrados para satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas, e o Banco Bradesco vem buscando o melhor do capital humano e intelectual, para isso o papel do Recursos Humanos  é o de prover pessoas que sejam capazes de satisfazer as necessidades da empresa e dar conta das demandas de trabalho dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (282.7 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com