TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROCK 50 a 80

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 11

Anos 50, o começo e as origens do rock

   Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 .Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido de música negra do sul dos EUA e o country. Porém o rock, mesmo sendo um ritmo dançante e rápido, não foi aceito por todos, afinal uma canção com fortes influências da música negra, com letras rebeldes e eletrificada foi mais do que suficiente para ser considerada do demônio pelos pais, religiosos, pelas autoridades em geral. O rock era bem popular entre jovens com poder de compra.

Ninguém sabe ao certo quem foi que deu início ao Rock and Roll, muitos dizem que foi Elvis Presley ou Bill Haley, mas historiadores apontam a música "Rocket 88", escrita por Ike Turner (marido de Tina Turner) em 1951, como a primeira gravação de rock., mesmo assim continua um mistério.

Enquanto Elvis reinava, duas tendências comportamentais dominaram a juventude roqueira: os teddy boys e os rockers ou greasers. Ambas eram formadas por jovens proletários amantes do rock’n’roll, que se encontravam em torno das Jukebox (vitrolas automáticas) em lanchonetes e pubs (bares). No caso dos teddy boys a moda era se vestir como pessoas de classe alta, com paletós engomados e compridos. Já os rockers ou greasers usavam jaquetas de couro, calças jeans e botas, passavam brilhantina e adoravam motocicletas as famosas "harleys". A associação que os jovens faziam entre rock e liberdade era cada vez maior e se tornaria ainda maior na década que estava por vir.

Enquanto o rock florescia, ocorria nos Estados Unidos os Anos Dourados para o capitalismo. Neste mundo dos sonhos que se concretizava havia pessoas com carrões, geladeiras, aspiradores, televisões, liquidificadores, e muito mais eletrodomésticos que haviam na época.

Mas não acontecia apenas isso de marcante durante a década de 50, tiveram muitos outros fatos marcantes na história mundial e nacional. Como por exemplo:

Ocorreu a primeira Copa do Mundo no Brasil em 1950.

Brasil se torna pela primeira vez campeão do mundo no futebol em 1958.

Em 1959, ocorre a Revolução Cubana

Em plena Guerra Fria é assinado o tratado de Varsóvia.

Inicia-se 2 guerras, a Guerra da Coréia (1950-1953) e a Guerra do Vietnã (1959-1964).

Em 24 de agosto de 1954, ocorre o suicídio de Getúlio Vargas.

Em 1957, o Sputinik II leva o primeiro ser vivo em orbita, uma cadela chamada Laika.  

Principais Artistas: Elvis Presley, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, entre outros pioneiros do rock. Nessa época não haviam muitas bandas que se destacavam.

No fim da década é de se perceber que o novo ritmo atraia fãs pelo ritmo dançante e divertido, porém isso muda um pouco na década seguinte. Falando parece que foi uma mudança ruim entretanto o ritmo dançante e divertido não atraia mais fãs como antes, então veio a década de 60 como os anos de ouro para o rock, graças á 4 jovens rapazes de Liverpool que veremos á seguir.

Anos 60, novos estilos e uma nova vida ao Rock

        No início dos anos 60, o rock vivia uma decadência. Elvis, ao voltar do serviço militar, já não era mais tão perigoso como antes. Sinal disso foi sua aparição no programa televisivo de Frank Sinatra, o mesmo Sinatra que havia afirmado em 1958 que o rock era a mais brutal, feia, degenerada e viciada forma de expressão que ele já tinha tido o desprazer de ouvir. Mesmo Jerry Lee Lewis, Little Richard e Chuck Berry ,rebeldes desgarrados, que faziam em suas vidas muito do que de mais insano cantavam, não era suficiente para manter o rock’n’roll e o rockabilly no topo. O rock precisava de uma nova vida e de algo diferente e que pudesse levar o rock ao auge novamente, porém isso não aconteceria no solo americano.

Até então o rock tinha seus principais nomes vindo dos Estados Unidos. Nos anos 60 houve uma significativa mudança.

A Inglaterra começava a aparecer nesse mundo do rock com as bandas The Beatles e Rolling Stones que foram influenciadas também pelas raízes o blues e o country. Em 1963, com o lançamento do primeiro disco dos Beatles, com canções como “I Want to Hold Your Hand” e “She Loves You” que terminaram aquele ano como as primeiras das paradas no Reino Unido, o rock estava novamente em ascensão.

Mas enquanto os Beatles, em sua primeira fase, entravam como rock clássico,com letras mais ingênuas e um visual bem comportado, os Rolling Stones, mesmo sem uma produção criativa muito original no começo, ganhavam destaque em função de sua postura e atitudes rebeldes contra o estabilishment.

A segunda metade dos anos 60 é caracterizada pelo avanço da contracultura dos hippies. O movimento hippie, que foi influenciado e influenciou o rock psicodélico (estilo em que predominam os sons altos da guitarra e do cantor e com temas e letras ligadas ao uso de drogas), caracterizou-se por um estilo de vida diferente que rejeitava os valores dominantes e pregava o amor livre, o uso de drogas e a liberdade total.

Durante a década de 60 houve uma rivalidade, duas bandas: The Beatles e Beach Boys. Os Beatles com músicas alegres e outras ao mesmo tempo tristes confundiram o planeta e ao mesmo tempo maravilharam. Esses sentimentos se exacerbaram do outro lado do oceano, mas de forma perigosa e desafiadora no líder dos Beach Boys, Brian Wilson. Ele não tirava da cabeça que seu objetivo de vida era fazer algo melhor do que os Beatles tinham feito. Com isso em mente, se trancou no estúdio por vários meses e com uma meta: fazer o pop perfeito. O resultado – além de uma crise nervosa em Wilson – por mais improvável que parecesse, foi Pet Sounds, um álbum tão bom e até mais belo do que o que muitas bandas haviam feito até o momento. O problema é que os ingleses responderam, imediatamente, com Sgt. Peppers e White Album. Resultado: Brian Wilson enlouqueceu de vez, desistiu do álbum que estava preparando (Smile, lançado só na década de 2000), e sumiu por muito tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com