TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

Serviços Prestados pela ARH: Suprir a empresa c/ RHs necessários (Recrutamento e seleção); Reter os R.H.S. (Turn Over); Desenvolver os R.H.S.; Integrar os R.H.S (Emprego/carreira); Assegurar a integridade física; Remunerar; Recompensar/incentivar (Aquele que faz a diferença), aquele que da o resultado final da empresa; Manter um relacionamento harmonioso (empresas/colaboradores/sindicatos); Assegurar um bom clima organizacional.

Profissionais que atuam na área de RH: Psicólogo; Assistente Social; Administrador; Direito; Pedagogia; Medicina do trabalho; Segurança do trabalho; Engenharia.

Características Desejadas ao Profissional de RH: Interesse pela natureza humana; Trabalho em equipe (divergência); Comunicação (intranet: informações que só a empresa tem); Consciência social (responsabilidade social corporativa); Capacidade de negociação (saber negociar); Postura consultiva.

Seleção de Pessoas: Processo de escolha entre os candidatos recrutados, escolha da pessoa certa p/ o lugar certo. Escolha do candidato que mais se enquadra no perfil do cargo/vaga.

Etapas: Solicitação de pessoas (RP - Requisição de pessoas); Análise dos currículos (Triagem); Entrevista inicial (RH, competência); Aplicação dos testes; Referências; Entrevista final (Setor requisitante).

Conceito de ARH: Campo do conhecimento que estuda e trata das questões relacionadas as pessoas no ambiente de trabalho. Objetivo de compreender e melhorar o principal ativo das organizações.

Pesquisa de clima organizacional: Medir problemas para resolver.

2 tipos de Turn Over: Forçado - Quando a empresa demite (mais comum); Expontâneo - Quando o colaborador pede demissão.

Vantagens do Turn Over: Novos conhecimentos na empresa, tira os colaboradores de uma zona de conforto por conta das demissões, ele se sente ameaçado.

Desvantagens do Turn Over: Custos legais, custos com demissão e perda de conhecimento.

Recrutamento: Processo de atração de candidatos para preenchimento de vagas. Informar ao mercado (ou internamente) às fontes de mão-de-obra.

Interno: Empresa - Externo: Mercado

Fontes de Recrutamento: Empresa, mercado, sindicatos, outras empresas, agências de empregos, órgãos de classe (OAB, CREA, CRR), internet.

Técnicas: Anúncios, cartazes dentro de empresa, da faculdade, sites de relacionamentos e revistas especializadas.

Vantagem do recrutamento interno: Pessoa já conhecida pelos colaboradores, estímulo da promoção e se torna mais rápido e barato.

Desvantagem do recrutamento interno: Vaga em aberto (fica um buraco em outro setor), sem novos conhecimentos.

Vantagem do recrutamento externo: Novos conhecimentos

Desvantagem do recrutamento externo: Você ainda não conhece o colaborador, desestimula os outros funcionários ao verem que houve uma nova contratação, ao invés de uma promoção se torna mais lento o processo de adaptação e o custo é maior.

Seleção: Escolha do candidato que mais se enquadra no perfil do cargo/vaga.

Etapas: Triagem dos currículos; Entrevista inicial (RH): onde será avaliado todo comportamento do candidato; Aplicações dos testes (Teste de conhecimento, escrito ou prático (técnico); Testes psicológicos (Comportamental); Testes de Q.I.; Testes de aptidão: Números, atendimentos (em qual área a pessoa se adequa); Teste grafológico (Verifica a personalidade através da escrita. Só pode ser aplicado pelo psicólogo); Teste situacional: Dinâmica de grupo, jogos de negócios; Referências: Carta, SPC quando for uma instituição financeira, facebook; Entrevista final com setor requisitante: Entrevista totalmente técnica.

Turn Over: Rotatividade (Como se calcula). Nº de desligamento sobre nº de funcionários. O número de desligamento não pode passar de 10% ao ano.

Know-How: Conhecimento

Coaching: Treinamento/treinador. Feito pelo gestor.

Benchmarking: Multiplicar boas práticas para outros setores.

Head Count: Significa nº de funcionários (contagem de cabeça)

Headhunter: Caçador de talentos, que busca profissionais no mercado. Utilizado na área executiva, nível inicial, diretores, gestores.

Paradigma: Modelo ou padrão com o qual empresas querem romper.

Background: Conhecimento ou experiência prévios.

Turn Over: Rotatividade. Usado para medir a entrada e saída de funcionários.

Coaching: Treinador que orienta pessoas para atingir objetivos profissionais.

Empoderar: Dar mais poder e voz, delegar autoridade e responsabilidade.

Desligar: Palavra usada pelo RH para amenizar o peso do termo “demitir”.

Feedback: Retorno ou resposta

Competências: Termo “bonito” usado para falar de habilidades e talentos.

Otimizar: Oportunidade de aproveitar recursos e processos.

Sinergia: Integração, cooperação entre áreas para um fim comum.

Follow up: Fazer o acompanhamento ou ir atrás de uma resposta.

Colaborador: Funcionário ou empregado.

Assessment: Avaliação usada para medir as habilidades e potencias.

Cultura organizacional: Filosofia, práticas, missão e valores da empresa.

Treinamento: Está ligado a operação (específico/curto prazo)

Treinamento: -Quando o funcionário é admitido;          -Quando são comprados novos equipamentos;             -Quando há desperdício de matéria (inspetores, energia elétrica, verificar se as salas estão vazias);        -Quando há retrabalho; -Quando a empresa implanta de uma nova tecnologia; -Quando a empresa implanta um novo modelo de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com