TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  2.648 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

                                       

[pic 2]

ATIVIDADE

  1. O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique

 R: São locais onde podem incidir o recrutamento, ou seja, onde o recrutador pode divulgar as oportunidades de emprego. É o mercado de recursos humanos. A escolha de fonte de recrutamento é uma questão de decisão, uma vez que envolve investimento, dispêndio financeiro e de tempo. A escolha de uma fonte apropriada de recrutamento permite agilidade no processo. Dentre as fontes destacam-se:

  • Recrutamento em universidades;
  • Recrutamento em outras empresas;
  • Recrutamento em congresso, seminários e conferências;
  • Recrutamento em agências de emprego de recolocação ou de bead Hunter;
  • Em sindicatos ou associações;
  • Via internet;
  • Por apresentação espontânea;
  • Em banco de dados da empresa;
  • Indicações de parentes, colegas, colaboradores e fornecedores.

Cada fonte de recrutamento tem um custo financeiro especifico e um tempo de retorno de resposta necessário. É preciso que o administrador decida pelas melhores alternativas para que o processo não se torne inviável.

  1. Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia;

 R: Bem, pelo recrutamento interno se tem a vantagem de estimular os colaboradores, fazendo com que cada um dê o melhor de si para que possa ser promovido. Porem a empresa correrá o risco de deixar de contratar novos talentos, com melhores conhecimentos. Já, se optar pelo recrutamento externo, a empresa poderá trazer para seu meio, pessoas com novos conhecimentos, outras culturas e visão de mundo, mas deixará de dar a oportunidade á alguém que já faz parte da empresa. Então o administrador de pessoas deve atentar-se para as variáveis que influenciam a sua decisão, as internas e externas.

  1. Na aula 04 é abordada e apresentada essa questão: como atrair e reter talentos? A partir do exposto na aula, faça um feedback do que o autor propõe, e dê sua visão sobre o assunto

 R:Bem para atrair e reter talentos, basta que se desenvolva uma estrutura de administração de recursos humanos e crie políticas de recrutamento e seleção de pessoas estratégica.

 Recompensar as habilidades e competências de cada um no grupo, estimular e desenvolver mudanças contínuas para que se acompanhe as tendências e desafios do mercado. Orientar cada colaborador pra que alcance os resultados. Saber orientar e incentivar, corrigindo na hora e momento certo.

 Elogiar, isso tudo e muito mais pode sim ser atrativo e reter os colaboradores por muito tempo na organização.

Pois hoje em dia como se exige tanto dos colaboradores, é de bom grado que e organização também recompense as suas exigências. Sem contar que o colaborador quando incentivado, ou quando sabe dos seus benefícios perante a organização, produz muito melhor, faz muito melhor.

Pois não quer perder os benefícios, por isso se esforça para fazer seu melhor e assim permanecer por muito tempo no quadro de colaboradores. 

                                         

[pic 3]

ATIVIDADE

  1. Conceitue "Seleção de Pessoal";

R: ‘A seleção é um conjunto de ações técnicas que objetivam suprir as necessidades de profissionais de uma organização. É parte de um sistema mais amplo, na maioria das empresas brasileiras, subordinado a área de recursos humanos, sempre com foco na atração dos melhores profissionais do mercado. As políticas estratégicas e o conjunto de ações, centralizados em setores específicos, descentralizados ou ainda terceirizados, objetivam encontrar e manter na empresa o pessoal de que se precisa.

  1. Qual papel dos administradores frente ao processo de seleção? Justifique;

R: O administrador precisa estabelecer metas, definir planos, negociar, oferecer e receber feedback, delegar, administrar resultado, relacionar-se bem, avaliar o potencial dos seus colaboradores e decidir pela contratação desses colaboradores. O administrador precisa desenvolver certas habilidades que são indispensáveis para conduzir esse processo. Caso contrário, corre o risco de contratar profissionais com perfil não compatível com o estabelecido e com poucas chances de sucesso.

  1. Liste e comente pelo menos 03 técnicas de Seleção; Se você já passou por uma delas, conte como foi a experiência;

R: Temos as técnicas de seleção, dentre elas estão:

Carta de apresentação: correspondência sintética fornecida ao candidato quando deixou o emprego anterior, para apresentar ao emprego pretendente.

Currículo: Documento  que descreve o histórico profissional do candidato: experiência, empregos anteriores, formação acadêmica, competências, formação técnica e assim por diante.

Dinâmica em grupo: consiste na situação de integração em  grupo de diversos candidatos, estimulada por técnicas específicas e por objetivos específicos. Requer habilidade e formação adequada para a sua realização.

Já passei por todas, e a que mais me senti confortável foi com o currículo, onde entreguei, logo fui chamada e entrevistada individualmente. Pude me expressar melhor.

  1. Caracterize entrevista de seleção; Quais os tipos? O que fazer e o que não fazer em uma entrevista? 

 R: Entrevista de seleção é o instrumento utilizado pelo selecionador ou pela chefia futura para conhecer melhor o candidato, sua postura, seu equilíbrio emocional, suas idéias, desejos, sonhos, necessidades e objetivos junto ao futuro emprego. É um instrumento valioso para a tomada de decisão. Em algumas empresas praticamente é quase uma das últimas etapas do processo de seleção. Esse instrumento requer que as pessoas que entrevistam as pessoas sejam preparadas e éticas. Requer também que a entrevista seja planejada. Para maior aproveitamento da entrevista é preciso que o entrevistador escolha adequadamente o método e tipo de entrevista. Os métodos de entrevista são específicos a cada situação e realidade organizacional. Cada método e tipo de entrevista têm as suas vantagens e desvantagens no processo. 

Não chegar atrasado, não usar roupas ou maquiagens inadequadas, não mentir ou omitir fatos .Não usar palavras de baixo nível.

Ser sincero nas respostas, tentar não ficar nervoso, expor suas qualidades e experiências .

BOM TRABALHO!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (83.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com