TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas

Alunas: Lilia Tatyany e Mayara Torres

Professor: Nilson Leão    

Disciplina: Gestão de Recursos Humanos 2

Resenha Critica

O termo competência muito se utilizado nos dias de hoje, muitos estudiosos possuem várias definições para esse termo, cada uma mais distinta que a outra. O que podemos perceber é que ao longo do tempo o mercado evoluiu, e busca a todo o momento respostas mais rápidas e eficientes.  O modelo de Taylor (1970) já alertava desde o inicio do século para a necessidade das empresas contratarem pessoas eficientes, focando na competência. No modelo Taylorista de seleção e treinamento do trabalhador, a empresas procuravam aperfeiçoar as habilidades e competência para exercer uma atividade especifica.  Ou seja, o treinamento e as habilidades só eram desenvolvidos para executar a função de um cargo especifico. Posteriormente devido as pressões sociais e o aumento da complexidade das relações de trabalho se percebeu que esse modelo é de certa forma antiquado. Hoje as empresas estão em busca de pessoas que possam desenvolver  habilidades em varias funções simultaneamente.

Das diversas definições de competência que o artigo oferece a que mais me chamou atenção foi: Um saber agir responsável e reconhecido, que implica em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico para a empresa e valor social ao individuo.

As empresas atuais buscam pessoas que possam lhe dar com situações inusitadas, que ocorrem fora da rotina diária daquele cargo, que saibam gerenciar o conflito, julgando e decidindo, tendo sinergia com os companheiros, compartilhando conhecimento e aprendendo com outros mais experientes, que assumam os riscos de suas escolhas e que conheça e entenda o negocio da organização, identificando oportunidades e alternativas.

Pudemos perceber que o modelo antigo é bem restrito, porem mais fácil de gerenciar, o segundo modelo porém é mais eficaz, pois um determinado serviço ou conjuntos de serviços não ficam sobre a responsabilidade de um pessoa, todos naquela organização estão aptos a realizar um determinado ou conjunto de serviços.

Para facilitar a compreensão, um exemplo.

Em uma renomada fabrica de bolos de Maceió, há apenas um funcionário para imprimir papeis de arroz para a decoração de bolos. Em um determinado dia o funcionário precisou assentar-se para resolver problemas pessoais e durante todo aquele dia a fabricação de bolos decorados foi suspensa, pois ninguém além dele sabia manusear a impressora de  papel de arroz. Isso gerou prejuízo porque a empresa deixou de vender e mal estar para os consumidores que deixaram de comprar por falta material.

Um exemplo pequeno que nos mostra como o trabalho não pode ficar apenas na mão de uma pessoa. E que é preciso desenvolver as habilidades de outros funcionários para executar tal tarefa. O segundo modelo por sua via é mais complicado para medir o desempenho das funções e isso pode prejudicar as organizações e os próprios colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com