TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Administração de Recursos Humanos surgiu quando as organizações e suas tarefas tornaram-se maiores e mais complexas. De acordo com Chiavenato 2007.

A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Ao fazer um levantamento inicial encontramos alguns problemas, e sugiro a implantação de um plano de melhorias envolvendo funcionários e proprietários.

A SUPERSOFT e uma empresa familiar de pequeno porte estão passando por uma crise externa e interna. A insatisfação dos funcionários, mau desempenho deles e falta de estrutura no ambiente de trabalho são alguns dos problemas.

Na primeira semana de trabalho surgiram vários problemas a serem resolvidos com certa urgência.

O pedido demissão da funcionaria Rosa trouxe a necessidade de contratação de uma substituta, que envolve a seleção e algum treinamento básico sobre a rotina da empresa e suas tarefas.

Os funcionários têm muitas dúvidas sobre seus demonstrativos de salário e a forma de cálculo.

A falta de estrutura para alguns funcionários desenvolverem suas funções, o baixo valor da refeição, a falta de refeitório e o não reconhecimento dos empregados, tem afetado muito o desempenho de todos e agravado a situação financeira de empresa.

DIAGNOSTICO

A insatisfação com o baixo valor da refeição e o fato dos funcionários não terem refeitório e por isso terem que desembolsar uma quantia diária para as refeições.

A insatisfação salarial dos funcionários, a empresa precisa rever o salário de todos os funcionários.

O excesso de trabalho acumulado tem causado estresse e dificuldade na comunicação interna, a falta de reconhecimento pessoal e profissional, funcionários sem ferramentas básicas de trabalho (mesa, telefone e computador) vem causando desmotivação e desentendimento interno entre funcionários e proprietários.

PLANO DE AÇÃO

O planejamento do RH tem a função de conciliar os objetivos da empresa edos funcionários. A empresa busca resultados e de outro lado tem os funcionários para serem atendidos em suas necessidades, dentro do contexto foi desenvolvido um plano de ação com as seguintes propostas.

Revisão de Salários:

A melhor forma de resolver a insatisfação salarial sem comprometer de imediato o financeiro da empresa e a implementação de uma política de recompensa com plano de metas, assim os funcionários receberam uma remuneração maior se aumentar o faturamento da empresa, assim podemos dar condições para que os funcionários possam desenvolver seu potencial, aempresa vai ganhar com o resultado obtido e os funcionários vão receber seu bônus.

No final do trimestre a empresa deve estar restabelecida financeiramente e daí deve rever os salários de seus funcionários, pois um vendedor não deve ter salários inferiores ao da faxineira, pois e dele a função de captar clientes para empresa.

Infra-instrutora

A empresa precisa investir no ambiente de trabalho reformando a copa e transformando num refeitório para seus funcionários.

Também deve ser providenciado ambiente propicio para secretaria desenvolver as suas funções como mesa de trabalho, telefone, computador próprio e todos os instrumentos necessários.

Assim que possível deve haver uma revisão do vale refeição fazendo um levantamento de preços nos restaurantes próximos a empresa, para os funcionários receberem pelo menos o mínimo para sua alimentação diária, ficando o refeitório como uma opção a mais e não uma necessidade.

Capacitação

A implantação novas ações de Gestão para treinar a Diretoria e os funcionários se faz necessário. Os líderes devem identificar os conflitos e solucionar de maneira rápida e justa para manter o bom andamento da empresa.

Os diretores devem melhorar o atendimento aos funcionários, estarem preparados para tirar dúvidas referentes à remuneração.

A relação entre funcionários e diretores está fragilizada e é preciso elaborar um programa para que se estabilizem.

Indicamos uma reunião uma vez a cada quinze ou trinta dias com Coffee Breack, para uma proposta de melhoria continua, visto que haverá a troca de idéias melhorando assim a comunicação e convivência diária.

Quando os funcionários percebem que podem se expressar e que serão ouvidos se sentem mais motivados e isto reflete na forma em que trabalham.

CONCLUSÃO

Vimos que a SUPERSOFT passa por vários problemas administrativos, os temas mais preocupantes e a insatisfação salarial e os conflitos entre os sócios, a empresa precisa corrigir os erros, pois já está causando prejuízos financeiros e humanos.

Os sócios precisam desenvolver meios de incentivar os funcionários. O mau desempenho dos funcionários afeta a relação da empresa com os clientes, que vem causando a perda financeira.

E imprescindível que estes fatores sejam corrigidos de imediato evitando problemas maiores.

Os empregados precisam ser constantemente incentivados e motivados. Os incentivos financeiros premiando a equipe são necessários.

Chiavenato (1999) destaca que os sistemas de recompensa além de incentivar os funcionários a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com