TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.464 Palavras (30 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 30
  1. INTRODUÇÃO


As organizações como se entende, são consideradas “organismos vivos”, que funcionam através de provimentos ou recursos materiais, máquinas e pessoas. A parte mais importante da organização pode ser considerada como: Recursos Humanos. Como as empresas atuais captam seus colaboradores criando um time voltado para os resultados favoráveis ao sucesso organizacional? São através de processos seletivos, por meios de entrevistas, provas, dinâmicas, mas, como saber que tal candidato será o melhor para aquela vaga ou irá acrescentar à empresa? Quais as estratégias utilizadas atualmente para escolher os candidatos certos para a vaga em aberto, sem que haja um dispêndio de tempo e de capital?


As empresas sabem que no mercado há muitos profissionais com os mais diversos perfis profissionais, com talentos e currículos diferentes e para atrair um profissional qualificado as organizações investem tempo e dinheiro ao realizarem um processo seletivo, para RIBEIRO (2006) “o recrutamento é um sistema de informação que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização”, partindo deste princípio de que o objetivo é atrair um candidato qualificado para o cargo, o método de chegar ao futuro candidato deverá ser escolhido pela empresa, partindo dos tradicionais (anúncios em jornais, revistas, rádio, etc.) ou métodos modernos como a utilização da internet para divulgar a oportunidade aos interessados, através de redes sociais ou criação de blogs e sites especializados no assunto.


A empresa deve levar em consideração que perfis de candidatos visa atrair e de acordo com isso escolher a forma de recrutar os futuros colaboradores. Existem duas formas de recrutamento: interno e externo. As formas de escolher os candidatos dependem também da política da empresa, saber se determinado candidato será escolhido dentro da organização e mudar de cargo ou se precisará encontrar fora da organização o candidato apto para determinado cargo.


Com a mudança constante no mercado, as empresas devem sempre inovar nos processos seletivos, os gestores de recursos humanos cada vez mais têm o desafio de escolher o candidato adequado à necessidade da organização. E com isso deve-se observar quais as estratégias utilizadas para a seleção de um candidato ao invés de outro.


A seleção de pessoal, portanto tem como objetivo, recrutar e selecionar pessoas e agregar talentos à empresa para a maximização da produção e lucratividade e que isto se dê através do uso da criatividade, inovação e adequação às novas exigências do mercado.


Portanto este trabalho visa explicar como se dão as aplicações de estratégias, para o recrutamento de pessoas e a seleção destes indivíduos atualmente.

2. O PROBLEMA

Hoje em dia dos maiores problemas na área de Recursos Humanos para a seleção de pessoal, é encontrar um candidato com o perfil ideal para assumir um determinado cargo neste contexto quais seriam as dificuldades geradas em torno destes problemas?

Porque uma organização com dois candidatos qualificados para determinada vaga, tem dificuldades na escolha?

3. JUSTIFICATIVA

Realizar um estudo nas áreas de recursos humanos para identificar e apresentar as novas estratégias utilizadas pelas organizações que atualmente possam usar para recrutar e selecionar talentos que venham agregar valor à empresa.


Por meio de pesquisas na área de RH, nota-se que a utilização de técnicas aplicadas em processos de atração de novos colaboradores são de extrema importância na escolha do candidato mais adequado para o cargo. Vendo a necessidade de materiais que apresentem as novas estratégias utilizadas pelas organizações, este trabalho foi desenvolvido focando explicitar que técnicas são mais utilizadas e mais eficazes na seleção de um candidato.


O trabalho aqui pretendido, não é somente a identificação das novas técnicas de recrutamento e seleção que surgiram ao longo do tempo, de acordo com a evolução das organizações, pretende-se com este material apresentar tanto às empresas, quanto a estudantes e aos gestores de recursos humanos, novas técnicas eficazes para atrair e selecionar verdadeiros colaboradores para dentro da organização.

 A empresa precisa de um quadro de funcionários qualificados, para poder competir no âmbito económico e empresarial.


E para que o aproveitamento seja maior e coerente das habilidades de cada integrante da empresa, os funcionários precisam estar sempre aptos e encorajados a enfrentar os desafios exigidos pelo mercado é preciso que o RH tenha um processo de seleção muito bem organizado e planejado.


O RH é responsável pelo desenvolvimento dos membros da empresa, bem como a manutenção do clima organizacional, recrutamento e seleção interno e externo, além de gerenciar a responsabilidade social da empresa buscando estudos e aplicações junto com os outros setores.

É, nesse sentido, que o presente projeto vem discutir sobre alguns importantes assuntos: as etapas dos processos de recrutamento e seleção, a importância de tais atividades para a área de Gestão de Pessoas (antigo Recursos Humanos), as tarefas desenvolvidas pelos intermediadores e profissionais devidamente capacitados, a ligação dos referidos campos com outras subáreas (treinamento, benefícios, dentre outros) de Gestão de Pessoas.

4. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Para aprofundar-se-á neste tema bastante discutido pela antiga área de Recursos Humanos (RH), hoje denominada de Gestão de Pessoas. Será feita observações na universidade University College. Abordando o processo de recrutamento e seleção, reduzindo-o à noção maior de se captar e se encontrar pessoas que atendam aos propósitos, às expectativas, aos desejos da instituição, sem desvalorizar e suplantar os interesses pessoais e profissionais do recrutado e selecionado.


Com o mercado de consumo cada vez mais estreito e íngreme, comungado, de certa maneira, com o poder de decisão da massa consumidora. A empresa precisa, cada vez mais, propor estratégias e indicar caminhos que favoreçam bons resultados, que atinjam os padrões de qualidade, que conduzam à inovação.


Hoje, organizações precisam garimpar e encontrar as pessoas certas, dentro do número prospectado, no momento apropriado. Eis, aí, um grande desafio. Por isso, faz-se necessário que se introduza, pouco a pouco, um sistema de recrutamento e seleção bastante eficaz, pronto e coligado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (377.1 Kb)   docx (174.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com