TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.272 Palavras (22 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUDO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEPARTAMENTAL EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE

UNIP - RANGEL

2014

EQUIPE

ALESSANDRA CARVALHO

FABRICIO LIMA DOS SANTOS

RUTE DIAS ROCHA

THAYS MAZUCO JORGE DE ARAUJO

YNGRIDI LAYANE LOPES DA SILVA

UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEPARTAMENTAL EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor Md. Pedro Mahfuz Junior.

UNIP - RANGEL

2014

INTRODUÇÃO

A administração é muito utilizada desde tempos remotos até os dias de hoje, vários autores define a administração de diversas maneiras.

O Ato de administrar e as necessidades para as criações das abordagens científicas tiveram origem através da Revolução Industrial devido ao forte crescimento acelerado e desorganizado das empresas.  

Todos os teóricos citados foram de suma importância para a formação da administração nas organizações, onde é seguido até hoje de forma que facilite o método de execução da força de trabalho para que haja desempenho e disciplina.

Neste trabalho buscou-se analisar analisou através de uma organização real a teoria de RH tendo como seu criador – Elton Mayo, com ênfase no bem estar dos funcionários, corrigindo a desumanização do trabalho através de métodos de Recursos Humanos libertando-se dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Científica.

Além de compreendemos o surgimento da administração, a definição mais moderna de administrar que se define em planejar, organizar, dirigir e controlar e as teorias da administração.

.  

1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sociedade Humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas. Serviços de saúde, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis, tudo depende de organizações.

As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas entre eles são: salários, abonos, lucros distribuídos, e outras formas de remuneração em retribuição por seu trabalho ou seu investimento.

Para que possa atender as expectativas de todas as partes interessadas, as organizações precisam ser bem administradas. Objetivo e recursos são os conceitos mais importantes na definição de administração e também nas organizações.

Toda organização em essência são grupos de pessoas que utilizam os recursos materiais, como espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos para obter um objetivo.

Os componentes mais importantes nas organizações são o processo de transformação e a divisão do trabalho. O processo de transformação é um conjunto de atividades interligadas, com começo, meio e fim, que utilizam recursos como o trabalho humano e os equipamentos para fornecer produtos e serviços. (Maximiniano,2011)

A divisão do trabalho é o processo onde cada grupo de pessoas realizam tarefas específicas que contribuem para a realização dos objetivos. Todas as organizações têm aproximadamente as mesmas funções, as funções mais importantes de qualquer organização são:

Operações - O objetivo da função é transformar insumos para fornecer o produto, os serviços aos clientes usuários;

Marketing - Seu objetivo é estabelecer e manter ligações entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários, abrangendo a identificação de interesses, necessidades e tendências do mercado, criação de produtos e serviços, inclusive nomes, marcas e preços, fornecimento de informações para o desenvolvimento dos produtos, desenvolvimento dos canais de distribuição, gestão dos pontos de venda, estratégia de preço no mercado, propaganda e publicidade;

Pesquisa e Desenvolvimento - Transformam as informações de marketing, as ideias originais em produtos e serviços, não só as transformações como a identificação e a introdução de novas tecnologias (matérias-primas e fórmulas) e melhoramentos nos processos produtivos para reduzir custos;

Finanças -  Cuida do dinheiro da organização, tem por objetivo a proteção e a utilização eficaz dos recursos financeiros, o que inclui a maximização do retorno dos acionistas , onde ao mesmo tempo busca manter certo grau de liquidez, para que a organização consiga cumprir seus compromissos ;

Recursos Humanos -  Tem como objetivo encontrar , atrair e manter as pessoas de que a organização necessita , tendo também como componentes outras funções , planejamento de mão de obra onde define a quantidade de pessoas necessárias para trabalhar na organização e as competências que elas devem ter, recrutamento e seleção , treinamento e desenvolvimento , avaliação de desempenho das pessoas , remuneração , higiene , saúde e segurança , registro pessoal , manutenção de arquivo e prontuários, folha de pagamento .

 Segundo Maximiniano (2011) , as organizações realizam essas funções com objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram, sendo assim para que esses objetivos sejam estabelecidos de forma eficaz e eficiente Henri Fayol (1841 -1925) pioneiro na definição das funções administrativas compreende em cinco principais processos de gestão:

Planejamento: O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro, ou seja, as decisões que procuram influenciar o futuro, ou que serão colocadas em práticas futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (534.6 Kb)   docx (851 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com