TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  6/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Para ser um profissional de RH (Recursos Humanos) é preciso ter um conjunto de atitudes e práticas bastante diferenciadas, pois cabe a ele desenvolver os processos de suprimento, aplicação, desenvolvimento, manutenção, e monitoração das pessoas. Para atuar efetivamente, precisa desenvolver novas atitudes e posturas, analisar a atuação desse profissional numa perspectiva histórica e ressaltar aspectos entre capital e trabalho.

Foi realizada a entrevista com uma profissional de RH que é a responsável pela área de RH no setor da saúde de uma empresa pública, é formada em Administração e em Comércio Exterior, tem experiências profissionais tanto em empresa privada como pública onde exercia a área administrativa de RH, e não informou o tempo de atuação em cada empresa.

A principal atividade que exerce é na área administrativa, gosta de atuar nessa área porque proporciona várias formas de resoluções de problemas e que a cada dia aprende mais. A principal dificuldade é a falta de compreensão dos funcionários em geral, mas tem como ponto forte o fácil acesso as informações devido aos programas existentes.

A política utilizada pela empresa em relação a recrutamento e seleção é a de concursos, não tem treinamento e desenvolvimento, os cargos e salários são visto como projeto de plano de carreira, tem como benefícios sociais o 13°, férias, licença- premiun, Duenio, etc. É feito uma avaliação do desempenho de cada funcionário através de pontuação; a higiene e segurança do trabalho é feita conforme os aviso preconiso (cada setor tem as normas de higiene para seguir e de acordo com as funções exercidas cada funcionário tem seus EPI); não possui banco de dado; o clima organizacional não é aplicado até o momento, a Qualidade de Vida no Trabalho é boa e tem como responsabilidade social atender a preconização do SUS.

Em relação ao que mais motiva os funcionários a entrevistada respondeu que é ter um bom relacionamento entre empresa (patrão) e empregado, e o que desmotiva são os conflitos que ocorrem. Devido a falta de tempo não soube o que dizer em relação às sugestões para a área.

CONCLUSÃO

Essa é a área considerada mais difícil de atuar porque tem que trabalhar com pessoas e resolver conflitos, para ser um profissional é preciso ter cursado qualquer tipo de curso superior. A entrevista apresenta de forma sucinta como é a rotina do trabalho, aspectos políticos e o conhecimento desse profissional em relação a área que atua. É responsável por todas as decisões a serem tomada a cerca de um assunto pertinente a RH.

A entrevista é uma forma de adquirir conhecimento, mas é muito difícil conseguir um profissional que se proponha a concede- lá, pois o tempo fica curto diante de tantas decisões importantes a ser tomada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com