TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

UNIFRAN- Cruzeiro do Sul Educacional

Núcleo de Educação á Distância

FASARC: Faculdade Santa Rita de Cássia

                 Pólo Ensino Superior de Porteirinha

DISCIPLINA: Administração de Recursos humanos II

TUTOR: Anderson Barros

ACADÊMICO: Maria Aparecida Lourenço de Souza

MATRÍCULA: 1304941

CURSO: Administração de Empresas

Portfólio apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina Administração de Recursos Humanos referente ao assunto. A importância do Recursos Humanos para as organizações. No curso superior em Graduação realizando no pólo FASARC- Porteirinha- MG na modalidade EAD.

                       Riacho dos Machados/MG 15/04/15

                                     Portfólio

                       Administração de Recursos Humanos

     A importância dos Recursos Humanos para as organizações.

     Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. Na atual sociedade contemporânea, a qual fazemos parte, competitiva ao extremo, com um fluxo cada vez mais veloz de informações e em constante processo de mudança, as organizações precisam de uma boa gestão de pessoas. Ou seja,as empresas para sobreviverem e prosperarem precisarão buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhadas aos valores da organização, orientados ao objetivo e resultado final almejado.

     Como qualquer tipo de organização ou corporação, uma empresa com uma missão, uma razão de existência. Esse objetivo funciona como um norte comportamental que canaliza todos seus esforços, desde os financeiros, tecnológicos e mercadológicos, chegando aos humanos, que não apenas estão alinhados a esse objetivo maior, mas têm como primeiro tarefa manter o foco de todas as outras áreas nessa missão. Nem a mais perfeita organização, terá sucesso, caso a mesma seja conduzida por pessoas incompetentes, quanto menos o mais competente profissional terá sucesso em uma organização carente e defeituosa.

     Para termos uma visualização do que se passa dentro das organizações e para termos clareza é necessário compreender a estrutura física e monetária da empresa, como também é primordial o entendimento das relações interpessoais. A área de Recursos Humanos visa sempre, culminando em maior nível de eficiência, eficácia e, consequentemente, lucratividade.

                     Empresa RTBA- solução de estudo de caso

     A empresa RTBA, apresenta uma deficiência organizacional que influencia diretamente em seus indicadores de qualidades. De acordo com a proposta do trabalho, a seguir serão apresentados pontos e soluções relevantes na atuação do Recursos Humanos para a evolução do quadro apresentado.

                                          Rotatividade

     Elevada rotatividade: as medições relacionadas á rotatividade indicam que nos últimos 12 meses cerca de 80% dos funcionários foram substituídos.

     Este um item de grande relevância no comportamento organizacional. Sabemos que a rotatividade está diretamente ligada a alguma deficiência na gestão da empresa. Fatores como falta de auxilio ao desenvolvimento das habilidades e ausência de Feedback, podem ser relevantes ao desestimulo do colaborador, aumentando assim o termo ver na organização. Podemos observar que funcionários com melhores desempenhos, recebem elogios, prêmios, reconhecimentos e possibilidade de promoção, enquanto, funcionários com os funcionários de piores desempenhos recebem exatamente o contrário. É de grande valia que seja realizado feedback’s constantes pontuando os pontos para melhoria e desenvolvimentos individual. Desta forma cada colaborador saberá exatamente o que de ser feito e o que se espera dele. A organização deverá desenvolver planos de treinamento, incentivos, recompensas e plano de carreira.

                        Treinamentos e Desenvolvimento

     Falta de qualificação: a empresa não investe em treinamento e desenvolvimentos dos funcionários, sendo que o indicador de treinamento indicou apenas 14 horas de qualificação in company.

     É necessário que , a partir do inicio de cada novo colaborador na empresa, seja realizada a integração para conhecimentos de normas, valores, objetivo e missão dessa organização. O treinamento deve ser levado em consideração o ambiente socioeconômico o qual a empresa se insere, as pessoas que fazem parte da organização e os papéis que estas desempenham na empresa. Feito isso, parte-se para o levantamento das necessidades, a programação dos treinamentos e por fim a análise dos resultados alcançados. É de grande importância a elaboração de um plano de desenvolvimento, desta forma é realizada a política pós-integração e treinamento, pois é a avaliação que compra se a primeira está atendendo as expectativas da empresa. O desenvolvimentos é a geração de plano de carreira, é oferecem ao colaborador a possibilidade de praticar os conceitos aprendidos na organização e em sua vida possibilitando crescimento, status e satisfação. É proporcionar ações de educação que promovam a qualidade de vida e a segurança no trabalho, orientação profissional e pessoal, autogestão de carreira para assegurar bons relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com