TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Administração – Modalidade Educação a Distância

Disciplina: Administração de Recursos Humanos I

Prof.ª Silvia Lima

Atividade Presencial – Aula 01

Nome:  Débora Segantin Bonfim Código: 20131999 Polo: RP Boa Vista 

1 – Frequentemente, as discussões sobre estratégia tendem a ressaltar resultados e objetivos quantificáveis. Assim, fatores humanos de difícil mensuração, como valores, significados e experiências, acabam ficando de fora quando chega o momento de planejar formalmente os negócios e aplicar os recursos estratégicos. Porém, as estratégias que seguem essa linha de pensamento apresentam índices consideráveis de acerto, principalmente se considerarmos o controle operacional da organização no curto prazo. Contudo, elas se mostram muito limitadas à medida que a sociedade se baseia, cada vez mais, no conhecimento. No que diz respeito à proposta de tornar o conhecimento como condição estratégica na gestão do capital humano nas organizações, por meio da implementação de ações inovadoras, como você define planejamento estratégico de Recursos Humanos?

Em suma, pode-se dizer que o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos é um orientador para os membros de uma organização, ou seja, uma ferramenta que auxilia os gestores no dia-a-dia das empresas. Em meio a tantas transformações no mundo globalizado, as mesmas necessitam de algo para ajudar as atitudes, as inovações, e o complexo comportamento humano. Com o crescimento do mercado e a necessidade da contratação de pessoal, faz-se necessário a busca de novas técnicas e métodos para entender e lidar com tantos conflitos internos e externos.

2 – Neste contexto em que vivemos tempos acelerados e de constantes mudanças, as empresas têm de acompanhar a dinâmica, as diferenças que permitem a evolução, tais como: reorientar rumos, mudar processos, modificar produtos e serviços, alterar estratégias e utilizar novas tecnologias. No meio de tanto avanço, a administração de recursos humanos (ARH) também passa por grandes mudanças, inovações e desafios. No contexto de crescente globalização dos negócios e da forte concorrência mundial, as palavras de ordem passaram a ser produtividade, qualidade e competitividade, e as pessoas deixam de ser o problema das organizações para ser a solução de seus problemas. Dessa forma, como as empresas devem tratar esse assunto?

Apesar das máquinas cada dia mais substituírem a manufatura, ainda as empresas necessitam da mão-de-obra humana. E, hoje mais do que só depende disso, como também a especialização é algo imprescindível para acompanhar a evolução do mundo globalizado. Logo, as empresas devem cada vez mais se preocupar em satisfazer a vida do funcionário de forma a segurá-lo em suas ocupações, assegurando-os dos direitos trabalhistas e dando condições físicas e psicológicas para desenvolverem suas funções. Um dos fatores que levam a rotatividade é a questão salarial, na qual os funcionários que se sentem prejudicados monetariamente falando, na primeira oportunidade em melhorar essa questão, não hesitam em mudar de emprego. Sendo assim, as organizações devem igualar suas funções de acordo com suas remunerações e benefícios.  

3 – Um sistema de informações gerenciais na área de RH é utilizado, em nível estratégico, na identificação de habilidades e competências dos empregados de uma empresa. No nível gerencial, esse sistema auxilia nas tarefas de recrutamento, seleção, contratação e remuneração. Nos procedimentos operacionais de RH, como nas rotinas dos departamentos de pessoal, esse sistema é utilizado para armazenar registros ou dados dos empregados, tais como: nome, endereço, telefone, escolaridade, função, salário, benefícios, histórico de atuação. Esse sistema também é usado para armazenar dados que atendem exigências do governo federal e estadual relacionadas à contratação de empregados e às leis trabalhistas. Além disso, é eficiente ferramenta de comunicação e disseminação do conhecimento em uma organização. Como a tecnologia da informação pode facilitar o desenvolvimento da área de recursos humanos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com